Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Eventos

12º Congresso Internacional de Gestão de Riscos

9 e 10 de novembro de 2022 - Transmissão online pela plataforma noomis

12º Congresso Internacional de Gestão de Riscos

A expectativa é de um público formado por executivos das áreas de gestão de riscos, auditoria interna, compliance e controles internos das IFs que atuam no mercado financeiro brasileiro, além de representantes de seguradoras, Previdência, consultorias e reguladores. 

09h00

Painel 1: Agenda regulatória brasileira e internacional – Tendências da agenda regulatória

noomis

Isaac Sidney (Palestrante) Presidente da FebrabanFormado em Direito, Isaac Sidney fez especialização em Direito com área de concentração em Direito Penal e Processual Penal, e é mestrando em Direito, com área de concentração em Direito Constitucional. No âmbito do sistema financeiro, Isaac Sidney começou sua carreira no Banco do Brasil em 1990, e trabalhou por 18 anos no Banco Central, onde exerceu quatro cargos de direção nos últimos 10 anos: de secretário-executivo, procurador-geral, chefe de gabinete da presidência e diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Bacen. Isaac Sidney também já proferiu palestras de Direito em disciplinas como Compliance nas Atividades Reguladas e Direito Penal. Ainda implantou e coordenou a área de direito bancário do escritório Warde Advogados. Assumiu em maio de 2019 a Vice-Presidência Executiva da Febraban – Federação Brasileira de Bancos e desde março de 2020, responde como presidente da entidade.
Otávio Damaso (Palestrante) Diretor de Regulação do Banco Central do BrasilOtávio Damaso é Diretor de Regulação do Banco Central do Brasil. Já ocupou os cargos de Chefe de Gabinete do Presidente do Banco Central e de Secretário-Adjunto de Política Econômica no Ministério da Fazenda. Presidiu os Conselhos de Administração da Caixa Econômica Federal, do IRB Brasil RE e do Banco do Estado do Ceará. Formado em Economia na Universidade de Brasília, é funcionário de carreira do Banco Central desde 1998.

10h00

Painel 2: Panorama da Estabilidade Financeira Nacional

noomis

Paulo Sergio Neves (Palestrante) Diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil
Marlos Araujo (Moderador) Diretor de Riscos do Bradesco e da Comissão Executiva de Gestão de Riscos da FEBRABANIniciou a carreira no Banco Bradesco S.A. em abril de 1999, sendo, em dezembro de 2009, promovido ao cargo de Superintendente Executivo e, em março de 2013, eleito Diretor Departamental. Em 2018 foi eleito diretor da Comissão de Riscos da Febraban. Graduação: Mestrado em Administração pela FEA/USP Advanced Management Program pela Harvard Business School - Boston, Massachusetts, EUA. RMA Wharton Advanced Risk Management Program – Wharton – University of Pennsylvania - Philadelphia – Pennsylvania, EUA

11h00

Intervalo

noomis

11h15

Painel 3: Resolução 4966 / IFRS9 – Normatização no Brasil e principais desafios

noomis

Uverlan Primo (Palestrante) Chefe Adjunto do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil
Manuel Fortes (Palestrante) Líder global para perda de crédito esperada do SASManuel Fortes tem muita experiência com o sistema bancário, gestão de e solução de riscos. Atualmente é o líder global para perda de crédito esperada do SAS.
Jaime Nakata (Moderador) Superintendente-geral de finanças e diretor do comitê contábil da Febraban Jaime Nakata é Economista, com especialização em contabilidade e finanças. Superintendente geral de finanças no Banco Safra, responsável pelas políticas contábeis e regulatórias do banco. Diretor do comitê contábil da Febraban.

12h30

Almoço

noomis

13h30

Painel 4: Novo Arcabouço de Alocação de Capital para Risco de Crédito no Brasil – Resolução 229 e IRB (CP 92)

noomis

Caio Rangel Praes  (Palestrante) Chefe de Subunidade - Consultoria de Risco de Crédito do Banco Central do BrasilCaio Praes é doutor em economia e atualmente lidera a equipe do departamento de regulação prudencial e cambial responsável pelo risco de crédito.
Eduardo Monteoliva de Toledo (Moderador) Gerente de Controle de Riscos do Itaú Unibanco e Coordenador do Fórum de Risco de Crédito e Capital da FEBRABAN

14h30

Painel 5: Conceito de cultura de riscos, e os principais pontos em que existem oportunidades para serem trabalhados no Brasil

noomis

Marina Gontijo (Palestrante) Diretora de Risco & Finanças da Oliver Wyman
Rodrigo Lacerda Villalobos  (Debatedor) Superintendente de Riscos do Banco BMG
Américo Pinho  (Debatedor) Superintendente Executivo em Riscos Não Financeiros do Banco Votorantim Experiência de mais de 17 anos em gestão de riscos com graduação em administração de empresas e mestrado em matemática. Atuando em diversos negócios como asset management, private bank, securities services, seguradora, distribuição de investimentos no varejo e banco múltiplo.

