Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Eventos

10º Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo - PÚBLICO GERAL

27 de outubro de 2020 - Transmissão online pela plataforma noomis

10º Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo - PÚBLICO GERAL

Objetivo: Debater as melhores práticas, novidades, tendências e novas tecnologias para prevenção a lavagem de dinheiro e combate ao financiamento ao terrorismo.
 
Público: Participantes de instituições financeiras, seguradoras, previdências e securitizadoras. Executivos das áreas de Prevenção a Lavagem de Dinheiro.

09h00

Painel de Abertura: Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento ao Terrorismo no Brasil

Plataforma noomis

Isaac Sidney  (Palestrante) Presidente da FEBRABANFormado em Direito, Isaac Sidney fez especialização em Direito com área de concentração em Direito Penal e Processual Penal, e é mestrando em Direito, com área de concentração em Direito Constitucional. No âmbito do sistema financeiro, Isaac Sidney começou sua carreira no Banco do Brasil em 1990, e trabalhou por 18 anos no Banco Central, onde exerceu quatro cargos de direção nos últimos 10 anos: de secretário-executivo, procurador-geral, chefe de gabinete da presidência e diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Bacen. Isaac Sidney também já proferiu palestras de Direito em disciplinas como Compliance nas Atividades Reguladas e Direito Penal. Ainda implantou e coordenou a área de direito bancário do escritório Warde Advogados. Assumiu em maio de 2019 a Vice-Presidência Executiva da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos e desde março de 2020, responde como Presidente da entidade.
Maurício Costa de Moura (Palestrante) Diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco CentralMaurício Moura ingressou no Banco Central em 2003 na área de Fiscalização. Desde 2017 atua como Diretor do Banco Central. Atualmente está à frente da área de Relacionamento Institucional, Cidadania e Supervisão de Conduta, após ter atuado como Diretor de Administração. Anteriormente, foi Chefe de Gabinete do Diretor de Organização do Sistema Financeiro e do Presidente do Banco Central. Seus desafios englobam os assuntos ligados à educação financeira, conduta de instituições financeiras, tanto de clientes quanto prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, relacionamento institucional e comunicação com o cidadão, poderes constituídos, parlamentares e imprensa.

09h55

Painel: Avaliação Baseada em Risco – Controle e Supervisão

Plataforma noomis

Alexandre Pinheiro dos Santos (Palestrante) Superintendente Geral da Comissão de Valores Mobiliários – CVMSuperintendente Geral (Chief Operating Officer) e ex-Procurador-Chefe da Comissão de Valores Mobiliários - CVM. Procurador Federal. Ex-Advogado da Bolsa do Rio. Graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1993), com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas na Fundação Getulio Vargas. Professor de Direito Empresarial e do Mercado de Capitais, com aulas/orientações ministradas. Autor de livros e artigos. Co-Chair do Comitê de implementação da Geneva Securities Convention. Membro do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - ENCCLA. Primeiro Coordenador do Termo de Cooperação da CVM com o Ministério Público Federal - MPF.
Andreia Vargas (Palestrante) Chefe do Departamento de Supervisão de Conduta do Banco Central do BrasilServidora do Banco Central do Brasil há 28 anos. É Chefe do Departamento de Supervisão de Conduta desde a sua criação, em dezembro de 2012. Foi Chefe de Gabinete do Diretor de Fiscalização e Gerente-Executiva de Fiscalização. Graduada em Engenharia Civil, com pós-graduação em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas.
Bernardo Mota (Palestrante) Coordenador Geral de Articulação Institucional do Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF e Chefe da Delegação Brasileira no grupo de Ação Financeira Internacional - Gafi Especialista internacional com mais de 20 anos de experiência em prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, com profundo conhecimento nas Recomendações do GAFI e outros padrões internacionais e forte atuação em negociações internacionais e chefiando delegações em organizações internacionais ALD/CFT. Perito avaliador certificado em avaliações de diversos países, com atuação no assessoramento e assistência técnica a governos e ao setor privado. Consultor Externo do FMI, Banco Mundial, UNODC, OEA, GAFI, GAFILAT, Grupo de Egmont, dentre outros. Chefe da delegação brasileira junto ao GAFI e GAFILAT. Coordenador do Grupo de Tabalho sobre Assistência Técnica e Treinamento do Grupo de Egmont e Coordenador do Grupo de Trabalho para a Avaliação Nacional de Risco do Brasil,, criado pelo Decreto 10.270/2020. Ministra palestras, aulas e cursos de treinamento sobre LD/FT.
Ricardo Liáo (Palestrante) Presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAFFunções anteriores: - Diretor de Supervisão do Coaf, desde janeiro de 2019, atuando nos processos de regulação, fiscalização e administrativo sancionador, em relação às pessoas supervisionadas pelo Coaf. - Secretário-Executivo do Coaf, de abril de 2013 até janeiro de 2019, atuando nas áreas de supervisão, desenvolvimento institucional, gestão e tecnologia da informação. - Conselheiro representante do Banco Central do Brasil no Plenário do Coaf, de 1998 a 2012. - Banco Central do Brasil: Assessor (1986 - 1991); Chefe Adjunto (1991 - 1996); Consultor (1996 - 1999) no Departamento de Fiscalização; e Chefe de Departamento (1999 - 2012) na área de supervisão do Sistema Financeiro Nacional voltada à prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo (PLD/FT), desenvolvendo ainda atividades relacionadas a monitoramento de câmbio, controle cambial, censo de capitais, capitais brasileiros no exterior, atendimento a denúncias e reclamações contra instituições financeiras e gestão do Bacenjud e CCS. Formação Superior: Ciências Econômicas da Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, concluído em março de 1979.
José Gomes Fernandes (Moderador) Diretor de Segurança Corporativa do Bradesco e Diretor da Comissão Setorial de PLDFT da FEBRABANFormado em Direito pela Universidade Bandeirantes de São Paulo - UNIBAN (2009) e PMD - Program for Management Development pela IESE Business School - University of Navarro (2015). Diretor do Departamento de Segurança Corporativa do Banco Bradesco, respondendo pelas áreas de: PLDFT, Segurança da Informação, Cyber Security, Prevenção à Fraudes e Segurança Física, e também Diretor da Comissão Setorial de PLDFT da FEBRABAN, Vice Presidente do CELAES – Comitê de Segurança da FELABAN.

