Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Eventos

7º Congresso de Combate e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo

19 e 20 de setembro de 2017 - Centro FECOMERCIO de Eventos

7º Congresso de Combate e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo

Objetivo: Debater as melhores práticas, novidades, tendências e novas tecnologias para prevenção a lavagem de dinheiro e combate ao financiamento ao terrorismo. 

Público: Participantes de instituições financeiras, seguradoras, previdências e securitizadoras. Executivos das áreas de Prevenção a Lavagem de Dinheiro.

08h00

Credenciamento

Foyer - 1º andar

09h15

Abertura

Teatro Raul Cortez - 2º andar

Murilo Portugal (Palestrante) Presidente, FEBRABANIniciou sua carreira em 1973 ao ingressar no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Foi assessor na Casa Civil, de 1981 a 1985, e chefe da Assessoria Econômica da Secretaria Geral da Presidência da República entre 1990 e 1992. No cargo, coordenou o programa federal de desregulamentação. De 1992 a 1996, foi secretário do Tesouro Nacional. Em 1996, assumiu o posto de diretor executivo do Banco Mundial. Em 1998 tornou-se Diretor Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em 2005 retornou ao Brasil para ocupar a secretaria executiva do Ministério da Fazenda onde ficou até março de 2006. Em dezembro de 2006, se tornou vice-diretor geral do FMI. Em março de 2011 deixou o posto no FMI para se tornar o 14º presidente da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. Desde 2012 também é presidente da Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF Brasil. Murilo Portugal Filho é bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, tem diploma em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Cambridge e é mestre em Economia pela Universidade de Manchester, Inglaterra.

09h45

Sinergia entre Reguladores e Regulados

Teatro Raul Cortez - 2º andar

Adalberto Felinto da Cruz Júnior (Palestrante) Secretário-Executivo, Banco Central do BrasilAdalberto Felinto da Cruz Júnior é o Secretário-Executivo do Banco Central do Brasil. Servidor da Autarquia há 17 anos, foi Chefe do Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão por sete anos, quando teve a oportunidade de coordenar as áreas de Planejamento Estratégico, Gestão Estratégica de Projetos e de Processos, Clima e Cultura Organizacional e Orçamento. Dentre outras atribuições, atualmente, é o responsável pelo acompanhamento e a articulação da Agenda BC+ que engloba um conjunto de ações estratégicas para intensificar a atuação do Banco Central no cumprimento de sua missão institucional, visando gerar benefícios sustentáveis para a sociedade. Assessora e representa o Presidente e a Diretoria Colegiada em assuntos institucionais. É Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e Mestre em Administração pela mesma Universidade.
Antonio Gustavo Rodrigues (Palestrante) Presidente, Coaf - Conselho de Controle de Atividades FinanceirasFormado na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1982, fez curso de pós-graduação em Análise de Sistemas no Instituto Brasileiro de Administração Municipal (1986) e MBA executivo organizado pelo Banco Mundial na Harvard Business School, em cooperação com as principais universidades de negócios (1999), além de vários cursos de especialização principalmente nas áreas financeira e de negociação externa. Após trabalhar na Associação de Exportadores do Brasil, na Associação de Bancos no Estado do Rio de Janeiro e no Banco de Crédito Nacional, ingressou em 1985, por concurso público, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, onde ocupou o cargo de Gerente de Organismos Internacionais no Departamento Financeiro e Internacional. Foi advogado do Banco Mundial, de 1992 a 1995, na Divisão de América Latina e Caribe do Departamento Jurídico, em Washington, tendo participado de diversos projetos daquela Instituição no Brasil e na América Latina. Em Brasília desde 1995, ocupou o cargo de Secretário-Adjunto de Assuntos Internacionais no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, até 2000, quando foi transferido para o Ministério da Fazenda, onde exerceu também o cargo de Secretário-Adjunto de Assuntos Internacionais. No início de 2004, foi nomeado pelo Presidente da República, por indicação do Ministro de Estado da Fazenda, para exercer o cargo de Presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF. Desde 2004, é o chefe da Delegação Brasileira junto ao Grupo de Ação Financeira Contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento ao Terrorismo (GAFI/FATF) e junto ao Grupo de Ação Financeira da América do Sul Contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento ao Terrorismo (GAFISUD) e o representante titular da Unidade de Inteligência Financeira Brasileira no Grupo de EGMONT. Exerceu a Presidência do GAFISUD no ano de 2006 e do GAFI em 2008/2009.
Alexandre Pinheiro dos Santos (Palestrante) Superintendente Geral, Comissão de Valores Mobiliários - CVMSuperintendente Geral e ex-Procurador-Chefe da CVM. Procurador Federal. Ex-Advogado da Bolsa do Rio. Graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1993), está concluindo MBA em Gestão Estratégica de Pessoas na Fundação Getulio Vargas. Professor de Direito Empresarial e do Mercado de Capitais, com orientações ministradas e livros e artigos publicados. Co-Chair do Comitê de implementação da Convenção de Genebra sobre valores mobiliários intermediados (Geneva Securities Convention). Primeiro Coordenador do Termo de Cooperação da CVM com o Ministério Público Federal - MPF e suplente no Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da ENCCLA, além de Integrante da lista de substituição do Colegiado da CVM (Diretor Substituto), com mandato até 04/03/2018.
Frederico William Wolf (Moderador) Diretor do Depto. de Compliance, Conduta e Ética do Bradesco e Diretor Setorial da Comissão de Compliance da FEBRABANBacharel em Administração de Empresas, Recursos Humanos e Produção. Várias especializações em Negócios, Finanças e T/I. . Participou do PGA - Programa de Gestão Avançada, ministrado pela Fundação Dom Cabral, e do AMP - Advanced Management Program ministrado pelo IESE Business School - University of Navarra, São Paulo, SP.. Possui o Certified Anti-Money Laundering Specialist, pela Associtation of Certified Anti-Money Laundering Specialists – ACAMS. 45 anos na área Bancária. Ocupa a função de Diretor do Departamento de Compliance, Conduta e Ética, tendo anteriormente também respondido pelas áreas de Risco Integrado, Risco de Crédito e Controles Internos. É Diretor Setorial da Comissão de Compliance da Febraban e representante brasileiro no Comitê Latinoamericano para PLD/FT da FELABAN. Membro da COMISSÃO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa

