Eventos

2º Seminário de Contabilidade

23 de maio de 2017 - Hotel Intercontinental, São Paulo/SP

2º Seminário de Contabilidade

Tema Central: Aspectos Práticos das Normas Internacionais (Foco IFRS 9) e Visão dos Reguladores

 

Perfil do Público: Executivos das áreas de Contabilidade, Compliancee Auditoria Interna de Bancos, Corretoras, Financeiras, Seguradoras e Cooperativas de Crédito.

 

ATENÇÃO: O Seminário contará pontos para o programa de educação continuada.

08h00

Credenciamento

Foyer - Piso 2

08h30

Abertura

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Alvir Alberto Hoffmann (Palestrante) Vice-Presidente Executivo da FEBRABANFORMADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS, COM ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA E MBA EM FINANÇAS, TRABALHOU POR MAIS DE 30 ANOS NO BANCO CENTRAL DO BRASIL, ONDE EXERCEU DIVERSOS CARGOS, ENTRE ELES DIRETOR DE FISCALIZAÇÃO E MEMBRO DA DIRETORIA COLEGIADA E DO COMITÊ DE POLÍTICA MONETÁRIA. TRABALHOU DE 2005 A 2007 NO FMI (FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL), NA DIVISÃO DE RISCO SISTÊMICO DO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS MONETÁRIOS E DE CAPITAIS, ONDE ASSESSOROU A AVALIAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DO SETOR FINANCEIRO DE VÁRIOS PAÍSES. MAIS RECENTEMENTE, TRABALHOU NA ERNST & YOUNG COMO LÍDER DA PRÁTICA REGULATÓRIA PARA A AMÉRICA LATINA, NO CONSELHO DO TORONTO CENTRE FOR FINANCIAL SUPERVISION LEADERSHIP, ENTIDADE INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE SUPERVISORES FINANCEIROS E NO BANCO BTG PACTUAL, ONDE PRESIDIU O COMITÊ DE AUDITORIA.

09h00

Agenda Regulatória do IASB – Atualizações e informações importantes da atual pauta do board do IASB em relação ao segmento financeiro e ao modelo contábil brasileiro

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Amaro Luiz de Oliveira Gomes  (Palestrante) Board Member - IASB AMARO LUIZ DE OLIVEIRA GOMES, BRASILEIRO (54), INTEGRA O IASB DESDE JULHO DE 2009. DE 1992 A 2009 TRABALHOU NO DEPARTAMENTO DE NORMAS DO BANCO CENTRAL, OCUPANDO A CHEFIA DE 2004 A 2009, E REPRESENTANDO O BACEN NO GRUPO INTERGOVERNAMENTAL DE ESPECIALISTAS EM CONTABILIDADE INTERNACIONAL – ISAR (UNCTAD/ONU), NO ACCOUNTING TASK FORCE E NO POLICY DEVELOPMENT GROUP (COMITÊ DE BASILÉIA), E NO SUBGRUPO 4 – INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS FINANCEIROS DO MERCOSUL. FOI AUDITOR DA PRICEWATERHOUSECOOPERS (PWC), NO PERÍODO DE DE 1986 A 1992. É CO-AUTOR DO LIVRO CONTABILIDADE PARA INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS (ED. ATLAS).
Artur Gigueira  (Moderador) Diretor da Comissão para Assuntos Contábeis da FEBRABAN BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PELA UNIVERSIDADE MACKENZIE, ATUOU COMO AUDITOR PELA KPMG, DIRECIONANDO POSTERIORMENTE SUA CARREIRA PARA O MERCADO FINANCEIRO PASSANDO POR INSTITUIÇÕES COMO CITIBANK, BANCO ING, SUL AMÉRICA INVESTIMENTOS E BANCO REAL, SEMPRE COM ÊNFASE NA ÁREA CONTÁBIL. ATUALMENTE COMO SUPERINTENDENTE NO BANCO SANTANDER É RESPONSÁVEL PELA ÁREA DE NORMAS CONTÁBEIS, TENDO COMO PRINCIPAL ATRIBUIÇÃO ESTABELECER AS DIRETRIZES E ORIENTAÇÕES CONTÁBEIS INERENTES AOS PRODUTOS OPERADOS PELA INSTITUIÇÃO, OBSERVANDO OS PADRÕES REQUERIDOS PELO BANCO CENTRAL DO BRASIL, BANCO DE ESPANHA E IFRS. DESDE DE 2013 É DIRETOR SETORIAL DE ASSUNTOS CONTÁBEIS DA FEBRABAN E MEMBRO REPRESENTANTE DESTA ENTIDADE JUNTO AO CPC – COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS E AO IIF - INSTITUTE OF INTERNATIONAL FINANCE.

