Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Eventos

7º Congresso Internacional de Gestão de Riscos

09 e 10 de novembro de 2017 - WTC Events Center

7º Congresso Internacional de Gestão de Riscos

Objetivo: Debater perspectivas e estratégias para a gestão de riscos em Instituições Financeiras. 

Público: Participantes de instituições financeiras, seguradoras, previdências, consultorias, órgãos de regulação local e internacional. Executivos das áreas de auditoria interna, compliance, gestão de riscos, controles internos, treinamento e desenvolvimento.

 

08h00

Credenciamento

Foyer

09h00

Abertura e Painel 1: Agenda Regulatória: Onde estamos e para onde vamos?

Auditório 1

Murilo Portugal (Palestrante) Presidente da FEBRABANINICIOU SUA CARREIRA EM 1973 AO INGRESSAR NO INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). FOI ASSESSOR NA CASA CIVIL, DE 1981 A 1985, E CHEFE DA ASSESSORIA ECONÔMICA DA SECRETARIA GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA ENTRE 1990 E 1992. NO CARGO, COORDENOU O PROGRAMA FEDERAL DE DESREGULAMENTAÇÃO. DE 1992 A 1996, FOI SECRETÁRIO DO TESOURO NACIONAL. EM 1996, ASSUMIU O POSTO DE DIRETOR EXECUTIVO DO BANCO MUNDIAL. EM 1998 TORNOU-SE DIRETOR EXECUTIVO DO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL (FMI). EM 2005 RETORNOU AO BRASIL PARA OCUPAR A SECRETARIA EXECUTIVA DO MINISTÉRIO DA FAZENDA ONDE FICOU ATÉ MARÇO DE 2006. EM DEZEMBRO DE 2006, SE TORNOU VICE-DIRETOR GERAL DO FMI. EM MARÇO DE 2011 DEIXOU O POSTO NO FMI PARA SE TORNAR O 14º PRESIDENTE DA FEBRABAN – FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS. DESDE 2012 TAMBÉM É PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO BRASIL – AEF BRASIL. MURILO PORTUGAL FILHO É BACHAREL EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, TEM DIPLOMA EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PELA UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE E É MESTRE EM ECONOMIA PELA UNIVERSIDADE DE MANCHESTER, INGLATERRA.
Otávio Ribeiro Damaso (Palestrante) Diretor de Regulação do Banco Central do BrasilOtávio Damaso é Diretor de Regulação do Banco Central do Brasil. Já ocupou os cargos de Chefe de Gabinete do Presidente do Banco Central e de Secretário-Adjunto de Política Econômica no Ministério da Fazenda. Presidiu os Conselhos de Administração da Caixa Econômica Federal, do IRB Brasil RE e do Banco do Estado do Ceará. Formado em Economia na Universidade de Brasília, é funcionário de carreira do Banco Central desde 1998.

10h15

Coffee Break

Foyer

10h45

Painel 2: Nova Metodologia - Pillar 2 e supervisão baseada em Riscos

Auditório 1

Paulo Sérgio Neves de Souza (Palestrante) Diretor de Fiscalização do Banco Central do BrasilDiretor de Fiscalização e membro da Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil. De 2015 a 2017 atuou como Chefe do Departamento de Supervisão Bancária e de 2013 a 2015 como Chefe do Departamento de Gestão Estratégica, Integração e Suporte da Fiscalização. É membro do Comitê de Política Monetária (Copom) e do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef). Adicionalmente, é Diretor para o Cone Sul da Associação dos Supervisores Bancários das Américas (ASBA). Paulo Sérgio possui MBA Executivo – Risco pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e é bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).
Rodrigo Luis Rosa Couto (Moderador) Diretor-Adjunto da Comissão de Riscos da FEBRABAN e Diretor responsável por Finanças do Banco de Atacado e Gestão de Capital do Itaú UnibancoRodrigo Couto é o diretor responsável por Finanças do Banco de Atacado e Gestão de Capital do Itau Unibanco e diretor-adjunto da Comissão de Riscos da FEBRABAN. Antes de juntar-se ao Itau Unibanco em 2008, Rodrigo foi consultor especializado em temas de riscos e finanças na Mckinsey & Co (2005-2008) e inspetor do departamento de supervisão direta no Banco Central do Brasil (1998-2003). Rodrigo Couto é Bacharel em administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e MBA pela The Wharton Graduate School of Business of the University of Pennsylvania/US.