09h00

Painel 6: Moedas digitais, CBDC e criptoativos – Evolução e Regulação Prudencial

noomis

Fabio Araujo (Palestrante) Coordenador da Iniciativa do Real Digital no Banco Central do Brasil do Banco Central do BrasilFabio Araujo se formou engenheiro pela UnB (1995) e se especializou em telecomunicações na Unicamp (1997). Em economia, fez Mestrado na EPGE-FGV (2003) e na Universidade de Princeton (2005); e doutorado na EPGE-FGV (2009). Ingressou na carreira pública (1998) no BC, onde: ajudou na criação de seu departamento de pesquisas; participou da implantação do regime de Metas para a Inflação; e se dedicou ao assessoramento da condução da política monetária. Mais recentemente foi chefe da assessoria econômica do presidente do BC e atualmente coordena os trabalhos para a futura implantação do Real Digital.
Fabio Lacerda (Palestrante) Sócio na área de Risk Advisory Solutions (RAS) / Financial Risk Managment (FRM) da KPMGSócio na área de Risk Advisory Solutions (RAS) / Financial Risk Managment (FRM) da KPMG Brasil, Fábio Lacerda é economista e mestre em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, especialista em Economia do Setor Bancário pela Universidade de São Paulo e foi Research Fellow no Weatherhead Center for International Affairs, da Universidade de Harvard (USA). Possui experiência como Consultor/Especialista de Curto prazo para o Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional, além de ter atuado por 28 anos no Banco Central do Brasil (BCB), em funções nas áreas de Regulação, Supervisão e Resolução Bancária. Professor em temas relacionados com gestão de riscos, atualmente tem como principal área de interesse os diferentes impactos das inovações tecnológicas sobre os sistemas financeiro e de pagamentos, com especial atenção aos temas relacionados com a criptoeconomia.
Lúcio Anacleto (Moderador) Sócio Advisory Financial Risk Management da KPMGEXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Lúcio atua na KPMG desde 1990. De 1990 a 1995, atuou no departamento de auditoria da KPMG e desde 1996 até o ano de 2003 atou como gerente sênior de consultoria. Sua experiência em consultoria inclui gerenciamento de projetos, estudos de viabilidade, planejamento estratégico, implementações de sistemas de gerenciamento de risco e estudos de transformação de negócios. Possui experiência nas áreas de tecnologia, gerenciamento financeiro e estratégia de negócios, com experiência específica em serviços financeiros. Lucio conduziu diversos trabalhos relacionados à análise de mercado, redesenho organizacional, melhoria de performance, avaliação de performance financeira e operacional, com projetos no Brasil e no Exterior. CERTIFICAÇÕES Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado FAAP MBA em Tecnologia Aplicada a Negócios –ESPM –São Paulo Acreditationem Gestão de Riscos de Crédito Diversos cursos e seminários de aperfeiçoamento profissional na KPMG (participante e palestrante)

10h30

Intervalo

noomis

10h45

Painel 7: FRTB – Risco de Mercado de Basileia 3 (1, 2 e 3 Fases)

noomis

Rodrigo Debs (Palestrante) Assessor Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do Banco Central do BrasilRodrigo Debs, funcionário de carreira do Banco Central do Brasil, onde atualmente atua como assessor no Departamento de Regulação Prudencial e Cambial, onde contribui no desenvolvimento de regulações relacionadas a IRRBB e riscos de mercado, liquidez e operacional, tendo anteriormente atuado em atividades ligadas à supervisão bancária. Atualmente envolvido nas atividades do MRG (Market Risk Group) e do TFE (Task Force on Evaluation) do BCBS (Basel Committee on Banking Supervision). FRM (Financial Risk Manager) certificado pela GAARP (Global Association of Risk Professional), com carreira previa junto a instituições financeiras e não financeiras em posições de Finanças.
Anderson Vieira (Palestrante) Executivo - Tesouraria e Gestão de Riscos da SS&C
Affonso Correa Taciro Junior  (Moderador) Superintendente Executivo de Risco de Mercado e Liquidez do Banco Bradesco e Coordenador do Fórum Consultivo de Risco de Mercado e Liquidez da FEBRABANMembro fundador da Sociedade Brasileira de Finanças, Mestre em Modelagem Matemática em Finanças pela FEA/IME da Universidade de São Paulo e estatístico formado pelo Instituto de Matemática e Estatística da mesma universidade. Superintendente Executivo de Risco de Mercado e Liquidez do Banco Bradesco e coordenador do Fórum Consultivo de Risco de Mercado e Liquidez da FEBRABAN com experiência de mais 25 anos em assuntos de riscos, tendo atuado em diversas instituições financeiras.

