Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Eventos

8º Congresso de Combate e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo

16 e 17 de outubro de 2018 - Centro Fecomercio de Eventos SP

8º Congresso de Combate e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo

Objetivo: Debater as melhores práticas, novidades, tendências e novas tecnologias para prevenção a lavagem de dinheiro e combate ao financiamento ao terrorismo.
 
Público: Participantes de instituições financeiras, seguradoras, previdências e securitizadoras. Executivos das áreas de Prevenção a Lavagem de Dinheiro.

08h00

Credenciamento

Foyer 1º Andar

09h00

Boas-vindas

Auditório

Murilo Portugal  (Palestrante) Presidente da FEBRABANIniciou sua carreira em 1973 ao ingressar no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Foi assessor na Casa Civil, de 1981 a 1985, e chefe da Assessoria Econômica da Secretaria Geral da Presidência da República entre 1990 e 1992. No cargo, coordenou o programa federal de desregulamentação. De 1992 a 1996, foi secretário do Tesouro Nacional. Em 1996, assumiu o posto de diretor executivo do Banco Mundial. Em 1998 tornou-se Diretor Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em 2005 retornou ao Brasil para ocupar a secretaria executiva do Ministério da Fazenda onde ficou até março de 2006. Em dezembro de 2006, se tornou vice-diretor geral do FMI. Em março de 2011 deixou o posto no FMI para se tornar o 14º presidente da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. Desde 2012 também é presidente da Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF Brasil. Murilo Portugal Filho é bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, tem diploma em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Cambridge e é mestre em Economia pela Universidade de Manchester, Inglaterra.

09h15

Palestra de Abertura

Auditório

Torquato Jardim (Palestrante) Ministro da Justiça do BrasilPresidiu o Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral, também atuando como diretor de Cooperação Internacional. Professor de Direito Constitucional na Universidade de Brasília (UnB) por quase vinte anos, é pós-graduado pela Universidade de Michigan, pela Universidade de Georgetown e pelo Instituto Internacional de Direitos do Homem. Foi advogado do governo brasileiro na Comissão de Empresas Transnacionais das Nações Unidas em Nova York e em Genebra. Autor do livro “Direito Eleitoral Positivo” e de diversos outros artigos em periódicos especializados, fez conferências de direito, política e economia brasileira em centros de estudos estrangeiros em vários países.
Murilo Portugal  (Moderador) Presidente da FEBRABANIniciou sua carreira em 1973 ao ingressar no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Foi assessor na Casa Civil, de 1981 a 1985, e chefe da Assessoria Econômica da Secretaria Geral da Presidência da República entre 1990 e 1992. No cargo, coordenou o programa federal de desregulamentação. De 1992 a 1996, foi secretário do Tesouro Nacional. Em 1996, assumiu o posto de diretor executivo do Banco Mundial. Em 1998 tornou-se Diretor Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em 2005 retornou ao Brasil para ocupar a secretaria executiva do Ministério da Fazenda onde ficou até março de 2006. Em dezembro de 2006, se tornou vice-diretor geral do FMI. Em março de 2011 deixou o posto no FMI para se tornar o 14º presidente da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. Desde 2012 também é presidente da Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF Brasil. Murilo Portugal Filho é bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, tem diploma em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Cambridge e é mestre em Economia pela Universidade de Manchester, Inglaterra.

09h45

Palestra: Cooperação público/ privado para combate à lavagem de dinheiro

Auditório

Disney Rosseti (Palestrante) Superintendente da Polícia Federal em São Paulo Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Pós-graduado em Gestão de Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia e em Ciências Criminais pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília. Atuou como delegado de Polícia Civil de Minas Gerais, Delegado de Polícia Federal, Superintendente Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, Diretor da Academia Nacional de Polícia. Coordenador Geral do Centro Integrado de Inteligência Policial e Análise Estratégica e Adido Policial em Roma.
José Gomes Fernandes (Moderador) Diretor de Segurança Corporativa do Banco Bradesco