11h45

Painel 3: IFRS9: Principais Tendências do setor em riscos e integração na gestão

Auditório 1

Mariano Ruiz Fuentes (Palestrante) Diretor da Management SolutionsBacharel em Contabilidade (Pública) pela “Universidad de Buenos Aires – UBA”. Líder na prática de Riscos e Capital em MS Brasil, começou sua carreira na indústria financeira faz 18 anos e na Management Solutions desde 2008. Amplo e consolidado conhecimento nos âmbitos de riscos e capital tanto em indústria financeira como em companhias de seguros. Colabora nestes âmbitos com as principais instituições financeiras da América Latina, incluindo os processos de adaptação às normas de Basileia, IFRS9, RDA (BCBS 239) e Solvência II. No Brasil atua em projetos dedicados ao gerenciamento de risco desde 2013.
Carlos Renato Bonetti (Moderador) Diretor de Gestão de Riscos do Banco do Brasil Diretor de Gestão de Riscos do Banco do Brasil desde janeiro de 2016. Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados, possui MBA em Risco e MBA Executivo em Gestão Avançada de Negócios. Exerceu, no Banco do Brasil, os cargos de Gerente Geral da Unidade de Risco Operacional, Gerente Geral da Unidade Gestão Administrativa e Financeira dos Serviços Jurídicos e Gerente Executivo na Diretoria de Crédito.

Painel 4: Limite de Exposição aos clientes

Auditório 2

David Salles de Barros Valente (Palestrante) Chefe de divisão no Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do Banco Central do BrasilDavid Valente é graduado em Economia pela Universidade de Brasilia e ingressou no Banco Central do Brasil em 1992, inicialmente no Departamento de Operações Bancárias. Desde 2002, atua no Departamento de Regulação Prudencial e Cambial (Dereg) do BCB, exercendo a chefia da Consultoria de Acompanhamento e Assessoria em Regulação Financeira Internacional. No Dereg, David Valente está envolvido na implementação no Brasil das recomendações do Comitê de Basileia para Supervisão Bancária.
Eduardo Monteoliva de Toledo (Moderador) Coordenador da Subcomissão de Risco de Crédito e Capital da FEBRABAN e Gerente de Riscos do Itaú UnibancoHead de Regulação Prudencial no Itaú-Unibanco, acompanhando, nacional e internacionalmente, todas as normas vigentes e propostas de alteração na regulação nas principais jurisdições e no BIS, responsável pelas divulgações de capital ao mercado e aos reguladores. Possui longa experiência em risco de crédito e em projetos de implantação de Basileia e de modelos internos de risco de crédito. Participa de diversos grupos de trabalho de discussão regulatória e é coordenador da comissão de risco de crédito e capital na Febraban, que vem atuando em conjunto com o regulador local na implantação dos requisitos da capital de Basileia no Brasil desde 2005. Administrador de empresas com graduação pela Universidade de São Paulo e MBA em Operações Internacionais e Câmbio pela FIPE/USP.

