Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Eventos

8º Congresso Internacional de Gestão de Riscos

2 e 3 de outubro de 2018 - Centro Fecomercio de Eventos

8º Congresso Internacional de Gestão de Riscos

Objetivo: Debater perspectivas e estratégias para a gestão de riscos em Instituições Financeiras. 

Público: Participantes de instituições financeiras, seguradoras, previdências, consultorias, órgãos de regulação local e internacional. Executivos das áreas de auditoria interna, compliance, gestão de riscos, controles internos, treinamento e desenvolvimento.

08h00

Credenciamento

Foyer 1º andar

09h00

Abertura e Painel 1: Agenda Regulatória: Avanços realizados e expectativas

Auditório 1

Murilo Portugal (Moderador) Presidente da FEBRABANIniciou sua carreira em 1973 ao ingressar no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Foi assessor na Casa Civil, de 1981 a 1985, e chefe da Assessoria Econômica da Secretaria Geral da Presidência da República entre 1990 e 1992. No cargo, coordenou o programa federal de desregulamentação. De 1992 a 1996, foi secretário do Tesouro Nacional. Em 1996, assumiu o posto de diretor executivo do Banco Mundial. Em 1998 tornou-se Diretor Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em 2005 retornou ao Brasil para ocupar a secretaria executiva do Ministério da Fazenda onde ficou até março de 2006. Em dezembro de 2006, se tornou vice-diretor geral do FMI. Em março de 2011 deixou o posto no FMI para se tornar o 14º presidente da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. Desde 2012 também é presidente da Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF Brasil. Murilo Portugal Filho é bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, tem diploma em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Cambridge e é mestre em Economia pela Universidade de Manchester, Inglaterra.
Otávio Damaso (Palestrante) Diretor de Regulação do Banco Central do BrasilOtávio Damaso é Diretor de Regulação do Banco Central do Brasil. Já ocupou os cargos de Chefe de Gabinete do Presidente do Banco Central e de Secretário-Adjunto de Política Econômica no Ministério da Fazenda. Presidiu os Conselhos de Administração da Caixa Econômica Federal, do IRB Brasil RE e do Banco do Estado do Ceará. Formado em Economia na Universidade de Brasília, é funcionário de carreira do Banco Central desde 1998.

10h00

Coffee Break

Foyer 1º andar

10h30

Painel 2: Projeto Instrumentos Financeiros - Provisionamento segundo as regras IFRS9

Auditório 1

João André Calvino (Palestrante) Chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do Banco Central do BrasilJoão André C. M. Pereira é Chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), responsável por coordenar os projetos relacionados à regulamentação do sistema financeiro. Anteriormente, no Banco Central, foi Chefe de Gabinete do Diretor de Regulação. João André é Doutor e Mestre em Finanças pela FGV/SP e Engenheiro Mecânico pela Universidade de Brasília.
Phelipe Linhares (Palestrante) Sócio da KPMG
Rodrigo Rosa Couto (Moderador) Diretor de Gestão de Risco e Capital do Itaú UnibancoRodrigo Couto é o diretor responsável por Finanças do Banco de Atacado e Gestão de Capital do Itau Unibanco e diretor da Comissão de Riscos da FEBRABAN. Antes de juntar-se ao Itau Unibanco em 2008, Rodrigo foi consultor especializado em temas de riscos e finanças na Mckinsey & Co (2005-2008) e inspetor do departamento de supervisão direta no Banco Central do Brasil (1998-2003).

12h00

Painel 3: IFRS9: Modelagem para apuração da perda esperada – Metricas e Desafios

Auditório 1

Srinivasan Iyer (Palestrante) Diretor de Consultoria na Divisão de Pesquisa de Riscos e Soluções Quantitativas do Instituto SAS Srini lidera uma equipe de consultores que ajudam os clientes a resolver suas necessidades de gerenciamento de riscos em diversos tópicos, como IFRS-9 / CECL, testes de estresse (CCAR, DBAST, EBA), risco de mercado, risco de crédito e modelo de gerenciamento de riscos. Antes da SAS, Srini ocupou posições de liderança na S P, AIG e Merrill Lynch. Durante esse período, Srini ajudou a desenvolver soluções para gestão de carteira de crédito, análise de risco de investimento e estratégias de indexação. Srini tem um mestrado em Ciência da Computação pelo Instituto de Tecnologia de Nova Jersey e um MBA em Finanças pela Stern School of Business da NYU.
Damien Iggiotti  (Palestrante) Quantitative Risk Management at SASDamien Iggiotti tem mais de 15 anos de experiência em Gerenciamento Quantitativo de Riscos na SAS. Ele tem trabalhado como Líder de Desenvolvimento de Modelo de Risco para várias organizações financeiras de primeira linha nas áreas de Crédito, Mercado, Liquidez (Tesouraria) e Risco Operacional. Antes disso, ele implementou com sucesso os melhores modelos e metodologias de risco da classe SAS, em todo o mundo, como consultor especialista em gerenciamento de risco.
Ronaldo Dias (Moderador) Sócio da FBMExecutivo de nível sênior com extensa experiência em auditoria, finanças, contabilidade, riscos, gestão de projetos e mapeamento de processos. Bacharel em Administração (Unisantana) com especialização em Precificação de Instrumentos Financeiros (FIA), MBA em Gestão Empresarial (Fundação Dom Cabral – FDC) e Mestrado em Contabilidade (Pontificia Universidade Católica – PUC), Ronaldo tem experiência como professor na Faculdade das Américas (FAM) e FIA.