10h00

Coffee-Break

Foyer - Piso 2

10h30

Visão da RFB sobre os Recentes Normativos do BACEN que reduziram assimetrias com as normas internacionais, bem como sobre os Requerimentos do Novo Pronunciamento - IFRS 9

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Paulo Eduardo Nunes Verçosa (Palestrante) Auditor-Fiscal da Receita Federal do BrasilAUDITOR-FISCAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL REPRESENTANTE DA RFB NO CPC COORDENADOR DO GT CONTÁBIL DA RFB - SUBSTITUTO CHEFE DA DIVISÃO DE FISCALIZAÇÃO DA 3ºRF - SUBSTITUTO
Maria da Consolação Silva  (Palestrante) Auditora-Fiscal da Receita Federal do Brasil
Jorge Andrade Costa (Moderador) Diretor Adjunto da Comissão para Assuntos Contábeis da FEBRABANJORGE ANDRADE COSTA É CONTADOR, ATUÁRIO, MBA CONTROLLER, MESTRE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS PELA PUC/SP E DOUTOR EM CONTROLADORIA E CONTABILIDADE PELA FEA/USP. É PROFESSOR DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FIPECAFI E NA FBM E MEMBRO DO CONSELHO FISCAL DA FEBRABAN. RESPONSÁVEL PELAS POLÍTICAS E NORMAS CONTÁBEIS DO BRADESCO. AUTOR DE DIVERSOS ARTIGOS E LIVROS SOBRE CONTABILIDADE DE SEGUROS, TRIBUTÁRIA E NORMAS INTERNACIONAIS.

11h30

Mensuração e Reconhecimento de Instrumentos Financeiros – Convivência entre a Circular 3.068 e IFRS 9

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Silvia Marques de Brito e Silva  (Palestrante) Chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro - DenorSILVIA MARQUES É CHEFE DO DEPARTAMENTO DE NORMAS DO SISTEMA FINANCEIRO DO BANCO CENTRAL DO BRASIL E COORDENA ESTUDOS E PROJETOS VINCULADOS AO PROCESSO DE REGULAÇÃO FINANCEIRA, ADEQUAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS FINANCEIROS, CONTABILIDADE, AUDITORIA, GOVERNANÇA CORPORATIVA E GESTÃO DE RISCO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS. É CONTADORA REGISTRADA E CONCLUIU SEU MESTRADO EM CONTABILIDADE E FINANÇAS NA UNIVERSIDADE DE SOUTHAMPTON, REINO UNIDO, EM 2002.
Silvia Regina Cruz Valente  (Moderador) Controller - Goldman SachsSILVIA VALENTE OCUPA, DESDE JUNHO DE 2010, A POSIÇÃO DE CONTROLLER DO GRUPO GOLDMAN SACHS NO BRASIL, EXERCENDO A FUNÇÃO DE DIRETORA ESTATUTÁRIA DE CONTROLADORIA. COM 33 ANOS DE EXPERIÊNCIA, ELA OCUPOU DIVERSAS POSIÇÕES EXECUTIVAS EM CONTROLADORIA NOS GRUPOS MORGAN STANLEY E J.P.MORGAN CHASE, NO BRASIL. SÍLVIA É GRADUADA EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E POSSUI MBA EM FINANÇAS PELO IBMEC SÃO PAULO (ATUAL INSPER) E MBA EM GOVERNANÇA CORPORATIVA E MERCADO DE CAPITAIS PELO B.I. INTERNATIONAL, EM PARCERIA COM A COLUMBIA UNIVERSITY E JOHNS HOPKINS UNIVERSITY, AMBAS NOS EUA. SÍLVIA É DIRETORA TÉCNICA DO COMITÊ DE CONTABILIDADE E REGULAMENTAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS INTERNACIONAIS (ABBI), BEM COMO CO-CHAIR DO GOLDMAN SACHS BRAZIL WOMEN’S NETWORK E MEMBRO DO COMITÊ DE DIVERSIDADE DO GOLDMAN SACHS.

