Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Eventos

14º Fórum de Segurança e Saúde no Trabalho

13 e 14 de março de 2018 - Hotel Tivoli Mofarrej - São Paulo

14º Fórum de Segurança e Saúde no Trabalho
O setor financeiro investe na melhoria contínua da segurança e saúde dos seus profissionais.
 
Venha debater com personalidades renomadas as demandas, experiências, tendências e desafios no maior Fórum de Segurança e Saúde no Trabalho do setor bancário, que nesta edição terá como tema central:
 
“A relação do trabalho com a saúde e os desafios na gestão de SST com a nova lei trabalhista”
 
Confira os principais temas que serão abordados:
     - Saúde Mental e Organização do Trabalho
     - Ergonomia Cognitiva
     - SST no Contexto da Nova Lei Trabalhista e do eSocial
     - Reabilitação Profissional
 

08h00

Credenciamento

Foyer - Sala Jardins

09h00

Abertura

Auditório - Sala Jardins

Glaucimar Peticov (Palestrante) Membro da Comissão Executiva de Recursos Humanos da FEBRABAN e Diretora de Recursos Humanos do BradescoFormada em Psicologia pela Universidade São Marcos com Pós-Graduação em Administração de RH pela FAAP e Especialização em Marketing pela FGV, tendo participado de vários programas executivos no Brasil e no exterior. Iniciou a carreira em 1984, com trajetória nos vários ambientes de RH no setor financeiro. Atualmente responde pelo Departamento de RH do Bradesco e pela UNIBRAD – Universidade Corporativa Bradesco. É também Membro da Mesa Regedora da Fundação Bradesco, Membro do Conselho Consultivo do Global Council of Corporate Universities (GlobalCCU) e Diretora Secretária da Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento, entre outras funções.

09h15

Organização do Trabalho

Auditório - Sala Jardins

Profª Dra. Selma Lancman (Palestrante) Professora titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São PauloProfessora titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; graduada em terapia ocupacional pela FMUSP; mestre em saúde coletiva pela UFBA; doutora em saúde mental pela UNICAMP; pós-doutora em psicologia do trabalho pelo Conservatoire National des Arts et Metiers (CNAM-FRANÇA); pós-doutora em saúde mental pela Université de Montreal - Canada; secretaria geral da Assotiation International de Specialistes en Psychodynamique du Travail.

10h00

Saúde Mental no Trabalho

Auditório - Sala Jardins

Profª Inês Alessandra Xavier Lima (Palestrante) Professora e Gerente de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação da UNISULGraduada em Educação Física e Fisioterapia (UDESC), mestre em Educação Física (UFSC), especialista em Fisioterapia do Trabalho e doutoranda em Engenharia de Produção/Ergonomia, (UFSC) - com estágio no Laboratório de Ergonomia da Universidade de Lisboa. Docente dos cursos de Fisioterapia e da especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da UNISUL, onde também é Gerente de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação.

10h45

Coffee Break

Foyer - Sala Jardins

11h05

Abordagem e Prevenção do Adoecimento Mental no Trabalho nas Organizações

Auditório - Sala Jardins

Profª Fátima Macedo (Palestrante) Docente no Instituto de Psiquiatria de São Paulo e Diretora Geral na Mental CleanGraduada em Psicologia (UNIP), Especialista em Psicologia da Saúde Ocupacional (PSO) e Transtornos Alimentares (IPq-FMUSP). Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental (NPC-SP). MBA em Promoção de Saúde e Gestão de Programa de Qualidade de Vida pela Universidade São Camilo e MBA em Gestão Empresarial (FGV-SP). Membro fundadora do Grupo de Saúde Mental e Psiquiatria do Trabalho – SAMPO - do IPq HC-FMUSP. Coordenadora e docente dos cursos de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho e Psicologia da Saúde Ocupacional – SAMPO – IPq-HC-FMUSP.

11h50

Debate (Participação de todos os palestrantes do Bloco I)

Auditório - Sala Jardins

Glaucimar Peticov (Moderador) Membro da Comissão Executiva de Recursos Humanos da FEBRABAN e Diretora de Recursos Humanos do BradescoFormada em Psicologia pela Universidade São Marcos com Pós-Graduação em Administração de RH pela FAAP e Especialização em Marketing pela FGV, tendo participado de vários programas executivos no Brasil e no exterior. Iniciou a carreira em 1984, com trajetória nos vários ambientes de RH no setor financeiro. Atualmente responde pelo Departamento de RH do Bradesco e pela UNIBRAD – Universidade Corporativa Bradesco. É também Membro da Mesa Regedora da Fundação Bradesco, Membro do Conselho Consultivo do Global Council of Corporate Universities (GlobalCCU) e Diretora Secretária da Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento, entre outras funções.