Painel 4: Limite de Exposição aos Clientes (Concentração, contrapartes conectadas e dependência econômica)

Auditório 2

David Salles de Barros Valente (Palestrante) Chefe de Divisão do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial (Dereg) do Banco Central do BrasilGraduado em Economia pela Universidade de Brasilia e ingressou no Banco Central do Brasil em 1992, inicialmente no Departamento de Operações Bancárias. Desde 2002, atua no Departamento de Regulação Prudencial e Cambial (Dereg) do BCB, exercendo a chefia da Consultoria de Acompanhamento e Assessoria em Regulação Financeira Internacional. No Dereg, David Valente está envolvido na implementação no Brasil das recomendações do Comitê de Basileia para Supervisão Bancária.
Marcelo Golovaty (Moderador) Superintendente de Gestão de Riscos do Santander

13h00

Almoço

Restaurante - Térreo

14h30

Painel 5: Reformas de Basileia III: Finalização do novo arcabouço regulatório prudencial - pós crise

Auditório 1

Ricardo Franco Moura (Palestrante) Chefe do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial (Dereg) do Banco Central do BrasilChefe do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do Banco Central do Brasil. Anteriormente, foi membro da secretaria do Financial Stability Board e antes disso, secretário-executivo do Comitê de Estabilidade Financeira do Banco Central. Exerceu várias funções na área da dívida externa no Banco Central e no Tesouro Nacional, na administração das reservas internacionais no Banco Central, e na área de originação de dívida nos Bancos BNP Paribas e ABN Amro.

15h30

Painel 6: Leveraging an Integrated Risk Management Process to Highlight New Risks

Auditório 1

Todd Franklin (Palestrante) Regional Lead for Brasil and Latin America and oversees client related activities at QRMTodd Franklin é o líder regional do Brasil e da América Latina e supervisiona as atividades relacionadas a clientes para os compromissos de gerenciamento de riscos corporativos da QRM nessa região. Suas responsabilidades incluem a consultoria com os clientes para ajudar a levar seus processos de gerenciamento de riscos às melhores práticas e gerenciar uma equipe de consultores dedicados a esse esforço. Ele está na QRM desde 2000. Todd é bacharel pela Universidade do Missouri e é Gerente de Risco Financeiro - Certificado pela Associação Global de Profissionais de Risco.
Gerson Oliveira (Moderador) Gerente Executivo da Área de Gestão de Riscos no Banco do BrasilGerson Eduardo de Oliveira é funcionário do Banco do Brasil por mais de 34 anos, tendo dedicado 22 anos às Áreas de Finanças e de Gestão de Riscos. Exerce o cargo de gerente executivo na Diretoria de Gestão de Riscos, sendo responsável por (a) gestão dos riscos de contágio e de modelo, (b) integração de riscos, (c) testes de estresse, (d) avaliação da adequação de capital (ICAAP) e (e) coordenação do Fórum de Controles Internos e Gestão de Riscos e do Fórum de Avaliação de Modelos Aplicados a Gestão de Riscos.

Painel 7: Return on data investment

Auditório 1

Harry Chopra (Palestrante) Chief Client Officer da AxiomSLHarry Chopra é o Chief Client Officer da AxiomSL. Com mais de 30 anos de experiência em vendas globais e serviços financeiros, ele é responsável por supervisionar os esforços globais de desenvolvimento de negócios da AxiomSL, implementando estratégias de entrada no mercado e construindo o crescimento impulsionado pelo cliente em todo o mundo. Anteriormente, o Sr. Chopra foi Diretor Comercial da Credit Benchmark, onde desenvolveu o conceito de estimativas de crédito por consenso trabalhando com a comunidade de Chief Risk Officer e Chief Credit Officer em bancos nacionais, regionais e globais. Ele recebeu seu bacharelado em matemática, com especialização em economia pela Universidade de Delhi e MBA em Marketing e Sistemas de Informação pela Universidade de Michigan.
Jacqueline Dias (Moderador) Superintendente da área de Controle e Análise de Risco de Crédito do Banco Santander Graduada em Administração de Empresa e Mestre em Economia Internacional pelo ISEG- Instituto Superior de Economia e Gestão (Lisboa/Portugal). Atualmente é Superintendente da área de Controle e Análise de Risco de Crédito do Banco Santander e também lidera os principais projetos de transformação de dados para a área de Riscos nas frentes de Big Data/Data Lake, Risk Data Aggregation, IFRS 9, Cadastro Positivo, Central de Riscos, Capital, Gestão de Limites e Informes Regulatórios.

