Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Eventos

49º Café com Sustentabilidade

23 de novembro de 2016 - FEBRABAN

49º Café com Sustentabilidade

“Financiamento de recomposição florestal no Brasil”

Quase 70% das 5,5 milhões de propriedades rurais existentes no Brasil já concluíram o Cadastro Ambiental Rural (CAR), ferramenta do Código Florestal em vigor que permite aos produtores identificar as áreas a serem recuperadas para adequação ambiental. O compromisso de restaurar e recuperar 12 milhões de hectares de florestas até 2030, assumido pelo país no âmbito da Convenção do Clima das Nações Unidas, reforça a dimensão que este tema deve ocupar na agenda climática do país nos próximos anos.

O volume de recursos necessários para a recuperação florestal no Brasil não é desprezível e depende, além da dimensão do passivo a ser restaurado, de fatores como o método de plantio adotado pelo produtor e as regulamentações estabelecidas para cada região. Soluções para viabilizar o desenvolvimento desta agenda passam pela utilização de modelos de financiamento que sejam adequados à natureza desta atividade.

O 49° Café com Sustentabilidade da FEBRABAN apresenta o estudo inédito sobre “Financiamento de Recomposição Florestal no Brasil”, produzido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces), seguido de um painel de discussão com representantes do setor agropecuário e do setor financeiro a respeito dos possíveis modelos e instrumentos financeiros capazes de fomentar o crescimento da recomposição florestal no país.

Confira a programação e participe!

Faça já sua inscrição. A participação é gratuita e as inscrições serão preenchidas por ordem de recebimento.

08h30

Credenciamento e Café

Recepção 12º andar

09h00

Abertura

Auditório FEBRABAN

Mario Sérgio Vasconcelos (Palestrante) Diretor de Relações Institucionais da FEBRABAN

09h10

Apresentação do estudo “Financiamento da Recomposição Florestal no Brasil”

Auditório FEBRABAN

Annelise Vendramini (Palestrante) Coordenadora do Programa de Finanças Sustentáveis do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces)

09h40

Perguntas e respostas dos participantes

Auditório FEBRABAN

09h50

Painel de discussão - Perguntas do mediador e discussão sobre os resultados do estudo e possíveis soluções para viabilizar a atividade de recomposição florestal no Brasil

Auditório FEBRABAN

César Grafietti (Debatedor) Superintendente de Crédito - Itaú BBA
Francisco Beduschi Neto (Debatedor) Presidente - Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) e Coordenador - Iniciativa de Pecuária do Instituto Centro de Vida (ICV)
Glauber Silveira (Debatedor) Conselheiro da Aprosoja Mato Grosso
Marcio Macedo Costa (Debatedor) Departamento de Meio Ambiente - BNDES
Paula Peirão (Moderador) Gestora do Programa de Finanças Sustentáveis do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces)

11h20

Encerramento

Auditório FEBRABAN

LOCAL DO EVENTO

FEBRABAN

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1485, Torre Norte, 12º andar - Pinheiros