10h30

Coffee Break

Foyer 1º Andar

11h00

Painel com os Reguladores

Auditório

Alexandre Pinheiro dos Santos (Palestrante) Superintendente Geral da Comissão de Valores Mobiliários - CVM Superintendente Geral e ex-Procurador-Chefe da Comissão de Valores Mobiliários - CVM. Procurador Federal. Ex-Advogado da Bolsa do Rio. Graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF, com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas na Fundação Getulio Vargas. Professor de Direito Empresarial e do Mercado de Capitais. Autor de livros e artigos. Co-Chair do Comitê de implementação da Convenção de Genebra sobre valores mobiliários intermediados (Geneva Securities Convention). Membro do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - ENCCLA.
Antonio Carlos Ferreira de Sousa (Palestrante) Presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, bacharel em ciências econômicas, Pós-Graduado em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria, Aperfeiçoamento em Política e Estratégia. Exerceu por mais de 10 anos o cargo de Diretor de Inteligência Financeira do COAF até assumir sua atual posição. É também Conselheiro do Subsistema Nacional de Inteligência da Segurança Pública-SISP, Conselheiro (suplente) do Conselho Consultivo do Sistema Brasileiro de Inteligência- CONSISBIN, tendo exercido outras funções dentre as quais: Conselheiro do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas – CONAD, Conselheiro do conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a - Propriedade Intelectual – CNCP e Consultor de Diretoria da Caixa Econômica Federal
Carlos Alberto de Paula  (Palestrante) Diretor da Diretoria de Supervisão de Conduta - Dicon, da Superintendência de Seguros Privados (Susep)Bacharel em Direito e especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É funcionário de carreira do Banco do Brasil, desde 1984. Atua há mais de 25 anos na área de seguros e previdência complementar. Atuou como gerente na Brasilprev Seguros e Previdência S.A, Coordenador-Geral de Projetos Especiais e Fomento e Diretor de Análise Técnica na Secretaria de Previdência Complementar (SPC). Exerceu o cargo de Diretor da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Retornou à SPC como Secretário-Adjunto, compondo a equipe do projeto de criação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), onde atuou como Diretor de Análise Técnica. Foi Diretor de Pessoas e Marketing e Vice-Presidente de Pessoas e Marketing do IRB Brasil RE até assumir a posição de Diretor-Superintendente da PREVIC. Em 2015 assumiu o cargo de Secretário de Políticas de Previdência Complementar na Secretaria de Políticas de Previdência Complementar do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Mardilson Queiroz (Palestrante) Consultor do Departamento de Normas do Banco Central do BrasilDoutor em Economia e graduado em Engenharia Eletrônica pelo ITA. Servidor do Banco Central do Brasil há mais de 20 anos. Participou de grupos de trabalho do Banco Mundial, do FMI e do BIS sobre questões relacionadas a padrões e boas práticas na área de sistemas de pagamento. Na área de regulação é o responsável técnico pela proposição de norma relacionada ao Combate e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo. Coordenou equipe técnica responsável pela definição do novo arcabouço legal e regulatório sobre pagamentos de varejo no Brasil e foi responsável técnico pelo estudo e desenvolvimento de arcabouço regulatório de modelo de negócio de financiamento coletivo baseado em empréstimos por meio de plataformas eletrônicas, fintech de crédito (P2P lending), o qual resultou em normas, recentemente, editadas pelo Conselho Monetário Nacional e Banco Central do Brasil.
Sérgio Djundi Taniguchi (Palestrante) Diretor de Fiscalização e Monitoramento da Superintendência Nacional de Previdência complementar (Previc)
Frederico William Wolf (Moderador) Diretor do Departamento de Compliance, Conduta e ética do Bradesco e Diretor Setorial da Comissão Executiva de Compliance da FEBRABANBacharel em Administração de Empresas, Recursos Humanos e Produção. Várias especializações em Negócios, Finanças e T/I. . Participou do PGA - Programa de Gestão Avançada, ministrado pela Fundação Dom Cabral, e do AMP - Advanced Management Program ministrado pelo IESE Business School - University of Navarra, São Paulo, SP. Possui o Certified Anti-Money Laundering Specialist, pela Associtation of Certified Anti-Money Laundering Specialists – ACAMS. 45 anos na área Bancária. Ocupa a função de Diretor do Departamento de Compliance, Conduta e Ética, tendo anteriormente também respondido pelas áreas de Risco Integrado, Risco de Crédito e Controles Internos. Membro da COMISSÃO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