11h00

Coffee Break

Foyer - 1º andar

11h30

ENCCLA - Estratégia Nacional de Combate à corrupção e à Lavagem de Dinheiro - Campanha Todos Juntos Contra a Corrupção

Teatro Raul Cortez - 2º andar

Jailton Almeida do Nascimento (Palestrante) Coordenador-Geral de Participação Social na Gestão Pública da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República
Luciana Asper Y Valdés (Palestrante) Promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e Coordenadora da Ação 6 da ENCCLA
Paulo Vita (Moderador) Superintendente de Compliance do Itaú Unibanco e Diretor Adjunto da Comissão de Compliance da FEBRABAN

12h15

Papel do setor financeiro frente aos desafios atuais do cenário brasileiro

Teatro Raul Cortez - 2º andar

Ricardo Andrade Saadi (Palestrante) Superintendente Regional, Polícia Federal do Estado do Rio Grande do SulDelegado de Polícia Federal desde 2002, exercendo atualmente o cargo de Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado do Rio Grande do Sul. Diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) do Ministério da Justiça entre 2010 e 2017, mesmo período em que foi Conselheiro do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF). Graduado em Direito (Mackenzie) e Economia (PUC/SP). Especialista em Direito Processual Civil (PUC/SP). Mestre e Doutor em Direito Político e Econômico (Mackenzie). Formado na FBI National Academy, Quantico.
José Petronilho Sobrinho (Moderador) Superintendente Depto. Compliance, Conduta e Ética do Bradesco e Diretor Setorial da Comissão de PLD da FEBRABANBacharel em Direito e Administrador de Empresas, com carreira de mais de 40 anos em Instituição financeira de grande porte, atuando no atendimento de clientes, áreas contábeis, auditoria interna, compliance e PLD/FT.