11h10

Intervalo

Plataforma noomis

11h25

Painel: Inovações Tecnológicas a serviço da Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Financiamento do Terrorismo e Outros Ilícitos

Plataforma noomis

Christopher Felton (Palestrante) Diretor da Economic Crime Academy da City of London PoliceChris Felton é detetive de carreira com 28 anos de serviço na Polícia da Cidade de Londres (CoLP) e na Polícia Met. A maior parte de sua carreira foi passada na área de Crimes Econômicos, incluindo postagens para equipes de investigação de fraude, a Equipe de Recuperação de Ativos Regional de Londres, com investigações de corrupção importantes, o National Fraud Intelligence Bureau (NFIB) e Gabinete de Fraude e Equipe de Erro. Sua função atual é Diretor da CoLP Economic Crime Academy. Ele tem qualificações de pós-graduação em PLD e Prevenção de Crimes Financeiros.
Mariana Batista (Palestrante) Representante da Embaixada do Reino UnidoFormada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista, e integra o time da Embaixada Britânica desde 2017. Tendo trabalhado no Consulado em São Paulo, está atualmente no Consulado do Rio de Janeiro, à frente do setor de Segurança e Segurança Cibernética, parte do Ministério do Comércio Internacional Britânico no Brasil.
Ricardo Saadi (Palestrante) Oficial de Ligação do Brasil na Europol – Serviço Europeu de Polícia
Vinícius Santana (Palestrante) Gerente Executivo de Segurança Corporativa do Banco do Brasil
Horciliano Marques (Moderador) Superintendente de PLDFT do Itaú UnibancoFormação em administração de empresas pela Universidade Mackenzie e MBA em Finanças e Gestão Estratégica pela FAAP. Experiência de mais de 25 anos no Mercado Financeira, atuando em Instituição Financeira de Grande Porte nas Áreas de Auditoria, Controles Internos, Prevenção à Fraudes e Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Membro Certificado da ACAMS desde 2006.

12h45

Almoço / intervalo

Plataforma noomis

14h00

Painel: Novos entrantes - Riscos e Oportunidades

Plataforma noomis

Fabricio Lima (Palestrante) Head de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo do NubankProfissional de áreas de Auditoria, Controles e Compliance de Instituições Financeiras Internacionais desde 2001 sendo em Prevenção a Lavagem de Dinheiro desde 2006 e desde maio/19 como l íder do squad de PLD/FT no Nubank. É Bacharel em Administração de Empresas com MBA em Economia e Setor Financeiro pela FIPE- USP
Gerson Romantini (Palestrante) Chefe de Divisão do Departamento de Supervisão de Conduta – Decon, do Banco Central do BrasilServidor do Banco Central do Brasil há 26 anos. É o Chefe da Divisão de Supervisão de PLD/FT dos grandes bancos no Departamento de Supervisão de Conduta. Coordena o Fórum de PLD/FT Decon-Febraban desde 2018, e o Fórum de PLD/FT Decon-Abracam-Bancos desde 2020. Possui Doutorado e Mestrado em Economia pela Unicamp. Advogado formado pela USP (Faculdade de Direito do Largo São Francisco).
Marcus Vinícius de Carvalho (Palestrante) responsável pelo Núcleo de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo da Superintendência Geral da Comissão de Valores Mobiliários – CVM
Luiz Fernando Ferreira Martins (Moderador) Diretor de Segurança Institucional do Banco do Brasil e membro da Comissão de PLDFT da FEBRABAN

15h15

Intervalo

Plataforma noomis

15h25

Painel: Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo - Sanções Financeiras