12h30

Almoço

Restaurante 1º Andar

14h00

Painel: Restrição e controle do dinheiro em espécie no Brasil

Auditório

Antônio Rénede Rodrigues de Mato (Palestrante) Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil Graduado em Engenharia Eletrônica pelo ITA, possui mestrado em Engenharia Elétrica pela UFRN e MBA em Gestão Estratégica de Serviços pela ESPM. É Auditor-Fiscal da Receita Federal desde 2010, e, a partir de 2011, passou a desenvolver atividades relacionadas à prevenção e ao combate à lavagem de dinheiro, tendo atuado como colaborador no COAF por 4 anos e meio e palestrante do PNLD. Atualmente é integrante da Coordenação de Pesquisa e Investigação da Receita Federal.
Flávia Maria Valente Carneiro  (Palestrante) Coordenadora Geral de Supervisão do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF)Graduada no Curso de Processamento de Dados pela Universidade de Brasília e pós-Graduada em Direito Econômico, em curso promovido pela Universidade de Brasília em parceria com o Banco Central do Brasil. Com ingresso na carreira de especialista do Banco Central do Brasil em 1991, atuou no Departamento e na Diretoria de Fiscalização nas ações relacionadas com Prevenção de Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo. Fez parte da Diretoria de Análise do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, ocupou o cargo de Chefe de Gabinete do Secretário Executivo do Banco Central do Brasil e foi a Conselheira no Conselho do Coaf. Também integrou a equipe de avaliadores responsáveis pela avaliação mútua da Colômbia, conduzida pelo GAFISUL, em 2008.
Francisco José Barbosa da Silveira (Palestrante) Chefe Adjunto do Departamento de Supervisão de Conduta do Banco Central do BrasilÉ bacharel em Ciências Econômicas, com especialização em Finanças e Gestão. Atua na Supervisão de instituições financeiras há vinte e quatro anos, tendo assumido diversas posições no Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central do Brasil, a maior parte com responsabilidade direta sobre a supervisão de instituições financeiras. Possui experiência anterior em auditoria independente e no mercado financeiro. Lecionou durante dez anos disciplinas nas áreas de economia e finanças em cursos de graduação.
Rosilene Gleice Duarte Santiago (Palestrante) Delegada da Polícia Federal – Coordenadora-Geral de Controles de Serviços e Produtos – CGCSPFormada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Especialização em Recursos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera. Mestranda em Engenharia da Produção – Concentração em Gestão de Processos, pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Foi Professora da rede pública de ensino no Estado de Pernambuco, Analista Judiciária do TRF 5ª Região e é Delegada da Polícia Federal desde 2003, onde exerceu vários cargos, entre os quais Chefe de Delegacia de Combate a Crimes Fazendários da Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado de Pernambuco, Corregedora-Regional da Polícia Federal no Estado da Paraíba e Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado de Roraima.
José Eduardo Moreira Bergo (Moderador) Diretor de Segurança Institucional do Banco do BrasilColaborador do Banco do Brasil há 29 anos. Bacharel em ciências Econômicas pela AEUDF - Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal. Tem MBA em Auditoria pela Fipecafi/USP, de Gestão de Avançada de Negócios, pela UFMT, IAG Master Finanças Corporativas pela PUC do RJ, Master en Negocio Bancario Y Agente Financiero del Universidad de Alcalá – Alcalá de Henares – Espanha, Curso Superior de Inteligência Estratégica na Escola Superior de Guerra, Medalha da Ordem do Mérito Militar – Grau Cavaleiro.

