Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Eventos

55º Café com Sustentabilidade

14 de agosto de 2018 - Auditório FEBRABAN

55º Café com Sustentabilidade
Em maio de 2018, o Brasil atingiu a marca de 250 megawatts de potência instalada em sistemas de microgeração e minigeração de energia solar fotovoltaica, um crescimento de mais de 315% em relação a 2016. Em 2040, projeções da Bloomberg New Energy Finance (BNEF) indicam que a energia solar terá participação de 32% na matriz elétrica brasileira, chegando a 126 GW. O Brasil conta com um arcabouço jurídico favorável à expansão da energia solar fotovoltaica, porém para que o setor continue se desenvolvendo ainda há alguns desafios a serem superados.
 
A viabilidade do financiamento para projetos de energia solar fotovoltaica em geração distribuída será o tema do 55º Café com Sustentabilidade FEBRABAN. Será apresentado um estudo realizado pela FEBRABAN, em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces), a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com propostas para viabilizar o financiamento em escala de sistemas de geração fotovoltaica em segmentos de clientes de portes variados.
 
O estudo traz resultados de modelagens financeiras examinando a viabilidade de financiamento para projetos fotovoltaicos, bem como um de modelo de análise de risco integrada que considera o risco de crédito do cliente e o risco do projeto a ser financiado. Para testar o modelo, oito instituições financeiras estão participando de um piloto, sob coordenação do BID, cujo resultado também será apresentado no evento.

 

08h30

Welcome Coffee e Credenciamento

Sala Topázio e Auditório FEBRABRABAN

09h00

Abertura

Auditório FEBRABAN

Mario Sérgio Vasconcelos (Palestrante) Diretor de Relações Institucionais da FEBRABAN

09h05

Energia Solar Fotovoltaica – Panorama, oportunidades e desafios

Auditório FEBRABAN

Rodrigo Lopes Sauaia (Palestrante) Presidente Executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica - ABSOLARDr. Rodrigo Lopes Sauaia é presidente executivo da ABSOLAR, entidade que representa empresas e profissionais do setor solar fotovoltaico no Brasil, e cofundador e membro do conselho diretivo do Global Solar Council (GSC), entidade formada pelas principais associações regionais e nacionais do setor solar fotovoltaico e que representa o setor em âmbito internacional. Eleito um dos formadores de opinião mais influentes em energias renováveis no cenário global e referência na promoção da energia solar fotovoltaica no Brasil.

09h25

Apresentação do estudo “Financiamento de Energia Solar Fotovoltaica”

Auditório FEBRABAN

Paula Peirão (Palestrante) Gestora do Programa Finanças Sustentáveis do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces)

09h45

Apresentação do resultado do piloto ‘modelo de análise de risco integrada’

Auditório FEBRABAN

Luiz Serrano  (Palestrante) Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID

10h05

Metodologia para validação de provedores de tecnologia em projetos de eficiência energética

Auditório FEBRABAN

Renata Menezes Rocha (Palestrante) Técnica da área de Sustentabilidade da ABNT CertificadoraFormada em Ciências Biológicas modalidade Ecologia pela UFRJ. Possui Pós-Graduação MBA Executivo em Gestão Ambiental na UCP. Atuou como consultora do BID no projeto ABNT/BID “Fomento a Gestão dos Gases de Efeito Estufa e à Verificação por Terceira Parte em Pequenas e Médias Empresas no Brasil”. Atualmente atua como técnica na área de sustentabilidade da ABNT e no Projeto ESI do BID.

10h15

Painel "Perspectivas de crescimento de financiamento a projetos de energia solar fotovoltaica"

Auditório FEBRABAN

Rodrigo Marcolino (Debatedor) Diretor Geral da Axis Renováveis
Eduardo Nagura (Debatedor) Superintendente da área de Financiamento de Projetos do Banco Santander
Luciano Schweizer (Debatedor) Especialista líder do Banco Interamericano de Desenvolvimento BIDEspecialista Líder de Mercados Financeiros na representação do BID no Brasil. Economista e doutor em engenharia de produção pela COPPE/UFRJ.
Morenno Macedo (Debatedor) Gerente executivo da Caixa Econômica Federal
Paula Peirão (Moderador) Gestora do Programa Finanças Sustentáveis do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces)

11h15

Perguntas e respostas dos participantes

Auditório FEBRABAN

11h30

Considerações finais e Encerramento

Auditório FEBRABAN

LOCAL DO EVENTO

Auditório FEBRABAN

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1485 - 12º andar - Torre Norte - Pinheiros