12h30

Almoço

Foyer - Sala Jardins

14h00

Fundamentos da Ergonomia Cognitiva

Auditório - Sala Jardins

Dra. Angélica Garcia Juns (Palestrante) Proprietária da empresa Ergolab Consultoria e Ergonomista no Hospital Sírio LibanêsErgonomista. Formada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina da USP com especialização em Ergonomia pelo SENAC-SP.

14h45

Como a aplicação da Ergonomia Cognitiva colabora na Promoção da Saúde

Auditório - Sala Jardins

Dr. Douglas Alberto Bauk (Palestrante) Médico do Trabalho e Consultor em Saúde Ocupacional- Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas em 1969; - Pós-graduado em Medicina do Trabalho pela UNICAMP-FUNDACENTRO em 1974; - Médico do Trabalho registrado no Departamento Nacional de Higiene e Segurança do Trabalho do Ministério do Trabalho em 29/11/74; - Especialista em Medicina do Trabalho pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho / Associação Médica Brasileira em 31/01/78; - Autor do livro “Ergonomia em Medicina do Tráfego” (Ed. Rubio) 2006; - Autor do livro “Temas de Ergonomia para Médicos do Trabalho” (Ed. Nitpress) 2007.

15h30

Coffee Break

Foyer - Sala Jardins

15h50

Contribuições da ergonomia da atividade e da psicodinâmica do trabalho para a excelência organizacional do Setor Bancário

Auditório - Sala Jardins

Dr. Claudio Marcelo Brunoro (Palestrante) Diretor Acadêmico Regional - Laureate BrasilClaudio Brunoro é doutor em Engenharia de Produção pela USP. Abordou em sua tese as questões organizacionais para uma perspectiva de sustentabilidade corporativa com foco no público interno. Palestrante, Consultor e Pesquisador em Desenvolvimento e Reestruturação Organizacional envolvendo os temas Gestão de pessoas, Ergonomia da Atividade, Sustentabilidade, Organização do Trabalho, Análise organizacional, Complexidade e Psicodinâmica do Trabalho. Ergonomista certificado pela ABERGO. Responsáveis pelo Subcomitê Técnico “Theoretical Perspectives on Human Factors and Sustainable Development” da Associação Internacional da Ergonomia. Fundador da Choyces – Excelência Organizacional. Diretor Acadêmico Regional da Laureate Brasil.

16h35

Debate (Participação de todos os palestrantes do Bloco II)

Auditório - Sala Jardins

Dr. Andre Ehrmann B Fusco (Moderador) Responsável Técnico pela área de Saúde de Segurança no Trabalho do Itaú-UnibancoMédico do Trabalho com graduação e pós graudação na Faculdade de Medicina da USP, Responsável Técnico pela Saúde Ocupacional no Itau Unibanco, estudioso (Fundação Vanzolini) e com experiência em aplicações de conceitos da Psicodinâmica do Trabalho em estudos Organizacionais, MBA em Gestão de Projetos na Faculdade Getúlio Vargas.

17h30

Coquetel

Foyer - Sala Jardins

08h00

Credenciamento

Foyer - Sala Jardins

09h00

Teletrabalho - Estudo sobre os aspectos de SST a serem considerados

Auditório - Sala Jardins

Cibele Vale de Oliveira (Palestrante) Gerente de Divisão na Diretoria Gestão de Pessoas - Dipes no Banco do BrasilGraduada em Arquitetura e Urbanista - UFRN (2002) e pós-graduada com MBA em Desenvolvimento Regional Sustentável - UFLA/USP (2011). Histórico funcional: Ingressa no Banco do Brasil em 2000. Atuou na área de Estratégia e Organização de 2012 a 2017, estando atualmente na Gestão de Pessoas, participando dos estudos e coordenando o piloto de teletrabalho desde março de 2017.