15h45

Coffee Break

Foyer 1º Andar

16h15

Painel: Prevenção à lavagem de dinheiro na América Latina

Auditório

Fernando Barrán Cabrera (Palestrante) Diretor de Riscos no Banco Itaú Uruguai
Gustavo Spranger  (Palestrante) Superintendente de Governança de Prevenção à Lavagem de Dinheiro - Itaú Unibanco Bacharelado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro. Há 17 anos atuando em gerenciamento de risco, com experiências em modelagem, crédito, prevenção a fraude e lavagem de dinheiro
Liliana Ranzatto Venier (Palestrante) Gerente de Prevenção à Lavagem de Ativos e ao Financiamento ao Terrorismo – Banco da PatagôniaResponsável pela Gerência de Prevenção de Lavagem de Dinheiro do Banco Patagonia S.A. na Argentina. Ela se juntou ao Banco através de suas entidades antecessoras em 1993. É formada em Direito pela Faculdade de Direito e Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires. É Pós graduada em Direito Bancário e Financeiro pela mesma Universidade e em Gestão e Administração pela Universidade de Belgrano, Programa Executivo de Gestão de Empresas na Universidade de CEMA e pós graduação em Desenvolvimento de Habilidade de Gestão pela Universidade San Andrés. Completou também o Programa de Prevenção de Delitos Financeiros, Compliance e PLDFT realizado pelo Instituto de Altos Estudos – IAE Bussiness School da Universidade Austral e diversos cursos e programas especializados em prevenção de lavagem de dinheiro e compliance.
Alvir Alberto Hoffmann (Moderador) Vice-Presidente Executivo da FEBRABANFormado em ciências contábeis, com especialização em auditoria e MBA em finanças, trabalhou por mais de 30 anos no banco central do brasil, onde exerceu diversos cargos, entre eles diretor de fiscalização e membro da diretoria colegiada e do comitê de política monetária. Trabalhou de 2005 a 2007 no FMI (fundo monetário internacional), na divisão de risco sistêmico do departamento de assuntos monetários e de capitais, onde assessorou a avaliação e reestruturação do setor financeiro de vários países. Mais recentemente, trabalhou na Ernst & Young como líder da prática regulatória para a América Latina, no conselho do Toronto Centre for Financial Supervision Leadership, entidade internacional de formação de supervisores financeiros e no Banco BTG pactual, onde presidiu o comitê de auditoria.

Happy Hour

Foyer 1º Andar

09h00

Painel: Ações integradas em PLD

Auditório

Gerson Luís Romantini  (Palestrante) Chefe de Subunidade do Departamento de Supervisão de Conduta do Banco Central do Brasil
Joaquim da Cunha Neto (Palestrante) Diretor de Inteligência Financeira e Supervisão do Conselho de Controle de Atividade Financeira – COAF Graduado em Direito, com MBA em Comércio Exterior e Câmbio e em Planejamento e Inteligência Estratégica. Profissional do sistema financeiro, exerce, desde 2005, o cargo de Coordenador-Geral no Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF. Desde abril de 2018, exerce o cargo de Diretor de Inteligência e Fiscalização e Supervisão do COAF. Ocupa o cargo de Conselheiro Suplente do Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas, participa da formação de monitores no tema PLD/FT, da CICAD/OEA, e também é Avaliador do GAFILAT.
Rodrigo De Grandis (Palestrante) Procurador do Ministério Público Federal Doutor e Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Pós-graduado em Direito Penal pela Universidad de Salamanca-Espanha. Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (Curso de Especialização em Direito Penal Econômico-GVLaw) e da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Procurador da República (Ministério Público Federal) desde 2004, com atuação preponderante em crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de ativos ilícitos. Membro do grupo de combate a cartéis da Procuradoria da República de São Paulo. Promotor de Justiça (Ministério Público do Estado de São Paulo) em 2003.
Gustavo Spranger  (Moderador) Superintendente de Governança de Prevenção à Lavagem de Dinheiro - Itaú Unibanco Bacharelado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro. Há 17 anos atuando em gerenciamento de risco, com experiências em modelagem, crédito, prevenção a fraude e lavagem de dinheiro

