Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Eventos

10º Congresso Internacional de Gestão de Riscos

17 e 18 de novembro de 2020 - Transmissão online pela plataforma noomis

10º Congresso Internacional de Gestão de Riscos

Objetivo: Debater perspectivas e estratégias para a gestão de riscos em Instituições Financeiras. 
 
Público: Participantes de instituições financeiras, seguradoras, previdências, consultorias, órgãos de regulação local e internacional. Executivos das áreas de auditoria interna, compliance, gestão de riscos, controles internos, treinamento e desenvolvimento.

09h30

Abertura e Painel 1: Covid-19: Atuação do Banco Central e da FEBRABAN para combater a crise

Plataforma noomis

Isaac Sidney (Palestrante) Presidente da FEBRABANFormado em Direito, Isaac Sidney fez especialização em Direito com área de concentração em Direito Penal e Processual Penal, e é mestrando em Direito, com área de concentração em Direito Constitucional. No âmbito do sistema financeiro, Isaac Sidney começou sua carreira no Banco do Brasil em 1990, e trabalhou por 18 anos no Banco Central, onde exerceu quatro cargos de direção nos últimos 10 anos: de secretário-executivo, procurador-geral, chefe de gabinete da presidência e diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Bacen. Isaac Sidney também já proferiu palestras de Direito em disciplinas como Compliance nas Atividades Reguladas e Direito Penal. Ainda implantou e coordenou a área de direito bancário do escritório Warde Advogados. Assumiu em maio de 2019 a Vice-Presidência Executiva da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos e desde março de 2020, responde como Presidente da entidade.
Roberto Campos Neto (Palestrante) Presidente do Banco Central do BrasilRoberto de Oliveira Campos Neto é o Presidente do Banco Central do Brasil desde fevereiro de 2019. É Bacharel e Mestre em Economia pela Universidade da Califórnia e possui extensa experiência profissional, no Brasil e no exterior. Atuou por 20 anos em várias posições de liderança no Banco Santander, onde iniciou um projeto global de inovação tecnológica e fez parte da iniciativa do “Banco Digital”. Ele também se engajou em estudos sobre blockchain, ativos digitais, dentre outras inovações que ajudarão a formatar o mercado financeiro no futuro.

10h30

Intervalo

Plataforma noomis

11h00

Painel 2 - Covid-19: Atuação Regulatória no Brasil e no Mundo. Caminho percorrido e o que esperar do futuro

Plataforma noomis

Luiz Pereira (Palestrante) Vice-diretor Geral do BISLuiz Awazu Pereira da Silva é vice-diretor geral do BIS desde Outubro de 2015. Antes do BIS, foi diretor de políticas econômicas e assuntos internacionais do Banco Central do Brasil. Ocupou diversas posições no banco mundial em Washington DC, Tokyo e África. Atuou como economista chefe do Ministério do Planejamento, orçamento e encarregado de assuntos internacionais pelo Ministério da Fazenda.
Otávio Damaso (Palestrante) Diretor de Regulação do Banco Central do BrasilOtávio Damaso, Diretor da Diretoria de Regulação do Banco Central do Brasil, iniciou carreira no Banco em 1999, tendo trabalhado antes como Assessor Econômico na Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento e Orçamento, em 19997. Graduado em Economia e Pós-Graduado em Matemática para Economia e Administração pela Universidade de Brasília.
Rodrigo Lara Pinto Coelho (Debatedor) Senior Advisor, Financial Stability Institute, Bank for International SettlementsRodrigo trabalha no Financial Stability Institute do Bank for International Settlements desde 2018. Ele contribui para trabalhos de implementação de políticas nas áreas de regulação e supervisão prudencial, gerenciamento de crises financeiras, prevenção a lavagem de dinheiro e adoção de inovações tecnológicas. Antes de ocupar esse cargo, Rodrigo era o chefe do departamento de regulação cambial e prudencial do Banco Central do Brasil e representante brasileiro no Comitê de Basileia.
Rodrigo Couto  (Moderador) CFO do Itaú CorpbancaAntes de se juntar ao Itaú Corpbanca, Rodrigo foi diretor nas áreas de riscos e finanças do Itaú Unibanco no Brasil, onde nos seus 12 anos de atuação foi responsável por gestão de capital, testes de stress e apetite de risco, entre outros temas. Rodrigo iniciou sua carreira no Banco Central do Brasil como supervisor bancário por 5 anos e também foi consultor especializado em riscos e finanças na McKinsey & Co. Ele é formado em administração de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e também fez MBA em finanças na Wharton School da Universidade da Pennsylvania, nos Estados Unidos.