Plataforma noomis

Alexander Parets  (Palestrante) Adido do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos para Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) para a América do Sul e o CaribeEle atua como adido para a América do Sul e o Caribe do Departamento do Tesouro do Departamento de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), baseado na Embaixada dos Estados Unidos em Bogotá, Colômbia. Nessa função, ele lidera a diplomacia de sanções do Tesouro, a capacitação de sanções e as iniciativas de implementação de sanções na região. Antes de assumir suas funções como Adido da OFAC, ele atuou como Diretor de Financiamento de Ameaças e Sanções no Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca (NSC), onde coordenou a política de combate à lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e sanções econômicas nos Estados Unidos governo. Nessa função, ele aconselhou a liderança da Casa Branca na formulação e implementação de sanções relacionadas ao Irã, Coreia do Norte, Venezuela, Rússia, Síria, Cuba, Nicarágua, organizações terroristas estrangeiras, organizações de tráfico de drogas, organizações criminosas transnacionais, crimes cibernéticos, violadores de direitos humanos e corrupção. Ele foi o arquiteto das Ordens Executivas do Presidente para modernizar e aprimorar as sanções dos EUA contra organizações criminosas transnacionais e terroristas globais. Antes de ingressar no NSC, ele atuou como Conselheiro Sênior de Políticas de Sanções e Investigador de Sanções no OFAC em Washington, DC
Joseph B. Dickson (Palestrante) Adido do Departamento do Tesouro dos EUA para a América LatinaAtua como Adido Financeiro do Departamento do Tesouro dos EUA para a América do Sul, com sede em Brasília, Brasil. Ele supervisiona a amplitude do relacionamento do Tesouro com a região, incluindo questões macroeconômicas, regulatórias financeiras e de finanças ilícitas. Antes de sua função como Adido, ele atuou como Diretor Adjunto do Gabinete de Mercados Financeiros Internacionais do Tesouro, onde supervisionou o trabalho do Tesouro sobre riscos de estabilidade financeira internacional e questões regulatórias financeiras não bancárias, incluindo a atuação como representante do Tesouro no Conselho de Estabilidade Financeira . Anteriormente, ele foi macroeconomista do Tesouro cobrindo a China e Hong Kong e atuou em Londres como representante do Tesouro no Conselho do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento. Ele tem um MSc em Economia pela Tufts University e um MA (graduação) em Economia e Estudos do Oriente Médio pela University of St Andrews na Escócia.
Fabio Ramazzini Bechara (Palestrante) Promotor de Justiça eleitoral em São PauloPromotor de Justiça Eleitoral em São Paulo. Pós-Doutor no Woodrow Wilson Center (EUA). Doutor em Direito pela USP. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico da Universidade Mackenzie. Professor Visitante da Universidade de Wisconsin. Ex-secretário executivo do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado em São Paulo, ex-coordenador do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro do Ministério Público de São Paulo, ex-coordenador do centro integrado de inteligência de segurança pública do Estado de São Paulo, ex-secretário executivo da Agência de Atuação Integrada contra o Crime Organizado em São Paulo. Membro do GACINT – USP – Grupo de Análise de Conjunturas Internacionais da USP.
Rubens Sardenberg (Moderador) Diretor Executivo de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da FEBRABANEconomista-Chefe e Diretor de Regulação Prudencial e Riscos da FEBRABAN. Foi Secretário – Adjunto do Tesouro nacional e Diretor de Finanças e de Relações com Investidores do Banco Nossa Caixa. Também já ocupou as posições de Economista – Chefe do Banco ABN-Real e da Tesouraria do Banco Citibank no Brasil. É formado pela Faculdade de Economia e Administração pela FEA/USP.

16h45

Encerramento do Evento

Plataforma noomis

André Mendonça (Debatedor) Ministro da Justiça e Segurança Pública
Isaac Sidney  (Debatedor) Presidente da FEBRABANFormado em Direito, Isaac Sidney fez especialização em Direito com área de concentração em Direito Penal e Processual Penal, e é mestrando em Direito, com área de concentração em Direito Constitucional. No âmbito do sistema financeiro, Isaac Sidney começou sua carreira no Banco do Brasil em 1990, e trabalhou por 18 anos no Banco Central, onde exerceu quatro cargos de direção nos últimos 10 anos: de secretário-executivo, procurador-geral, chefe de gabinete da presidência e diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Bacen. Isaac Sidney também já proferiu palestras de Direito em disciplinas como Compliance nas Atividades Reguladas e Direito Penal. Ainda implantou e coordenou a área de direito bancário do escritório Warde Advogados. Assumiu em maio de 2019 a Vice-Presidência Executiva da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos e desde março de 2020, responde como Presidente da entidade.

A Febraban promoverá o 10º Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo, em versão online do tradicional congresso presencial, que será realizado no dia 27 de outubro de 2020. 
 
Os painéis serão transmitidos ao vivo na plataforma noomis (noomis.febraban.org.br).
 
 
DÚVIDAS E INFORMAÇÕES
 
Diretoria de Eventos FEBRABAN
(11) 3244-9860

LOCAL DO EVENTO

Transmissão online pela plataforma noomis

Transmissão online pela plataforma noomis
Patrocinadores do Evento