12h45

Almoço

Restaurante

14h15

Painel 5: Provisionamento segundo as regras IFRS9: Principais regras e desafios

Auditório 1

Ulrich De Prins (Palestrante) Sócio de Financial Risk Management da KPMGUlrich possui mais de 15 anos de experiência na área de modelagem e gerenciamento de riscos financeiros com foco na concepção, desenvolvimento e implementação de modelos de risco de crédito tanto para fins regulatórios como gerenciais. Nos últimos três anos Ulrich trabalhou principalmente na concepção e implementação de modelos de impairment para IFRS 9 em grupos bancários italianos e internacionais. Ele também organizou e forneceu treinamentos globais para credenciamento de profissionais da KPMG sobre modelagem de impairment em IFRS 9.
Uverlan Rodrigues Primo (Palestrante) Chefe de Subunidade do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central do BrasilEconomista e Contador. Mestre e Doutor em Ciências Contábeis. Analista do Banco Central do Brasil, onde já atuou na áreas de Organização do Sistema Financeiro, de Supervisão e de Regulação. Atualmente é Chefe da Divisão de Contabilidade, Auditoria e Governança (DICON) do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (DENOR). É representante do Brasil na Subcomissão de Demonstrações Contábeis do Subgrupo Financeiro do Mercosul.
Renato Kiyotaka Uema (Moderador) Chefe Adjunto do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central do BrasilGraduado em Administração de Empresas e Pós-graduado em Contabilidade e Auditoria. Analista do Banco Central do Brasil desde 1998, atualmente ocupa o cargo de Chefe Adjunto do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (DENOR), onde coordena os projetos relacionados aos temas de Contabilidade, Auditoria e Governança Corporativa. É representante do Banco Central em diversos fóruns e grupos de trabalho relacionados aos mencionados temas, com destaque para o Accounting Experts Group (AEG) e Working Group on Governance Frameworks (WGGF), ligados, respectivamente, ao Basel Committee on Banking Supervision (BCBS) e ao Financial Stability Board (FSB).

Painel 6: Gestão de Risco de Contraparte Central: Integração das clearings de Derivativos e Ações

Auditório 2

Renata Grunberg Almeida Prado (Palestrante) Responsável pelo controle de Risco de Contraparte Central da B3PhD em Matemática pela Universidade de Toronto, Renata Grunberg Almeida Prado possui mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro com atuação em análise quantitativa, modelagem e gestão de risco de mercado e de crédito/contraparte em uma série de instituições financeiras incluindo, Banco Garantia, Banco ABN AMRO Real, Banco Santander e Itaú-Unibanco. Atualmente é responsável pelo controle de Risco de Contraparte Central na B3.
Marcelo Gruenberg Golovaty (Moderador) Superintendente de Gestão Integrada de Riscos do Banco Santander

15h30

Painel 7: Evolução de Testes de Stress: de cumprimento regulatório a ferramenta de suporte para decisões estratégicas

Auditório 1

Henry Norwood (Palestrante) COO da QRMO Sr. Norwood se juntou à QRM em 1995 e já atua há alguns anos como COO (Executivo Chefe de Operações). Dentre suas funções destaca-se a missão de supervisionar as operações da QRM ligadas ao desenvolvimento de melhores práticas e metodologias de Gestão Integrada do Balanço e de Risco, além de trabalhar diretamente com os clientes da QRM para desenvolver e implementar as melhores práticas de gestão integrada de riscos. Graduado no “Colby College” e na “Booth School of Business” da Universidade de Chicago, ele também possui a certificação de CFA.
Alexandre Witzel Ibrahim (Moderador) Superintendente de Riscos Integrados do Banco VotorantimEngenheiro de formação trabalhando atualmente como Superintendente de Riscos Integrados no Banco Votorantim com mais 20 no mercado financeiro além de experiências nas áreas de Controladoria/Finanças, Crédito Corporate e Validação de Modelos.

Painel 8: Gestão de Liquidez e Apreçamento: Práticas e integração entre indicadores (NSFR, LCR e métricas próprias)

Auditório 2

Anderson dos Santos Reis Vieira (Palestrante) Consultor Técnico na área de Riscos e Compliance da IBM América LatinaAnderson S R Vieira é Consultor Técnico da IBM América Latina na área de Riscos e Compliance, tendo atuado também como executivo de desenvolvimento de negócios para a Indústria Financeira. Possui mais de 30 anos de experiência em TI e Gestão de Riscos em grandes bancos, clearings, fundo de pensão, gestores de ativos, em instituições privadas e públicas. Foi um dos fundadores da Algorithmics no Brasil em 1998 e responsável pela pré-venda e implementação de todos os projetos até a aquisição da empresa pela IBM em 2011. É formado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Militar de Engenharia.
Marcelo Maiorani (Moderador) Gerente de Riscos e Especialista em Liquidez do Banco Itaú UnibancoExperiência de mais de 20 anos em bancos, sendo maior parte em Gestão de Riscos. Possui MBA em Finanças pelo INSPER. Realizou Extensão Internacional Finanças pela Universidade da Virginia – EUA. Cursou módulo de “Pós-Graduação Finanças” pela Universidade da Califórnia – Riverside - EUA e realizou especialização em “ Liquidity Risk Management in Banks”, pela Fitch Learning - Londres – UK.