12h30

Almoço

Salas Giorgi e Nery - 1º sub.

14h00

IFRS 9 - Entendendo a aplicação do Teste SPPI e a Identificação dos Modelos de Negócios das Instituições Financeiras

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Gilberto Souza  (Palestrante) Sócio de Global Capital Markets Group - Financial Services Industry - DeloitteSÓCIO DA ÁREA DE MERCADO DE CAPITAIS DA DELOITTE TOUCHE TOHMATSU, GILBERTO É MESTRE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS PELA PUC-SP, BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PELA UFRJ, MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS PELO IBMEC E PÓS-GRADUADO EM MERCADO DE CAPITAIS PELA FGV. COM EXPERIÊNCIA DE 27 ANOS EM AUDITORIA INTERNA E EXTERNA, GESTÃO DE RISCOS E ACCOUNTING ADVISORY NA INDÚSTRIA FINANCEIRA, TEM LIDERADO PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE NORMAS CONTÁBEIS DO BACEN, IFRSS E REGULATÓRIAS COMPLEXAS (SOX E COMPLIANCE EM GERAL) EM BANCOS DE GRANDE PORTE NO BRASIL E NO EXTERIOR.
Alexei De Bona  (Moderador) Gerente Executivo de Finanças, Normas e Divulgações Contábeis do Banco VotorantimCONTADOR E ESPECIALISTA EM FINANÇAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, POSSUI MAIS DE 28 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL, EUROPA E ÁSIA. ATUA HÁ MAIS DE 12 ANOS COM A IMPLEMENTAÇÃO DE NORMAS IFRS.

15h00

IFRS 9 – Aspectos práticos de Aplicação do Impairment (Migração entre estágios, Reconhecimento de juros em base bruta e líquida, Cura e Default)

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Rafael Guerra  (Palestrante) Sócio da Management Solutions SÓCIO DA MANAGEMENT SOLUTIONS. FORMADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS E EMPRESARIAIS PELA “UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE MADRID – UAM”. NA MS É RESPONSÁVEL GLOBAL PELA PRÁTICA DE RISCOS E CAPITAL, COMEÇOU SUA CARREIRA NA ARTHUR ANDERSEN E ESTÁ NA MANAGEMENT SOLUTIONS DESDE A SUA FUNDAÇÃO. POSSUI AMPLA E CONSOLIDADA EXPERTISE NOS ÂMBITOS DE RISCOS E CAPITAL. COLABORA NESTES ÂMBITOS COM AS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E REGULADORES NA EUROPA E NA AMÉRICA.
Rodrigo Andrade de Morais (Moderador) Superintendente de Políticas Contábeis do Itaú-UnibancoRODRIGO ANDRADE DE MORAIS É ATUALMENTE SUPERINTENDENTE DE FINANÇAS DO ITAÚ UNIBANCO E CONSELHEIRO FISCAL DA FEBRABAN E FUNBEP. É MEMBRO DO SAG – SENIOR ACCOUNTING GROUP DO INSTITUTE OF INTERNACIONAL FINANCE (IIF) E APOIA A REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NAS REUNIÕES DO ACCOUNTING STANDARDS ADVISORY FORUM (ASAF) DO INTERNATIONAL ACCOUNTING STANDARDS BOARD (IASB). REPRESENTA O ITAÚ UNIBANCO NAS PRINCIPAIS COMISSÕES DE MERCADO, ENTRE ELAS A COMISSÃO CONTÁBIL DA FEBRABAN, E PARTICIPA DAS REUNIÕES DO COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS (CPC) COMO CONVIDADO DA ABRASCA. GRADUADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PELA UNIVERSIDADE MACKENZIE E MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E RISCO PELA USP – UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, É CERTIFICADO EM IFRS PELO INSTITUTE OF CHARTERED ACCOUNTS IN ENGLAND AND WALES.