10h30

Coffee Break

Foyer 1º Andar

11h00

Painel: Avaliação Baseada em Risco

Auditório

Antonio Juan Ferreiro Cunha (Debatedor) Chefe de Subunidade do Departamento de Supervisão de Conduta Banco Central do Brasil É servidor do Banco Central há 26 anos. Trabalhou nas áreas de capitais estrangeiros, monitoramento do mercado de câmbio e, desde 2000, atua na área de prevenção da lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo, tendo representado o Banco Central em reuniões do FATF/GAFI, Gafisud (atual Gafilat) e Mercosul.
Flávia Maria Valente Carneiro  (Debatedor) Coordenadora Geral de Supervisão do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF)Graduada no Curso de Processamento de Dados pela Universidade de Brasília e pós-Graduada em Direito Econômico, em curso promovido pela Universidade de Brasília em parceria com o Banco Central do Brasil. Com ingresso na carreira de especialista do Banco Central do Brasil em 1991, atuou no Departamento e na Diretoria de Fiscalização nas ações relacionadas com Prevenção de Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo. Fez parte da Diretoria de Análise do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, ocupou o cargo de Chefe de Gabinete do Secretário Executivo do Banco Central do Brasil e foi a Conselheira no Conselho do Coaf. Também integrou a equipe de avaliadores responsáveis pela avaliação mútua da Colômbia, conduzida pelo GAFISUL, em 2008.
Francisco José Bastos Santos  (Debatedor) Superintendente de Relações com o Mercado e Intermediários – SMI - Comissão de Valores Mobiliários - CVM É engenheiro, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e possui MBA pela COPPEAD, que inclui um programa de intercâmbio de seis meses na Wharton School da Universidade da Pensilvânia. Ingressou na CVM em 2005 e atuou como chefe do Departamento de Esquemas de Investimentos Coletivos. Foi controlador financeiro na Sara Lee, onde também atuou como diretor financeiro da divisão brasileira de produtos para casa e cuidados com o corpo, analista de preços e gerente de marketing da Coca Cola e omo consultor na Mckinsey & Company.
Roger Bohnenberger (Moderador) Superintendente Nacional de Controle Institucional da Caixa Econômica Federal

12h30

Almoço

Restaurante 1º Andar

14h00

Painel: Onboarding de clientes na era digital

Auditório

Alceu Del Petri Filho (Palestrante) Gerente Responsável pela Área de PLD/FT do Banco BradescoFormado em Administração Financeira com Pós Graduação em Administração Contábil e Financeira e MBA em Finanças pelo Insper e em Riscos pela KPMG. Atua no Banco desde 1990, com experiência nas áreas de Resultado Gerencial e Informações para Gestão de Riscos, Gestão e Validação de Modelos, Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo.
Alexandre Grossmann Zancani (Palestrante) Diretor de Negócios Digitais no Banco Santander Engenheiro de computação formado pela Poli UPS, pós-graduado pela FGV e com MBA pela INSEAD. Profissional com 16 anos de experiência no varejo do Santander, passou pelas áreas de Analytics, Portfolio Management, Pricing, Riscos antes de assumir a atual posição.
Altair Gonsalves Nascimento (Palestrante) Superintendente de PLD do Banco Original Bacharel em Economia com Especialização em Controladoria e MBA em Gestão Financeira e Riscos. Possui mais de 27 anos de atuação no setor financeiro. É membro certificado pela ACAMS – Association of Certified Anti-Money Laundering Specialists e professor do curso MBA em Gestão de Riscos e Compliance da FECAP.
Paula Jereissati  (Palestrante) Gerente de Parcerias e Operações na Diretoria de Inovação do Hospital Albert Einstein Formada em biologia genética e celular pela University of Minnesota (USA) com MBA em gestão pela FGV e gestão em saúde pelo Insper, atuou em projetos de pesquisa, foi consultora de projetos de biotecnologia e saúde pela EY e gerente executiva da Associação Médica Brasileira (AMB). Atualmente é gerente de parcerias e operações na Diretoria de Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein, onde é responsável por identificar oportunidades de parcerias, novos clientes e novos nichos de mercado, desenvolver e operacionalizar a comercialização dos produtos e serviços desenvolvidos pela Diretoria de Inovação, firmar parcerias estratégicas para os projetos de inovação da instituição
Isabela Falcão Rebello (Moderador) Global AML Officer do Banco BTG Pactual