16h30

Coffee Break

Foyer

17h00

Painel 9: Estresse Teste na Prática

Auditório 1

Roberto Sallouti (Palestrante) CEO do Banco BTG PactualRoberto Sallouti é CEO e membro do Conselho de Administração do BTG Pactual. Ingressou no Banco em 1994 e tornou-se sócio em 1998. Ao longo da sua carreira, foi responsável pela área de renda fixa, antes de tornar-se COO (Chief Operating Officer) em 2008. Em 2015, passou a ser CEO do Banco. É membro dos Conselhos da Febraban, do Mercado Livre e do Banco Pan. Bacharel em Economia, com especialização em Finanças e Marketing pela University of Pennsylvania, Wharton School.
Alvir Alberto Hoffmann (Moderador) Vice-Presidente Executivo da FEBRABANFORMADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS, COM ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA E MBA EM FINANÇAS, TRABALHOU POR MAIS DE 30 ANOS NO BANCO CENTRAL DO BRASIL, ONDE EXERCEU DIVERSOS CARGOS, ENTRE ELES DIRETOR DE FISCALIZAÇÃO E MEMBRO DA DIRETORIA COLEGIADA E DO COMITÊ DE POLÍTICA MONETÁRIA. TRABALHOU DE 2005 A 2007 NO FMI (FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL), NA DIVISÃO DE RISCO SISTÊMICO DO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS MONETÁRIOS E DE CAPITAIS, ONDE ASSESSOROU A AVALIAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DO SETOR FINANCEIRO DE VÁRIOS PAÍSES. MAIS RECENTEMENTE, TRABALHOU NA ERNST & YOUNG COMO LÍDER DA PRÁTICA REGULATÓRIA PARA A AMÉRICA LATINA, NO CONSELHO DO TORONTO CENTRE FOR FINANCIAL SUPERVISION LEADERSHIP, ENTIDADE INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE SUPERVISORES FINANCEIROS E NO BANCO BTG PACTUAL, ONDE PRESIDIU O COMITÊ DE AUDITORIA.

18h00

Coquetel de Confraternização

Foyer

09h00

Painel 10: Gestão de riscos na visão dos CRO: o que mudou com a GIR?

Auditório 1

Paulo Sergio Cavalheiro  (Palestrante) Diretor da Diretoria de Riscos do Banco Safra e Diretor Setorial de Auditoria Interna da FEBRABANContador de formação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduado pela FIPECAFI, em Auditoria. Exerceu o cargo de diretor do Banco Central do Brasil e a Presidência da ASBA (Associação dos Supervisores Bancários das Américas), até 2007. Atualmente, diretor da Diretoria de Riscos do Banco Safra; Diretor Setorial de Auditoria Interna na Febraban.
André Luis Duarte de Oliveira (Palestrante) Diretor Executivo de Riscos do Banco VotorantimAndré Duarte está há 6 anos no Banco Votorantim e é Diretor Executivo com a função de “Chief Risk Officer”, além de ser também o “Chief Data Officer” e ter responsabilidade por Sustentabilidade no banco. Anteriormente, trabalhou por 17 anos no Itaú Unibanco, com relevante experiência em gestão de Crédito e Cobrança, e também tendo liderado áreas de Negócios, Segmentos de Clientes e Canais Eletrônicos. André é Engenheiro graduado pela Escola Politécnica da USP e possui MBA “com honras” pela Kellogg School of Management da Northwestern University.
Paulo Henrique Angelo Souza (Palestrante) Vice-Presidente de Riscos da Caixa Econômica FederalVice-Presidente de Riscos da CAIXA, desde 2016, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Extensão em Financial Management & Capital Markets pelo New York Institute of Finance, é Pós-graduado em Educação e Graduado em Administração de Empresas; Ingressou na CAIXA em 2000 e exerceu diversos cargos de liderança como: Gerente Regional de RH, Gerente de agência, Gerente Geral, Gerente de mercado, Gerente Regional e Superintendente Regional com atuação em várias regiões do país.
Rubens Sardenberg (Moderador) Diretor de Regulação Prudencial, Riscos e Assuntos Econômicos da FEBRABANRubens Sardenberg é Economista-Chefe e Diretor de Regulação Prudencial e Riscos da FEBRABAN. Foi Secretário – Adjunto do tesouro nacional e Diretor de Finanças e de relações com investidores do Banco Nossa Caixa. Também já ocupou as posições de Economista – Chefe do Banco ABN-Real e da tesouraria do Banco Citibank no Brasil. É formado pela faculdade de economia e administração pela FEA/USP e pós-graduado pela UNICAMP.