16h15

Coffee-Break

Foyer - Piso 2

16h30

Compatibilização entre os Conceitos de Perda Esperada Definidos pelo IFRS 9 e na Resolução 4.557/17 (GIR)

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Fábio Lacerda Carneiro (Palestrante) Chefe Adjunto do Departamento de Supervisão Bancária – Banco Central do BrasilFÁBIO LACERDA CARNEIRO É ECONOMISTA E SERVIDOR DO BANCO CENTRAL DO BRASIL DESDE 1994. ATUALMENTE É CHEFE ADJUNTO DO DEPARTAMENTO DE SUPERVISÃO BANCÁRIA (DESUP), EM SÃO PAULO. É MESTRE EM FINANÇAS PELA EAESP/FGV E ESPECIALISTA EM ECONOMIA DO SETOR BANCÁRIO PELA FEA/USP, TENDO ATUADO COMO RESEARCH FELLOW NO WEATHERHEAD CENTER FOR INTERNATIONAL AFFAIRS, DA UNIVERSIDADE DE HARVARD (USA).
Rodrigo Luis Rosa Couto  (Moderador) Diretor de Finanças Atacado do Itaú-UnibancoRODRIGO COUTO É O DIRETOR RESPONSÁVEL POR FINANÇAS DO BANCO DE ATACADO E GESTÃO DE CAPITAL DO ITAU UNIBANCO E DIRETOR-ADJUNTO DA COMISSÃO DE RISCOS DA FEBRABAN. ANTES DE JUNTAR-SE AO ITAU UNIBANCO EM 2008, RODRIGO FOI CONSULTOR ESPECIALIZADO EM TEMAS DE RISCOS E FINANÇAS NA MCKINSEY & CO (2005-2008) E INSPETOR DO DEPARTAMENTO DE SUPERVISÃO DIRETA NO BANCO CENTRAL DO BRASIL (1998-2003). RODRIGO COUTO É BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL E MBA PELA THE WHARTON GRADUATE SCHOOL OF BUSINESS OF THE UNIVERSITY OF PENNSYLVANIA/US.

18h00

Encerramento

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Rubens Sardenberg  (Palestrante) Diretor de Regulação Prudencial, Riscos e Economia da FEBRABANRUBENS SARDENBERG É ECONOMISTA-CHEFE E DIRETOR DE REGULAÇÃO PRUDENCIAL E RISCOS DA FEBRABAN. FOI SECRETÁRIO – ADJUNTO DO TESOURO NACIONAL E DIRETOR DE FINANÇAS E DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES DO BANCO NOSSA CAIXA. TAMBÉM JÁ OCUPOU AS POSIÇÕES DE ECONOMISTA – CHEFE DO BANCO ABN-REAL E DA TESOURARIA DO BANCO CITIBANK NO BRASIL. É FORMADO PELA FACULDADE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO PELA FEA/USP E PÓS-GRADUADO PELA UNICAMP.

- O congressista deve identificar-se na recepção do evento para retirada da credencial e material do congresso;

- A credencial é pessoal e instransferível, sua utilização é obrigatório em todos os ambientes do evento;

- Para cancelamentos e substituições de participantes, favor consultar as regras junto à informação de valores do congresso;

- O Hotel oferece serviço de estacionamento, porém a despesa corre por conta do congressista.

 

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Departamento de Eventos da FEBRABAN: eventos@febraban.org.br

LOCAL DO EVENTO

Hotel Intercontinental, São Paulo/SP

Hotel Intercontinental - Alameda Santos, 1.123 - Jardim Paulista, São Paulo/SP
Patrocinadores do Evento