09h25

Teletrabalho - Estudo sobre os aspectos Jurídicos a serem considerados

Auditório - Sala Jardins

Dr. Mário Eduardo Barberis (Palestrante) Gerente de Divisão Jurídica no Banco do BrasilFuncionário do Banco do Brasil S.A. desde 15/12/1986. Ingresso no Jurídico no BB em Goiânia (GO) em 1999, com atuação no consultivo e contencioso (cível e trabalhista) em primeira e segunda instância. A partir de 2004 passou a atuar na área consultiva trabalhista na Diretoria Jurídica do Banco do Brasil, em Brasília (DF), Atuou como Professor do Centro Universitário UNIEURO-DF, nas disciplinas de Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Seguridade Social e Responsabilidade Civil Atualmente Consultor Jurídico Adjunto na Diretoria Jurídica do Banco do Brasil, em Brasília (DF), na área Contenciosa Trabalhista - Tribunais Superiores.

09h50

Impactos do eSocial na Gestão de SST

Auditório - Sala Jardins

Manoel Jardim Monteiro (Palestrante) Representante da FEBRABAN no GT Confederativo do eSocial e Superintendente de RH do SantanderResponsável pela área de Suporte e Infraestrutura de Operações de RH. É graduado em Processamento de Dados e pós-graduado em RH pela PUC-RJ. Foi responsável pela área de Benefícios, Saúde e Segurança, onde conduziu programas relacionados à Gestão Integrada de Saúde e Qualidade de Vida. É Assistente Técnico da Febraban para temas relacionados a Portaria 1510 MTE (Controle de Jornada - REP). É representante da CNF (Confederação Nacional do Sistema Financeiro) no Grupo de Trabalho Confederativo do eSocial e na Comissão Tripartite criada pelo Conselho da Previdência Social para discutir alternativa de revisão do SAT/RAT. Como responsável pela área de Desenvolvimento de Sistemas de RH do Grupo Santander, conduziu a implantação da plataforma de sistemas e redesenho dos processos e políticas de RH.

10h30

Coffee Break

Foyer - Sala Jardins

10h50

O Adicional de Periculosidade nos Prédios com Geradores Alimentados por Óleo Diesel

Auditório - Sala Jardins

Eng. Antonio Carlos Vendrame (Palestrante) Diretor da Vendrame ConsultoresMestre em Química Ambiental e Ecotoxicologia; com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Graduado em Engenharia Química. Consultor Técnico em assuntos de Segurança e Higiene do Trabalho. Perito da Justiça do Trabalho, Justiça Cível e Justiça Federal. Colunista e articulista de várias revistas especializadas em Segurança e Direito do Trabalho. Membro da ACGIH – American Conference of Governmental Industrial Hygienists. Foi Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho das Faculdades “Oswaldo Cruz”. Atualmente, Fundador e Diretor da empresa Vendrame Consultores.

11h30

A Gestão de SST contribuindo para a Mitigação de Riscos Trabalhistas - Case Renault

Auditório - Sala Jardins

Dr. Fernando Zétola (Palestrante) Coordenador do Contencioso Cível e Trabalhista na Renault do BrasilGraduado em Direito pela PUC/PR em janeiro/1994 Pós-graduado – nível especialização em Planejamento e Gestão Estratégica, pela FAE Business School Atuou como advogado autônomo, com ênfase na área trabalhista, por mais de dez anos. Atualmente trabalha na Renault do Brasil S/A, onde ingressou em 2006, coordenando as áreas trabalhista, previdenciário, consumidor, cível e criminal.

12h00

Debate (Participação de todos os palestrantes do Bloco III)

Auditório - Sala Jardins

Dra. Maria da Glória Chagas de Arruda (Moderador) Superintendente Jurídico Trabalhista Itaú-UnibancoMestre e Doutora em Direito Previdenciário. Autora de livros e artigos em Direito Previdenciário.

12h50

Almoço

Foyer - Sala Jardins

14h00

Panorama da Reabilitação Profissional no Brasil e o Acordo de Cooperação com o Setor Bancário – Perspectivas do INSS

Auditório - Sala Jardins

Dra. Juliana Wanderlei Santos de Andrade (Palestrante) Perita Médica Previdenciária e Coordenadora de Serviços Previdenciários e Assistenciais do INSSMédica formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Ortopedia/Traumatologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Cirurgia da Mão pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Medicina do Trabalho pela pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Perita Médica Previdenciária do INSS desde junho de 2010. Titular da Coordenação de Serviços Previdenciários Médicos e Previdenciários, que compõe a Diretoria de Saúde do Trabalhador do INSS. Substituta da Coordenação Geral de Serviços Previdenciários e Assistenciais. Ex chefe da Divisão de Gerenciamento de Atividades da Reabilitação Profissional.
Dra. Mariane Ballester Mellem Kairala (Palestrante) Chefe da Divisão de Saúde do Trabalhador na Superintendência Regional Sudeste 1 da Diretoria de Saúde do Trabalhador – INSS