10h30

Coffee Break

Foyer

11h00

Painel 11: Fundos de Resolução: Experiência Internacional, Mandatos e Modelos

Auditório 1

André Arantes Loes (Palestrante) Diretor Executivo do FGCAndré Loes é Diretor Executivo do Fundo Garantidor de Créditos, com mandato para o período 2016 a 2019. Em 1994, foi assessor direto do Secretário de Comércio Exterior (SECEX/Ministério da Indústria, Comércio e Turismo). Iniciou sua carreira no setor financeiro como gerente da área econômica da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (ANBID), entre 1995 e 1996. Posteriormente foi economista-chefe dos Bancos Bozano, Simonsen (1997 a 2000) e Santander Brasil (2000 a 2008), onde também desempenhou a função de diretor de renda variável (responsável pelas áreas de equity research, corretora e custódia qualificada) entre 2006 e 2008. Antes de assumir sua função atual, foi managing-diretor e economista-chefe para a América Latina do HSBC, entre 2008 e 2015. André tem graduação e mestrado em economia pela UFRJ, e é doutor em Economia pela Universidade de Paris.
Nuno Monteiro (Palestrante) Sócio na prática de Finanças & Risco no escritório da Oliver Wyman Nuno Monteiro é um Sócio na prática de Finanças & Risco no escritório da Oliver Wyman em São Paulo e trabalhou com diversas instituições financeiras da América do Sul e Europa em projetos de estratégia e risco. Possui um Mestrado em Economia pela London School of Economics and Political Science e se juntou ao escritório de Londres em 2007, após 3 anos trabalhando como economista sênior na Financial Services Authority.
José Reynaldo de Almeida Furlani (Moderador) Chefe de Gabinete do Diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central do BrasilÉ Bacharel e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB). Foi Chefe do Departamento de Liquidações Extrajudiciais (Deliq) de 2013 a 2015 no Banco Central do Brasil. É representante no Cross-Border Crisis Management Group (CBCM) do Financial Stability Board (FSB). E atuou no processo de elaboração das minutas de projetos de lei sobre regimes de resolução e sobre processos administrativos sancionadores do Banco Central do Brasil.

Painel 12: Risco de Taxa de Juros da Carteira Banking (IRRBB): Normatização, Supervisão e impactos no Brasil

