Eventos

57º Café com Sustentabilidade

29 de maio de 2019 - Auditório Febraban

57º Café com Sustentabilidade

As barragens de rejeitos são, em todo o mundo, o principal meio de armazenar os resíduos do processo de mineração – estimativas apontam que existam cerca de 3.500 barragens em todo o mundo. No Brasil, o tema vem ganhando repercussão desde 2015 em razão dos iminentes riscos do armazenamento de rejeitos e acendeu um sinal de alerta para toda a sociedade, , sobre o gerenciamento desses riscos.

É desse tema que vai tratar o 57º Café com Sustentabilidade da FEBRABAN, que reunirá especialistas do mercado, academia, geólogo e consultoria em gestão ambiental para discutir as atualizações da legislação aplicável às barragens de rejeitos em curso desde 2015, as tecnologias de disposição de rejeitos de mineração hoje disponíveis,soluções sustentáveis para empresas e comunidades . O tema já havia sido discutido na 46ª edição do Café com Sustentabilidade da FEBRABAN, realizado em abril de 2016, recomendamos leitura do caderno que sistematizou essa discussão, disponível no endereço a seguir: https://cafecomsustentabilidade.febraban.org.br/

Lançado pela FEBRABAN em 2007, o Café com Sustentabilidade reúne representantes dos bancos associados, de organizações sociais e governamentais, federações, formadores de opinião e demais agentes da sociedade civil. A iniciativa busca uma reflexão crítica e qualificada sobre temas de interesse dos bancos, contribuindo para a convergência de objetivos do setor financeiro e seu alinhamento ao desenvolvimento sustentável.

Vagas limitadas! A participação é gratuita e as inscrições serão preenchidas por ordem de recebimento.

 

08h30

Welcome Coffee e Credenciamento

Recepção e Sala Diamante

09h00

Abertura

Auditório FEBRABAN

Mário Sérgio Vasconcelos  (Palestrante) Diretor de Sustentabilidade e Marketing da FEBRABAN Economista pela Universidade Federal do Ceará, com MBA - Executivo e Pós-Graduação em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com larga experiência no mercado financeiro. Foi diretor dos bancos Nacional, Interbanco (Paraguai), ABN AMRO Bank, Mercantil de São Paulo Finasa e Santander Banespa. Integrou o Conselho de Administração da Tecnologia Bancária S/A, a diretoria da ABECS (Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços) e foi membro conselheiro da Visa Internacional. Atualmente é diretor de Sustentabilidade e Marketing da FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos.

09h05

Tecnologias de barragens e disposição de rejeitos – Principais métodos construtivos, tipos de rejeitos e novas tecnologias

Auditório FEBRABAN

Luis Sánchez (Palestrante) Professor e Pesquisador da Escola Politécnica da Universidade de São PauloLuis Enrique Sánchez é professor titular de engenharia de minas da Escola Politécnica da USP, especializado na área de planejamento e gestão ambiental. Graduado em engenharia de minas e em geografia, tem doutorado em economia dos recursos naturais. Desenvolve pesquisas sobre avaliação e gestão de impactos e riscos sociais e ambientais. É autor, entre outros, do Guia para Planejamento do Fechamento de Mina, publicado pelo Instituto Brasileiro de Mineração, e organizador do Guia de Boas Práticas Ambientais na Mineração de Calcário em Áreas Cársticas, publicado no âmbito da cooperação técnica entre a Votorantim Cimentos e a Sociedade Brasileira de Espeleologia.

09h35

Legislação, responsabilidade de fiscalização e medidas de segurança – O que mudou e o que ainda deve mudar

Auditório FEBRABAN

Willer Pós (Palestrante) Phd em Química Ambiental pela Georgia Tech (USA) e Diretor da WHPOS Estratégias Ambientais