13h00

Almoço

Restaurante - 1º andar

14h30

As novas ferramentas de PLD no mundo digital - Tecnologias disponívels para aprimorar os processos de prevenção através de correlação de dados

Teatro Raul Cortez - 2º andar

Adilson Fernandes da Conceição (Palestrante) Gerente de Arquitetura Enterprise, Itaú UnibancoAdilson Fernandes da Conceição, é gerente de Arquitetura Enterprise no Itaú Unibanco e responsável pelo centro de excelência em blockchain da instituição. Acumula 30 de experiência no setor financeiro, atuando nas áreas de cartão de crédito e seguros. É graduado em Tecnologia, com MBA em Gestão Executiva de Tecnologia e especialização em Gestão de Projetos pela FGV.

14h50

As novas ferramentas de PLD no mundo digital - Como as áreas de PLD dos bancos estão investindo e se preparando para o mundo digital

Teatro Raul Cortez - 2º andar

Ray Ryan (Palestrante) Diretor, ComplyAdvantageÉ Diretor da ComplyAdvantage, um provedor de tecnologia e dados de conformidade e risco baseados na nuvem ou SAAS. Atua a mais de 20 anos em processos e melhores práticas na regulamentação de mecanismos de AML, como implementar softwares para fornecer automação na área de requisitos regulatórios de AML em sanções , watchlists, pessoas politicamente expostas (PEP’s) e mídia adversa.
Estevão Lazanha (Palestrante) Diretor de Engenharia de Dados, Itaú UnibancoDiretor de Engenharia de Dados do Itaú Unibanco desde julho de 2016, responsável pela gestão da plataforma tecnológica e pela modernização do ambiente de dados. Concentra iniciativas de Big Data e promove o uso de métodos analíticos avançados para decisões de negócio. Anteriormente atuou como Superintendente de Finanças entre maio de 2011 e abril de 2016. Nesta função executou atividades de apuração de resultados dos diversos canais e produtos do segmento de varejo. Anteriormente havia atuado na concepção e implantação da estrutura para controle da carteira de crédito e PDD. Iniciou a carreira na EMBRAER, atuando como Engenheiro de desenvolvimento de produto de fevereiro de 2003 a junho de 2008. Formação Acadêmica: Estevão é formado em Engenharia Civil, pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV, com mestrado em Engenharia de Estruturas pela USP e Engenharia Aeronáutica pelo ITA. Em 2010 recebeu a certificação de Financial Risk Manager (FRM) pela GARP.
Adilson Lobato (Moderador) Gerente Executivo de Segurança Institucional, Banco do BrasilAdilson Augusto Lobato - Graduação em Administração de Empresas - Especialização I: Auditoria - Especialização II: Finanças - Cargo atual: Gerente Executivo (Executiva responsável por Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, Prevenção e Combate à Corrupção e Segurança da Informação) - 30 anos de BB - 5 anos coordenando o Processo Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro - Experiências anteriores: Auditor Interno (BB) e Gerente de Agências (BB)

16h00

Coffee Break

Foyer - 1º andar

16h30

Impacto da lavagem de dinheiro nas operações de comércio exterior

Teatro Raul Cortez - 2º andar

Henry Balani (Palestrante) Global Head of Strategic Affairs, AccuityHenry é Global Head of Strategic Affair da Accuity. Tem experiência com empresas de serviços financeiros, tendo sido pioneiro em soluções de triagem de conformidade comercial. Dá aulas de pós-Graduação em Economia e Negócios Globais. Atualmente consuz pesquisa de doutorado na Universidade de Wisconsin.
Gustavo da Rocha Paranhos M. Spranger (Moderador) Superintendente de Prevenção a Ilícitos do Itaú Unibanco e Coordenador Adjunto da Subcomissão de PLD da FEBRABAN