Auditório 2

Ana Paula Castro Carvalho (Palestrante) Chefe de Subunidade do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do Banco Central do BrasilAna Paula Castro Carvalho trabalha há 17 anos no Banco Central do Brasil, sendo 14 deles na área de regulação prudencial. Participou da implementação de Basileia II e 2.5 no Brasil e está envolvida com a implementação de Basileia III, principalmente no que diz respeito a risco de mercado, risco de taxa de juros da carteira bancária, risco de liquidez, risco operacional e Pilar 2. Vem conduzindo, em conjunto com especialistas da supervisão direta do Banco Central do Brasil, discussões referentes à normatização do tratamento do risco de taxa de juros da carteira bancária no Brasil, tendo como base padrão internacional definido pelo Comitê de Basileia. É formada em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem mestrado em Finanças, pela Lancaster University, localizada no Reino Unido.
Nélio Rodrigues Magina Junior (Palestrante) Chefe de Divisão de equipes especializadas do Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central do Brasil É também encarregado de divisão responsável por consultoria, treinamento, apoio à regulação e execução de inspeções nas seguintes áreas: risco de liquidez risco de mercado, operações de tesouraria, cálculo de capital regulamentar e avaliação quantitativa de modelos. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994 e Pós-Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1998.
Aníbal Sayd Codina Fernández (Palestrante) Especialista de Risco de Mercado e Liquidez da MAPSEspecialista de Risco de Mercado e Liquidez - MAPS Engenheiro mecânico pela UFRJ, com Pós-graduação em Administração pela COPPEAD-UFRJ, com 20 anos de experiência em instituições financeiras como BBM, Pactual, ABN AMRO, Itaú e Real nas áreas de MIS, Risco, Produtos, Mesa de Operações e ALM. H 10 anos atua na MAPS SA como especialista de Risco de Mercado e Liquidez
Carlos Eduardo de Souza Lara (Moderador) Diretor de Riscos do Banco SafraCarlos Lara é formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica e possui mestrado em Matemática aplicada à Finanças, ambos da Universidade de São Paulo. Certificado como Agente de Investimento Certificado - CVM e ANBID CPA20. Possui 29 anos de experiência profissional na indústria financeira: atualmente em Risco de Mercado e Liquidez no Safra, trabalhou por 15 anos no Itaú-Unibanco, onde foi responsável por Tesourarias no Exterior (subsidiárias da Argentina, Uruguai, EUA e Europa), Controle de Risco de Mercado e Liquidez, Risco Operacional do Tesouraria, Tesouraria de ALM/Banking e Head trader da mesa de ações e commodities. Antes disso, trabalhou no Deutsche Bank, Banco Inter-American Express, Citibank e Unilever.

12h30

Almoço

Restaurante

14h00

Painel 13: Risco de Modelo: Diretrizes para um sólido arcabouço de gestão e governança

Auditório 1

Sridhar Sourirajan (Palestrante) Diretor de Gestão de Modelo de Risco da SASSridhar é Diretor de Gestão de Modelo de Risco, na matriz do SAS em Cary, na Carolina do Norte. Ele é o divulgador do produto SAS Model Risk Management, tendo liderado desde a concepção até a entrega da solução de gestão de modelo de risco líder de mercado. Com muita experiência nos setores de negócio e tecnologia, ele trabalha extensivamente em atividades de gestão de modelo de risco com bancos US CCAR, bancos US DFAST, banco G-SIBS e D-SIBS por todo o mundo.
Alceu Del Petri Filho (Moderador) Gerente de Gestão de Modelos do Banco Bradesco e Coordenador da Subcomissão de Validação da FEBRABANAtua na área financeira há mais de 27 anos. É Responsável pela Área de Gestão e Validação Independente de Modelos do Banco Bradesco. É também Coordenador da Subcomissão de Validação de Modelos Internos na FEBRABAN. Possui MBA em Finanças e Gestão de Riscos e Pós-Graduação em Finanças e Contábil.

Painel 14: Risco Cibernético/Segurança da Informação

Auditório 2

Paula Ester Farias de Leitão (Palestrante) Chefe Adjunta no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central do BrasilFormada em Economia pela Universidade de Brasília (Unb). Trabalhou por 10 anos no sistema financeiro e, desde 2000, trabalha no Banco Central do Brasil. Desde 2015 é Chefe Adjunta no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), no qual, atualmente, é responsável pela coordenação dos estudos relativos à Consulta Pública nº 57, que trata da política de segurança cibernética.
João Paulo Lara Rocha (Moderador) Líder da área de Segurança da IBM BrasilJoão Rocha é líder da área de Segurança da IBM Brasil. Rocha traz em sua bagagem grande experiência no setor, onde atua há mais de 17 anos. Anteriormente, liderava na própria IBM as ofertas de gerenciamento de identidade e acesso na América Latina, apoiando as demandas de negócios e o cumprimento das regulações. Ele é formado em Processamento de Dados pela Cesubra (Centro Universitário Planalto do Distrito Federal), pós-graduado em Segurança de Redes de Computadores e mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília. Possui certificações CISSP e CISA.