15h30

Coffee Break

Foyer 1º Andar

16h00

Palestra: A evolução da prevenção e combate à lavagem de dinheiro no Brasil

Auditório

Deltan Martinazzo Dallagnol (Palestrante) Procurador do Ministério Público Federal - MPF/PR Procurador da república, mestre em direito por Harvard e coordenador da força tarefa do caso Lava Jato em Curitiba. Foi ainda um dos líderes à frente das 10 medidas contra a corrupção, que alcançou apoio de mais de 2 milhões de brasileiros.
Rubens Sardenberg (Moderador) Diretor de Políticas de Regulação Prudencial, Riscos e Economia da FEBRABAN Economista-Chefe e Diretor de Assuntos Econômicos da FEBRABAN desde 2008. Foi Diretor Financeiro e de Relações com Investidores do Banco Nossa Caixa (2003/2007), quando coordenou o processo de abertura de capital (IPO) da instituição. Entre maio de 2000 e dezembro de 2002 ocupou o cargo de Secretário-Adjunto do Tesouro Nacional, sendo o responsável pela gestão da dívida pública do Governo Federal. Neste período também integrou o Conselho de Administração do Banco do Brasil como representante do acionista controlador. Anteriormente ocupou as posições de Economista-Chefe do Banco ABN-AMRO/ Real (1998/2000) e de Economista Sênior, e depois Economista-Chefe da Tesouraria do Citibank no Brasil (1992/1998). Rubens Sardenberg é Economista formado pela Faculdade de Economia e Administração (FEA-USP), em 1982.

17h00

Encerramento

Auditório

Rubens Sardenberg (Palestrante) Diretor de Políticas de Regulação Prudencial, Riscos e Economia da FEBRABAN Economista-Chefe e Diretor de Assuntos Econômicos da FEBRABAN desde 2008. Foi Diretor Financeiro e de Relações com Investidores do Banco Nossa Caixa (2003/2007), quando coordenou o processo de abertura de capital (IPO) da instituição. Entre maio de 2000 e dezembro de 2002 ocupou o cargo de Secretário-Adjunto do Tesouro Nacional, sendo o responsável pela gestão da dívida pública do Governo Federal. Neste período também integrou o Conselho de Administração do Banco do Brasil como representante do acionista controlador. Anteriormente ocupou as posições de Economista-Chefe do Banco ABN-AMRO/ Real (1998/2000) e de Economista Sênior, e depois Economista-Chefe da Tesouraria do Citibank no Brasil (1992/1998). Rubens Sardenberg é Economista formado pela Faculdade de Economia e Administração (FEA-USP), em 1982.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
 
No valor da inscrição está incluso: material do congresso,almoços e coffee breaks durante a realização do evento.
Não inclui estacionamento.
 
A cada 10 inscrições da mesma categoria a 11ª é gratuita, válidas somente para compras em lote com 10 ou mais inscrições.
 

Para segurança dos participantes e do evento será exigida a apresentação de um documento com foto na retirada da credencial.  A credencial é pessoal e intransferível.

O participante deve ficar atento aos seus pertencentes, tais como aparelhos eletrônicos e bolsas, evitando abandoná-los ou deixá-los fora do seu campo de visão. Como não promove a guarda de bens, a organização do evento não se responsabiliza pela perda ou furto de objetos pessoais dos participantes.

Ao se inscrever, o participante autoriza o uso de sua imagem (foto, voz e vídeo) para ser utilizada em campanhas promocionais e institucionais da FEBRABAN, sendo essas destinadas à divulgação do evento ao público em geral e que não sejam para fim comercial.

OPÇÕES DE PAGAMENTO

Boleto Bancário e Cartões de Crédito Nacionais e Internacionais
Pessoa Física  (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ)
 
Nota Fiscal será enviada somente após realização do evento.
IMPOSTOS: Por determinação da lei 12.741/2012, informamos o percentual dos tributos incidentes: 12,6% (ISS Municipal 5% - COFINS Federal 7,6%)
 
REEMBOLSO E CANCELAMENTO
Os pedidos de cancelamento de inscrições devem ser solicitados por e-mail, para eventos@febraban.org.br até 5 dias úteis antes da realização do evento.
Os reembolsos serão efetuados pelo valor líquido, deduzidas todas as despesas bancárias provenientes da transferência bancária.
Após o prazo estipulado acima não serão aceitos pedidos de reembolso ou cancelamentos.
 
SUBSTITUIÇÃO DE PARTICIPANTE
Os pedidos de substituição de participante devem ser solicitados por e-mail, para eventos@febraban.org.br até 2 dias úteis antes da realização do evento.
Para substituições solicitadas durante a realização do evento a Organização cobrará uma taxa de R$ 250,00 pela reemissão do crachá. O respectivo pagamento deverá ser efetuado no ato da solicitação.

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES

Diretoria de Eventos FEBRABAN
(11) 3244-9860
LOCAL DO EVENTO

Centro Fecomercio de Eventos SP

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01313-020
Patrocinadores do Evento