10h05

Painel – A visão e responsabilidade das partes

Auditório FEBRABAN

Christopher Wells (Moderador) Head de Risco Socioambiental do SantanderDesde 2002, gerencia a área de risco socioambiental, que analisa clientes e projetos financiados pelo Santander Brasil. Em 2018, foi designado Global Head para Risco Socioambiental do Grupo Santander. Coordena o GT de Terrenos Contaminados da Federação de Bancos Brasileiros (Febraban). Foi Presidente da Roundtable on Responsible Soy Association entre 2006 e 2009. Antes de ingressar no Santander (via Banco Real), trabalhou no Unibanco, onde desenvolveu um serviço de pesquisa socioambiental sobre empresas cotadas em bolsa. Entre 1992 e 1998, foi diretor executivo do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem do lixo. Foi representante do Brasil nas negociações internacionais sobre as normas da série ISO 14000 sobre rotulagem ambiental. Possui bacharelado em Ciências Políticas da Columbia University e MBA da New York University.
Ana Lucia Frezzati Santiago (Debatedor) Diretora da ESA Socioambiental e Pesquisadora Pós Doutorado Centro Universitário FEI - Grupo Pesquisa Licença Social para OperarAdvogada, administradora, mestre em SGI (R.Social, Ambiental, Saúde Seg. Trabalho), doutora em Economia, Empresa e Sociedade pela Universidade de Alicante, Espanha. Foi funcionária nas áreas de responsabilidade social empresarial no Instituto InterCement, Raízen e Instituto Votorantim. Diretora da ESA Socioambiental Consulting e pós doutoranda no Centro Universitário FEI no Programa de Pós-Graduação em Administração, Projeto Licença Social para Operar em parceria FEI e Mineradora Vale. Pesquisa Relacionamento com Comunidades no Setor Mineral, Avaliação do Impacto Social (AIS) e LSO.
Gláucia Cuchierato (Debatedor) Diretora executiva da GeoAnsata e especialista em qualidade da informação"Graduada em Geologia e Mestre em Recursos Minerais pelo Instituto de Geociências da USP, com projeto de doutoramento em finalização em Engenharia de Minas pela Escola Politécnica da USP, com tese aplicada ao valor da informação das declarações de recursos e reservas minerais para financiamentos em bolsas de valores, conforme padrões internacionais de certificação. Diretora Executiva da GeoAnsata, onde coordena e executa consultoria especializada nas áreas de geologia, recursos minerais, qualidade da informação (em exploração mineral e geotecnia de barragens),QAQC e inovação tecnológica. Foi pesquisadora do IPT, consultora técnica em empresa de softwares de mineração, responsável pelo desenvolvimento e implantação da área de Sistemas de Gerenciamento de Dados Geológicos (GDMS – Geological Data Management System), foi coordenadora do GDMS e programa de garantia e controle de qualidade (QAQC) na Divisão de Ferrosos da Vale, responsável pela escolha e concepção do GDMS das minas de ferro brasileira. Foi assessora técnica do Comitê de Mineração da FIESP e autora do livro “A Indústria Mineral Paulista – Sintese Setorial do Mercado Produtor” (2017), atuante nas discussões dos Planos de Desenvolvimento Urbanos Integrados (PDUI’s) das regiões metropolitanas paulistas, Zoneamento Ecológico-Econômico, Câmara Ambiental da Mineração e outros temas. Atualmente é também assessora técnica da Comissão Brasileira de Recursos e Reservas (CBRR) e atua desde 2016 em parceria com a Fioito Consultoria na avaliação da qualidade da informação de ativos e projetos de mineração para mineradores e investidores em consórcio
Luis Sánchez (Debatedor) Professor e Pesquisador da Escola Politécnica da Universidade de São PauloLuis Enrique Sánchez é professor titular de engenharia de minas da Escola Politécnica da USP, especializado na área de planejamento e gestão ambiental. Graduado em engenharia de minas e em geografia, tem doutorado em economia dos recursos naturais. Desenvolve pesquisas sobre avaliação e gestão de impactos e riscos sociais e ambientais. É autor, entre outros, do Guia para Planejamento do Fechamento de Mina, publicado pelo Instituto Brasileiro de Mineração, e organizador do Guia de Boas Práticas Ambientais na Mineração de Calcário em Áreas Cársticas, publicado no âmbito da cooperação técnica entre a Votorantim Cimentos e a Sociedade Brasileira de Espeleologia.
Willer Pós (Debatedor) Phd em Química Ambiental pela Georgia Tech (USA) e Diretor da WHPOS Estratégias Ambientais

11h00

Debate com o Público

Auditório FEBRABAN

11h30

Encerramento

Auditório FEBRABAN

Mário Sérgio Vasconcelos  (Palestrante) Diretor de Sustentabilidade e Marketing da FEBRABAN Economista pela Universidade Federal do Ceará, com MBA - Executivo e Pós-Graduação em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com larga experiência no mercado financeiro. Foi diretor dos bancos Nacional, Interbanco (Paraguai), ABN AMRO Bank, Mercantil de São Paulo Finasa e Santander Banespa. Integrou o Conselho de Administração da Tecnologia Bancária S/A, a diretoria da ABECS (Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços) e foi membro conselheiro da Visa Internacional. Atualmente é diretor de Sustentabilidade e Marketing da FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos.
LOCAL DO EVENTO

Auditório Febraban

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1485 - 12º andar - Torre Norte - Pinheiros