17h30

Happy Hour

Foyer - 1º andar

09h00

O uso de tecnologia na prevenção à lavagem de dinheiro

Teatro Raul Cortez - 2º andar

Antonio Carlos Ferreira de Sousa (Palestrante) Diretor de Inteligência Financeira, Coaf - Conselho de Controle de Atividades FinanceirasAntonio Carlos Ferreira de Sousa, brasiliense, 47 anos, bacharel em ciências econômicas, Pós- Graduado em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria, Diretor de Análise e Fiscalização e substituto eventual do Presidente do Conselho de Controle das Atividades Financeiras – COAF, do Ministério da Fazenda. Conselheiro do Subsistema Nacional de Inteligência da Segurança Pública-SISP, Conselheiro (suplente) do Conselho Consultivo do Sistema Brasileiro de Inteligência- CONSISBIN, tendo exercido outras funções dentre as quais: - Conselheiro do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas – CONAD - Conselheiro do conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a - Propriedade Intelectual – CNCP - Consultor de Diretoria da Caixa Econômica Federal Como reconhecimento institucional e funcional foi agraciado com as seguintes honrarias: - Comenda Ordem do Mérito “Cavaleiro” concedida pelo Exercito Brasileiro, pela atuação na área de Inteligência Financeira; - comenda de Mérito pela atuação na Estratégia Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro, à Corrupção e na Recuperação de Ativos - ENCCLA 2010;e - Comenda do Pacificador concedida pelo Exercito Brasileiro, pela atuação na área de Inteligência Financeira.
Gerson D'Agord Schaan (Palestrante) Coordenador-Geral de Pesquisa e Investigação, Receita Federal do BrasilGerson D’Agord Schaan, natural de Porto Alegre, RS, é Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, e possui Especialização em Finanças Públicas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/Brasília. É Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil desde 1994 onde atuou nas áreas de fiscalização de pessoas físicas e jurídicas; estudos econômico-tributários; e principalmente de Pesquisa e Investigação. Atuou também como Instrutor da Escola Superior de Administração Fazendária – ESAF em diversos cursos de formação para auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil. No período de 2009 a 2012 foi cedido ao Conselho de Controle das Atividades Financeiras – COAF, onde atuou nas áreas de análise e análise estratégica, tendo representado a instituição em reuniões do Grupo de Egmont. Na função de Coordenador-Geral de Pesquisa e Investigação, no período de 2003 a 2008 e de 2012 em diante, representa a Receita Federal junto à Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCCLA; representa a Receita Federal em Plenárias e Grupos de Trabalho do Grupo de Ação Financeira Internacional – GAFI/FATF, bem como em outros fóruns internacionais de combate à lavagem de dinheiro; coordenou o Grupo de trabalho sobre Inteligência Fiscal do Centro Interamericano de Administrações Tributárias - CIAT; é palestrante na Escola Superior de Guerra (ESG), no Curso Superior de Inteligência Estratégica; e Conselheiro do COAF, como representante da Receita Federal.
José Eduardo Moreira Bergo (Moderador) Diretor de Segurança Institucional, Banco do BrasilÉ colaborador do Banco do Brasil há 29 anos. É bacharel em ciências Econômicas pela AEUDF - Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal. Tem MBA em Auditoria pela Fipecafi/USP, de Gestão de Avançada de Negócios, pela UFMT, IAG Master Finanças Corporativas pela PUC do RJ, Master en Negocio Bancario Y Agente Financiero del Universidad de Alcalá – Alcalá de Henares – Espanha, Curso Superior de Inteligência Estratégica na Escola Superior de Guerra, Medalha da Ordem do Mérito Militar – Grau Cavaleiro.

10h30

Coffee Break

Foyer - 1º andar

11h00

Painel com Reguladores - As diretrizes internacionais e as estratégias nacionais no combate à lavagem de dinheiro