15h00

Painel 15: Apetite ao Risco RAS: Desenvolvimento de um framework efetivo

Auditório 1

James Howsam (Palestrante) Gerente, Riscos Regulatórios da DeloitteApós três anos trabalhando na Deloitte LLP em Londres, na área de consultoria para indústria bancaria e mercados capitais, James juntou-se à área de Risk Advisory da Deloitte São Paulo. James é especialista em Regulamentos Prudenciais, e trabalhou como regulador prudencial por cinco anos na Australian Prudential Regulation Authority, em Sydney e no Bank of England – Prudential Regulation Authority, em Londres.
Dermeval Bicalho Carvalho (Moderador) Diretor Executivo Interino da Diretoria de Riscos da Caixa Econômica FederalNatural de Londrina – PR. É graduado em Engenharia Agronômica na Universidade Estadual de Londrina, com Pós nas áreas de Desenvolvimento Gerencial, Consultoria de Empresas, Economia Empresarial e Programação. Ingressou na Caixa em 2001, e exerceu várias funções e cargos como: Gerente de Relacionamento, Especialista, Gerente Padrões, Gerente Nacional e Superintendente Nacional da SN de Risco Corporativo por 5 anos. Em agosto de 2017 tomou posse como Diretor Interino da Diretoria de Riscos. Quanto à representatividade externa, é participante da subcomissão de gestão de risco de crédito e comissão executiva de gestão de riscos da FEBRABAN.

Painel 16: Fintechs: Implicações para bancos e supervisores

Auditório 2

Fábio Lacerda Carneiro  (Palestrante) Chefe Adjunto do Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central do BrasilFábio Lacerda Carneiro é economista e servidor do Banco Central do Brasil desde 1994. É Mestre em Finanças pela EAESP/FGV, Especialista em Economia do Setor Bancário pela FEA/USP e mais recentemente Fellow no Weatherhead Center for International Affairs, da Universidade de Harvard (USA). Atualmente é Chefe Adjunto do Departamento de Supervisão Bancária (Desup) do Banco Central.
Paschoal Pipolo Baptista (Moderador) Sócio Líder de TI da Industria de Serviços Financeiros da Deloitte no BrasilPaschoal Baptista, sócio Líder de TI da Industria de Serviços Financeiros da Deloitte no Brasil é graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP e pós-graduado em Computer Science pela New York University. Antes de se juntar à Deloitte trabalhou na área de TI e Operações em Bancos, indústrias e prestadoras de serviço com foco no mercado financeiro onde liderou equipes multifuncionais e multiculturais em projetos internacionais no Japão, Argentina, EUA, Luxemburgo, Portugal e Cayman. Recentemente vem se dedicando ao tema das Fintechs e ao estudo de Inovação e novas tecnologias como Blockchain, IoT e Machine Learning.

16h00

Coffee Break

Foyer

16h30

Painel 17: Uma Nova Ótica no Gerenciamento de Riscos

Auditório 1

Marcos Pontes (Palestrante) Primeiro brasileiro a orbitar o planeta TerraNascido em SP, em 1963, Marcos Pontes é Mestre em Engenharia de Sistemas, Engenheiro Aeronáutico, Piloto de Tes-tes de Aeronaves e Astronauta Profissional Especialista de Missão. Além disso, atualmente Pontes trabalha como pa-lestrante motivacional, coach especialista em desempenho pessoal e profissional, consultor técnico e especialista em segurança operacional. É Empresário, Diretor de Operações da Agência Marcos Pontes Turismo de Aventuras, Diretor Técnico do Instituto Nacional para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico, Embaixador das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Presidente da Fundação Astronauta Marcos Pontes, Embaixador da Marca Integra Optics e Autor de quatro livros: “Missão Cumprida”, “É Possível! Como transformar seus sonhos em realidade”, “O Menino do Espaço” e “Caminhando Com Gagarin”, todos publicados pela editora Chris McHilliard do Brasil.
LOCAL DO EVENTO

WTC Events Center

Av. das Nações Unidas, 12559 - Brooklin Novo, São Paulo - SP, 04578-903
Patrocinadores do Evento