14h45

Oportunidades trazidas pelo Acordo de Cooperação entre o INSS e a FEBRABAN no campo da Reabilitação Profissional

Auditório - Sala Jardins

Dra. Jeisianne Ramanzini (Palestrante) Gerente Médica do Banco Santander do BrasilGerente Médica do Banco Santander do Brasil, responsável pela área de Gestão Integrada da Saúde. Médica formada pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Medicina do Trabalho pela Universidade de São Paulo. Especialista em Perícias Médicas e Medicina Legal pela Faculdade de Medicina Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

15h30

Coffee Break

Foyer - Sala Jardins

15h50

Debate (Participação de todos os palestrantes do Bloco IV)

Auditório - Sala Jardins

Henrique Szapiro (Moderador) Diretor Setorial de Recursos Humanos da FEBRABAN e Diretor Geral e Head de Recursos Humanos Brasil no J.P. MorganÉ graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Católica do Rio de Janeiro. Trabalhou no Bank of America, Citigroup e Banco Safra por 15 anos em diferentes posições na área de Recursos Humanos. Antes disso, atuou como Head de RH para o Chemical Bank Brasil e subsequentemente liderou a função de RH durante a fusão com Manufacturers Hannover, Chase Manhattan, Robert Flemings, J.P. Morgan e a aquisição do Banco Patrimônio até 2001. Reingressou em 2015 no J.P. Morgan.

16h30

Encerramento

Auditório - Sala Jardins

Henrique Szapiro (Palestrante) Diretor Setorial de Recursos Humanos da FEBRABAN e Diretor Geral e Head de Recursos Humanos Brasil no J.P. MorganÉ graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Católica do Rio de Janeiro. Trabalhou no Bank of America, Citigroup e Banco Safra por 15 anos em diferentes posições na área de Recursos Humanos. Antes disso, atuou como Head de RH para o Chemical Bank Brasil e subsequentemente liderou a função de RH durante a fusão com Manufacturers Hannover, Chase Manhattan, Robert Flemings, J.P. Morgan e a aquisição do Banco Patrimônio até 2001. Reingressou em 2015 no J.P. Morgan.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
 
No valor da inscrição está incluso: material do congresso, almoço e coffee breaks durante a realização do evento.
Não inclui estacionamento.
 
A cada 10 inscrições da mesma categoria a 11ª é gratuita, válidas somente para compras em lote com 10 ou mais inscrições.
 
A credencial é pessoal e intransferível.

O participante deve ficar atento aos seus pertencentes, tais como aparelhos eletrônicos e bolsas, evitando abandoná-los ou deixá-los fora do seu campo de visão. Como não promove a guarda de bens, a organização do evento não se responsabiliza pela perda ou furto de objetos pessoais dos participantes.

Ao se inscrever, o participante autoriza o uso de sua imagem (foto, voz e vídeo) para ser utilizada em campanhas promocionais e institucionais da FEBRABAN, sendo essas destinadas à divulgação do evento ao público em geral e que não sejam para fim comercial.

OPÇÕES DE PAGAMENTO

Boleto Bancário e Cartões de Crédito Nacionais e Internacionais
Pessoa Física  (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ)
 
Nota Fiscal será enviada somente após realização do evento.
IMPOSTOS: Por determinação da lei 12.741/2012, informamos o percentual dos tributos incidentes: 12,6% (ISS Municipal 5% - COFINS Federal 7,6%)
 
REEMBOLSO E CANCELAMENTO
Os pedidos de cancelamento de inscrições devem ser solicitados por e-mail, para eventos@febraban.org.br até 5 dias úteis antes da realização do evento.
Os reembolsos serão efetuados pelo valor líquido, deduzidas todas as despesas bancárias provenientes da transferência bancária.
Após o prazo estipulado acima não serão aceitos pedidos de reembolso ou cancelamentos.
 
SUBSTITUIÇÃO DE PARTICIPANTE
Os pedidos de substituição de participante devem ser solicitados por e-mail, para eventos@febraban.org.br até 2 dias úteis antes da realização do evento.
Para substituições solicitadas durante a realização do evento a Organização cobrará uma taxa de R$ 250,00 pela reemissão do crachá. O respectivo pagamento deverá ser efetuado no ato da solicitação.

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES

Diretoria de Eventos FEBRABAN
(11) 3244-9860
LOCAL DO EVENTO

Hotel Tivoli Mofarrej - São Paulo

Alameda Santos, 1.437 - Cerqueira César, São Paulo - SP