12h30

Intervalo

Plataforma noomis

14h00

Painel 3 - Conclusão das Reformas de Basileia III: Implementação no Brasil e Principais Desafios

Plataforma noomis

Ricardo Franco Moura (Palestrante) Chefe do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do Banco Central do BrasilRicardo Moura é chefe do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do Banco Central do Brasil. Foi membro da secretaria do Financial Stability Board no BIS em Basileia e antes disso, secretário-executivo do Comitê de Estabilidade Financeira do Banco Central. Exerceu várias funções nas áreas da dívida externa e da administração das reservas internacionais no Banco Central e no Tesouro Nacional. No setor privado trabalhou na área de originação de dívida nos Bancos BNP Paribas e ABN Amro.
Rui Cabral (Palestrante) Sócio-líder de Risco e Finanças para o Setor Financeiro na EYRui lidera a área de Riscos e Finanças para o setor financeiro na EY. Ao longo da sua carreira, ele liderou vários projetos transformacionais nas áreas de risco, capital e finanças para clientes no Brasil e na Europa. A sua experiência cobre sobretudo temas como gestão integrada de risco, gestão de capital, risco de crédito, risco operacional e controle interno. Atualmente o seu foco é o setor bancário e mercados de capitais, embora tenha trabalhado no setor de seguros, fundos de pensão e meios de pagamento. Rui é Mestre (MSc) em Economia pela Universidade de Londres, graduado em economia pela Universidade de Lisboa – ISEG e possui a certificação de risco APRM pela Professional Risk Managers' International Association (PRMIA).
Marlos Araujo (Moderador) Diretor da Comissão Executiva de Gestão de Riscos da FEBRABAN e Diretor Departamental de Riscos do BradescoIniciou a carreira no Banco Bradesco S.A. em abril de 1999, sendo, em dezembro de 2009, promovido ao cargo de Superintendente Executivo e, em março de 2013, eleito Diretor Departamental, em setembro de 2017 eleito Membro do Comitê de Controles Internos e Compliance e Membro do Comitê de Gestão Integrada de Riscos e Alocação de Capital.

15h15

Intervalo

Plataforma noomis

15h30

Painel 4 - Tendências de gerenciamento de riscos cibernético e prevenção à fraude

Plataforma noomis

Amador Testa (Debatedor) Chief Product Officer da Emailage & Global VP da LexisNexisAmador Testa é um executivo de gerenciamento de produto e risco com mais de 20 anos de experiência em prevenção à fraude em serviços financeiros. Iniciou sua carreira no ano 2000 como Analista de Fraude na American Express (AMEX) no Brasil, desenvolvendo um processo para automatizar disputas de fraude, que lhe rendeu o Global Chairman’s Award. Ainda na AMEX, foi Gerente Internacional de Fraude, Gerente Geral para a América Central e do Sul, Gerente Global de Fraude Sênior e Diretor Global de Fraude para Poupança Pessoal e Aquisições de Cartões, liderando iniciativas de riscos da AMEX em 26 países. Antes de ingressar na Emailage, Amador foi vice-presidente sênior global do Citi, onde liderou e gerenciou iniciativas antifraude e equipes em 50 países.
Willians Medeiros (Debatedor) Advisory Solution Consultant da ServiceNow Willians Medeiros tem a função de Advisory Solution Consultant da ServiceNow Brasil e também é especialista em segurança e riscos cibernéticos. Com mais de 17 anos em pré-vendas de software, Willians possui experiência em grandes empresas, tais como Gillette, Motorola, Amex, Compuware e HP Software.
Jorge Krug (Moderador) Diretor de TI e Inovação do BanrisulGraduado em Análise de Sistemas pela PUC-RS. Pós Graduado em Engenharia de Software pela UFRGS. Estágio em Computação Aplicada na IBM AFE em Tarrytown, White Plains, Nova Iorque - EUA. Certificado no programa executivo - PERSPECTIVAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO no MIT - Massachusetts Institute of Technology - Sloan School of Management e no Programa LEADING DIGITAL TRANSFORMATION no INSEAD – Fontainebleau – França. Certificado no Programa de Liderança Executiva do INSPER - Instituto de Ensino e Pesquisa - São Paulo e no Programa de Conselheiros de Empresas Públicas pela Fundação Dom Cabral. Diretor de Tecnologia de Informação e Inovação do Banrisul – Banco do Estado do Rio Grande do Sul. Primeiro membro da América Latina eleito para um assento no Conselho de Global do PCI (Payment Card Industry) estabelecendo padrões de segurança global para os pagamentos e cartões. No período de 2009/2011. Introduziu no Brasil o primeiro cartão inteligente com arquitetura multi - aplicação, convergindo para o mesmo chip, EMV e PKI compatíveis com a norma brasileira "ICP-Brasil". Tem sido palestrante convidado em várias conferências de TI: nos EUA, Américas Central e Sul, Europa e Ásia. E, ainda, no Global Digital Bank, da Mckinsey, em Barcelona, Espanha.