12h00

Almoço

noomis

13h00

Painel 8: Novo arcabouço regulatório de Risco Operacional de Basileia 3

noomis

Fabiano Ruiz Dutra (Palestrante) Chefe de Subunidade no Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do Banco Central do BrasilFabiano Ruiz Dutra trabalha no Banco Central do Brasil desde 2015. Atualmente é Chefe de Subunidade no Departamento de Regulação Prudencial e Cambial, sendo responsável pelos Riscos de Liquidez, de Mercado e Operacionais. Fabiano está diretamente envolvido na adoção brasileira das reformas de Basileia III, em particular na implementação das novas metodologias para o cálculo de capital para risco de mercado e risco operacional. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UERJ e MBA em Finanças pelo IBMEC/RJ.
Janny Castro (Palestrante) Mercado de Renda Fixa e Variável, Crédito, Tesouraria, Processos e Controles Internos, Auditoria, Compliance, Ouvidoria e Riscos Financeiros e Operacionais da MazarsAtuou quase 30 anos no mercado financeiro, onde foi responsável pelo desenvolvimento das estruturas de gestão de riscos, compliance e ouvidoria de instituições bancárias e não bancárias. Atuou no desenvolvimento da metodologia de riscos operacionais nas instituições onde trabalhou. É sócia da Mazars desde 2021. Atuou ainda como Professora do MBA de Controles Internos e Compliance, pela Trevisan-RJ, como Professora do MBA de Compliance e Risco Operacional realizado pela ANBIMA – RJ. Foi Presidente do Conselho Fiscal do ICRIO e é co-autora do Livro Mulheres em Compliance.
Nuno Monteiro (Moderador) Sócio da Oliver Wyman

14h00

Painel 9: Risco Sociambiental e Climático – Evolução Normativa Internacional (ISSB) e no Brasil

noomis

Maria Eugênia Buosi (Palestrante) ESG Financial Risk Management da KPMGMaria Eugênia é economista, mestre em finanças e atua há 17 anos no mercado financeiro e de capitais. Iniciou a carreira como gestora de portfolios de ações e há 10 anos fundou a Resultante ESG, escritório especializado em finanças sustentáveis que foi adquirido pela KPMG Brasil. Eugênia lidera o time de ESG Financial Risk Management no KPMG, atuando predominantemente em projetos ligados à agenda ESG no setor financeiro e em finanças corporativas.
Beatriz Secaf (Palestrante) Gernete de Sustentabilidade da FEBRABANGerente de Sustentabilidade da Febraban – Federação Brasileira de Bancos, atua em temas socioambientais e climáticos há mais de 12 anos. É mestre em Tecnologia Ambiental com especialização em Economia e Política Ambiental pelo Imperial College London, no Reino Unido, e possui graduação em Gestão Ambiental pela ESALQ/USP. Antes de se juntar à FEBRABAN, trabalhou na área de Sustentabilidade da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e da União da Indústria de Cana-de-açúcar (UNICA).
Bianca Zambão (Palestrante) Gerente de Risco Social, Ambiental e Climático do Itaú UnibancoBianca Zambão é Gerente de Riscos Social, Ambiental e Climático no Itaú Unibanco. É advogada graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em gestão do conhecimento pela Fundación EOI Madrid, além ter LL.M. em direito ambiental e economia pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Antes de trabalhar no Itaú Unibanco, atuou no BNDES, no Rio de Janeiro, e no BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento em Washington, DC.
Marcelo Golovaty (Moderador) Superintendente Executivo de Gestão Integrada de Riscos do Banco Santander e membro da Comissão Executiva de Gestão de Riscos da FEBRABAN

15h00

Encerramento

noomis

A Febraban promoverá o 12º Congresso Internacional de Gestão de Riscos, em versão online do tradicional congresso presencial, que será realizado nos dia 9 e 10 de novembro de 2022. 
 
Os painéis serão transmitidos ao vivo na plataforma noomis (noomis.febraban.org.br).
 
DÚVIDAS E INFORMAÇÕES
Diretoria de Comunicação e Eventos FEBRABAN
(11) 3244-9860

LOCAL DO EVENTO

Transmissão online pela plataforma noomis

https://noomis.febraban.org.br
Patrocinadores do Evento