Teatro Raul Cortez - 2º andar

Francisco José Barbosa da Silveira (Palestrante) Chefe Adjunto do Departamento de Supervisão de Conduta do Banco Central do Brasil É Bacharel em Ciências Econômicas, com especialização em Finanças e Gestão. Atua na Supervisão de instituições financeiras há mais de vinte anos, tendo assumido diversas posições no Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central do Brasil, a maior parte com responsabilidade direta sobre a supervisão de instituições financeiras. Possui experiência anterior em auditoria independente e no mercado financeiro. Lecionou durante dez anos disciplinas nas áreas de economia e finanças em cursos de graduação. Chefe Adjunto do Departamento de Supervisão de Conduta do Banco Central do Brasil Atua na Supervisão de instituições financeiras há mais de vinte anos, tendo assumido diversas posições no Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central do Brasil, a maior parte com responsabilidade direta sobre a supervisão de instituições financeiras. Possui experiência anterior em auditoria independente e no mercado financeiro. Lecionou durante dez anos disciplinas nas áreas de economia e finanças em cursos de graduação.
Marcus Vinícius de Carvalho (Palestrante) Responsável pelo Núcleo de PLDFT da Superintendência Geral, Comissão de Valores Mobiliários - CVMGraduado em Ciências Contábeis e Direito, com MBA em Finanças e LLM em Direito Societário, iniciou sua carreira como auditor independente. É Inspetor da CVM desde 1995, onde atuou por quase 20 anos na Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários. Atualmente, é o responsável direto pelo Núcleo de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo da Superintendência Geral da CVM. Conselheiro da Autarquia no COAF, também representa a CVM na ENCCLA e na delegação brasileira no GAFI/FATF.
Joaquim da Cunha Neto (Palestrante) Coordenador-Geral de Supervisão, Coaf - Conselho de Controle de Atividades FinanceirasJoaquim da Cunha Neto é graduado em Direito, com MBA em Comércio Exterior e Câmbio e em Planejamento e Inteligência Estratégica. Profissional do sistema financeiro, exerce, desde 2005, o cargo de Coordenador-Geral no Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF. Ocupa o cargo de Conselheiro Suplente do Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (CONAD), bem como participa da formação de monitores no tema PLD/FT, da CICAD/OEA, e também é Avaliador do Grupo de Ação Financeira da América Latina (GAFILAT).
Adriano Volpini (Moderador) Diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco e Diretor Setorial da Comissão de Prevenção à Fraudes da FEBRABAN

12h30

Almoço

Restaurante - 1º andar

14h00

Financiamento ao terrorismo - experiência internacional

Teatro Raul Cortez - 2º andar

John Brennan (Palestrante) CEO, Context Data SolutionsÉ CEO da Context Data Solutions. É formado pela Universidade de Exeter, no Reino Unido. Foi detetive sênior da New Scotland Yard com mais de 36 anos de experiência nos setores público e privado. Investigou vários casos de homicídios, narcóticos até grandes fraudes, lavagem de dinheiro e terrorismo. Tornou-se o principal especialista internacional em crime organizado da Jamaica, realizando várias investigações complexas bem sucedidas em Kingston, e em todo o Caribe. Desenvolveu técnicas inovadoras de investigação com foco em antiterrorismo, fraudes, lavagem de dinheiro e programas de melhores práticas em governança para grandes corporações e governos. Presta consultoria para grandes empresas e escritórios de advocacia em relação ao impacto das legislações internacionais de combate a corrupção e lavagem de dinheiro.
Luciana Marqueto Miranda (Moderador) Global Financial Crimes Compliance do Banco J. P MorganLuciana é advogada, pós-graduada em Business Law pela Boston University e General Law Practice pela Harvard University, tendo uma sólida experiência de 20 anos nos mercados financeiro e de capitais, sempre atuando nas áreas de Compliance e Prevenção a Crimes Financeiros de bancos internacionais com presença no Brasil (ING Bank, Banco Santander, HSBC, Bank of America Merrill Lynch). Luciana é Certified AML Specialist pela ACAMS – Association of Certified Anti-Money Laundering Specialists e Certified Compliance Officer pela B3.

15h30

Coffee Break

Foyer - 1º andar

16h00

Os desafios das transformações tecnológicas no mundo financeiro: um caminho sem volta

Teatro Raul Cortez - 2º andar

Guga Stocco (Palestrante) Digital Bank AdvisorGuga é Advisor do Banco Original e responsável laboratório do banco no Vale do Silicio, foi responsável pela realização de projetos como a abertura de conta online e a plataforma de Open Banking, ambos premiados pelo Efma e Celent. Ele é co-fundador da Domo Invest, fundo que captou R$100 milhões para investimentos em Internet e Fintech.
Fabio Sarabia (Moderador) AML Compliance do Citi Brasil

17h00

Encerramento

Teatro Raul Cortez - 2º andar

LOCAL DO EVENTO

Centro FECOMERCIO de Eventos

Centro FECOMERCIO de Eventos - R. Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01313-020
Patrocinadores do Evento