09h00

Painel 5 - Covid-19: Impactos da Crise, avaliação das medidas adotadas, importância e/ou limitações e perspectivas para evolução dos balanços

Plataforma noomis

Alexsandro Broedel  (Palestrante) Diretor Executivo de Finanças do Itaú UnibancoAlexsandro Broedel é Diretor Executivo de Finanças do Itaú Unibanco no Brasil e Trustee da IRFS Foundation. Antes de assumir seu cargo no Itaú, em 2012, foi Diretor da Comissão de Valores Mobiliários do Brasil. Alexsandro é Chartered Management Accountant (FCMA, CGMA) e é PhD in Accounting and Finance pela Manchester Business School.
Angel Santodomingo (Palestrante) Vice-presidente Executivo e CFO do Banco SantanderVice-presidente Executivo e CFO do Santander Brasil, responsável por Gestão Financeira/ ALM, Public Policy, Gestão de Capital, Research Econômico, Relações com Investidores, Desenvolvimento Corporativo, entre outros. Iniciou sua carreira no Grupo Santander em Madrid no ano de 2005 como Chefe de Desenvolvimento Internacional, Santander Asset Management (Gestão de Ativos). É membro do conselho da HDI, Getnet, RCI Banque, Banco PSA, Ole Consignado, Superdigital, Webmotors e Santander Financiamentos. Também é membro do conselho consultivo do Fundo Garantidor de Crédito – FGC.
João Marcello Dantas Leite (Palestrante) CFO do BTG PactualJoão Dantas é sócio-diretor estatutário e CFO do BTG Pactual. Carioca, economista, ingressou no Pactual em 1993, aos 22 anos de idade, como responsável pela área tributária. Tornou-se sócio em 2000, e passou a integrar o Management Committee do Banco em 2010. Atualmente responde pelas áreas de finanças, operações e tecnologia do grupo.
Roberto Paris (Moderador) Diretor da Comissão Executiva de Operações de Tesouraria da FEBRABAN e Diretor Executivo Adjunto do BradescoFormado em Administração pela Universidade Paulista - UNIP, pós-graduado no MBA Executivo em Finanças, com ênfase em Finanças de Mercado pelo Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa e com Executive Education Program pela Graduate School of Business - Columbia University, Nova Iorque, EUA; Possui Certificação Chartered Financial Analyst (CFA) pelo CFA Institute, Virginia, EUA; Iniciou a carreira no Banco Bradesco S.A. em janeiro de 1987, sendo, em maio de 2007, promovido ao cargo de Superintendente Executivo. Em junho de 2011, foi eleito Diretor, em fevereiro de 2015, Diretor Departamental e, em janeiro de 2019, Diretor Executivo Adjunto. É ainda Diretor Setorial da Comissão Executiva de Operações de Tesouraria da FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, Membro da Mesa Regedora da Fundação Bradesco, Presidente do Conselho de Regulação e Melhores Práticas de Negociação e Representante Bradesco no Fórum de Negociação da ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais e Membro Externo do Comitê de Produtos e de Precificação da B3 S.A. - BRASIL, BOLSA, BALCÃO. Foi Vice-Presidente do Comitê de Assuntos de Tesouraria da ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais e também foi Membro do Conselho de Administração e do Comitê de Precificação da CETIP S.A. - Mercados Organizados.

10h30

Intervalo

Plataforma noomis

10h45

Painel 6 - Agenda Econômica e Mercado de Crédito: desafios e oportunidades

Plataforma noomis

José Berenguer (Palestrante) CEO do Banco XP
Eurico Fabri (Palestrante) Vice-presidente Executivo do Bradesco Ingressou, em fevereiro de 2008, como Diretor no Banco Finasa S.A., instituição financeira incorporada pelo Banco Finasa BMC S.A., atual Banco Bradesco Financiamentos S.A., permanecendo até dezembro de 2009. De julho de 2008 a abril de 2011, exerceu o cargo de Diretor da Finasa Promotora de Vendas Ltda. Em dezembro de 2010, foi eleito Diretor do Banco Bradesco S.A., em janeiro de 2012, Diretor Departamental, em fevereiro de 2015, Diretor Executivo Adjunto e, em janeiro de 2017, Diretor Executivo Gerente. Em março de 2018 foi promovido a Diretor Vice-Presidente Executivo.
Rubens Sardenberg  (Moderador) Diretor Executivo de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da FEBRABANRubens Sardenberg é Economista-Chefe e Diretor de Regulação Prudencial e Riscos da FEBRABAN. Foi Secretário – Adjunto do Tesouro nacional e Diretor de Finanças e de Relações com Investidores do Banco Nossa Caixa. Também já ocupou as posições de Economista – Chefe do Banco ABN-Real e da Tesouraria do Banco Citibank no Brasil. É formado pela Faculdade de Economia e Administração pela FEA/USP.

12h00

Intervalo

Plataforma noomis

12h15

Painel 7 - Gestão dos Riscos Socioambientais e Riscos Climáticos - Práticas Vigentes e Expectativa Regulatória

Plataforma noomis

Anup Jagwani (Palestrante) Manager Climate Finance and Policy at IFC - International Finance Corporation / World Bank em Washington D.C.Anup Jagwani is the global head of Climate Finance and Policy at the International Finance Corporation (IFC), a member of the World Bank Group, and the largest development institution focused on the private sector in emerging markets. In his current role Anup oversees IFC's work on green bond standards, carbon pricing, climate risk and adaptation, climate-related metrics, and support to developing country governments to help create market opportunities for low-carbon, resilient development. This includes thought leadership in the climate space through managing the production of reports that identify investment opportunities to help countries achieve their NDC goals and develop low carbon pathways and developing new products to scale up climate business. Anup has spent over 20 years in IFC’s investment operations in a range of sectors including manufacturing, agribusiness (majority of the focus), infrastructure and financial services, and has led several of IFC’s climate smart agribusiness projects. He also formulated IFC’s strategy and approach in the area of innovative and disruptive technologies in agribusiness. Prior to joining IFC, Anup spent time with Unilever in India, led a medium sized company as CFO and COO in the construction materials space in the Philippines and also had short stints with Citibank (India), Oberoi Hotels (India) and Accenture (Malaysia). Anup is a graduate of the Asian Institute of Management and the Wharton School of Business of the University of Pennsylvania. He did his undergraduate studies in Economics at St. Xavier’s college in Kolkata, India.
Soledad Noriega (Palestrante) Sócia da Management SolutionsLicenciada em Direito e em Administração de Empresas pela Universidad de Comillas, Madrid. Sócia da prática de Risco Climático em Instituições Financeiras e em Seguros, com +25 anos de experiência, iniciada carreira na Arthur Andersen. Atua junto com IFC e Banco Mundial do programa de formação em Gestão do Risco Climático na AL, responsável pela cátedra no ICADE sobre Risco Climático e socioambiental, diversas publicações em revista especializadas, e participação nos principais foros e eventos neste âmbito.
Kathleen Krause (Palestrante) Chefe-Adjunta do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do Banco Central do Brasil Kathleen Krause trabalha no Banco Central do Brasil desde 1998, atuando nas áreas de supervisão bancária e regulação financeira. Representou o Brasil em diversos grupos de trabalho do Comite de Supervisão Bancária de Basileia, inclusive no PDG – Policy Development Group. Atualmente é Chefe-Adjunta no Departamento de Regulação Prudencial e Cambial, tendo como uma das suas principais responsabilidades implementar a regulação prudencial da Dimensão Sustentabilidade da Agenda BC#. Também representa o Brasil na TFCR - Task Force on Climate-related Financial Risks, grupo especializado do Comitê de Basileia que discute risco climático no sistema financeiro. Antes do Banco Central, Kathleen trabalhou na iniciativa privada no sistema financeiro por mais de 10 anos, e foi professora acadêmica, por quase 15 anos, em diversas instituições de ensino, incluindo a Universidade Federal do Paraná e a Fundação Getulio Vargas.
Gláucio Nery Henrique (Moderador) Gerente Executivo de Risco de Crédito e Gestão de Capital do Banco do BrasilGerente Executivo de Risco de Crédito e Gestão de Capital do Banco do Brasil, membro titular da Subcomissão de Risco de Crédito e Capital da Febraban.
A Febraban promoverá o GRISC Live, uma versão online do tradicional Congresso Internacional de Gestão de Riscos, que será realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2020. 
 
Os painéis serão transmitidos ao vivo na plataforma noomis (noomis.febraban.org.br).
 
O evento é gratuito.

Apenas receberão Certificado os participantes que se inscreverem no site da FEBRABAN.

 
 
DÚVIDAS E INFORMAÇÕES
 
Diretoria de Eventos FEBRABAN
 
LOCAL DO EVENTO

Transmissão online pela plataforma noomis

Transmissão online pela plataforma noomis
Patrocinadores do Evento