16h30

Coffee Break

Foyer 1º andar

17h00

Painel 8: Iniciativas do Banco Central para a Harmonização das Informações Regulamentares e Gerenciais

Auditório 1

Paulo Sergio Neves (Palestrante) Diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil
Alvir Alberto Hoffmann  (Moderador) Vice-Presidente Executivo da FEBRABANFORMADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS, COM ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA E MBA EM FINANÇAS, TRABALHOU POR MAIS DE 30 ANOS NO BANCO CENTRAL DO BRASIL, ONDE EXERCEU DIVERSOS CARGOS, ENTRE ELES DIRETOR DE FISCALIZAÇÃO E MEMBRO DA DIRETORIA COLEGIADA E DO COMITÊ DE POLÍTICA MONETÁRIA. TRABALHOU DE 2005 A 2007 NO FMI (FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL), NA DIVISÃO DE RISCO SISTÊMICO DO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS MONETÁRIOS E DE CAPITAIS, ONDE ASSESSOROU A AVALIAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DO SETOR FINANCEIRO DE VÁRIOS PAÍSES. MAIS RECENTEMENTE, TRABALHOU NA ERNST & YOUNG COMO LÍDER DA PRÁTICA REGULATÓRIA PARA A AMÉRICA LATINA, NO CONSELHO DO TORONTO CENTRE FOR FINANCIAL SUPERVISION LEADERSHIP, ENTIDADE INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE SUPERVISORES FINANCEIROS E NO BANCO BTG PACTUAL, ONDE PRESIDIU O COMITÊ DE AUDITORIA.

18h00

Coquetel de Confraternização

Foyer 1º andar

09h00

Painel 9: Gestão de riscos na visão dos CRO: Desafios na implementação do IFRS9

Auditório 1

Carlos Renato Bonetti (Palestrante) Diretor de Gestão de Riscos do Banco do BrasilDiretor de Gestão de Riscos do Banco do Brasil desde janeiro de 2016. Membro do Conselho de Administração do Banco CBSS e do Comitê de Riscos do Banco Votorantim. Ocupa também a função de conselheiro na BB Securities de Londres, Singapura e NY. Graduado em Tecnologia da Informação, possui MBA em Gestão de Riscos pela USP-Universidade de São Paulo e MBA Executivo em Gestão Avançada de Negócios pela UNB-Universidade de Brasília. Exerceu, no Banco do Brasil, as funções de executivo responsável pela Gestão de Risco Operacional e Gestão de Risco de Crédito.
Irany Santanna Junior (Palestrante) Vice-Presidente do BanrisulPresidente da Banrisul Administradora de Consórcios desde abril/2015. Vice-Presidente e Conselheiro do Banrisul. Presidente do Conselho de Administração da Banrisul Cartões. No Banco Central do Brasil, atuou como Chefe Adjunto do Departamento de Supervisão Bancária em SP (2013/2015); Gerente Técnico do Departamento de Supervisão Bancária para a Região Sul (2009/2013); Supervisor de Fiscalização (1998/2009); Inspetor de Fiscalização (1995/1998); Analista de Fiscalização (1994/1995). Consultor econômico-financeiro e agente autônomo de investimentos na Fininvest CFI e Bozano Simonsen DTVM (1984/1993); Assessor de Diretoria da Formac (1982/1983). Economista pela UFRGS.
Alexandre Sinzato (Palestrante) Diretor de Administração de Crédito e Gestão de RiscoDiretor de administração de crédito e gestão de riscos do Banco ABC Brasil desde 2016. Atuou anteriormente nas áreas de Relações com Investidores (2007-2016), Marketing (2014-2016) e Tesouraria (2001-2007). Graduado em engenharia elétrica na Escola Politécnica da USP e pós-graduado em administração de empresas na FGV.

10h15

Coffee Break

Foyer 1º andar

10h45

Painel 10: Visão integrada de riscos - Expectativa de Supervisão

Auditório 1

Belline Santana (Palestrante) Chefe Adjunto do Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central do Brasil
Sandra Martins (Palestrante) Sócia da Management SolutionsFormada em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP e MBA Executivo pelo Insper e líder na prática de gerenciamento de Riscos e Capital na MS Brasil, com atuação no mercado financeiro a mais de 18 anos.
Marlos Araújo (Moderador) Diretor de Controle Integrado de Riscos do Bradesco

12h00

Painel 11: Testes de estresse como ferramenta de integração de riscos

Auditório 1

Rafael Scopel (Palestrante) Sócio da PwCSócio com 15 anos de experiência como provedor de soluções em consultoria em serviços relacionados com gerenciamento de riscos  financeiros, modelagem e compliance. Desenvolveu projetos relacionados à identificação, mapeamento, mensuração, modelagem e avaliação de instrumentos de mitigação para o gerenciamento de riscos corporativos e financeiros (crédito, mercado e liquidez); Modelos IFRS 9 de Perda Esperada; Validação de Modelos de Riscos Financeiros e Capital; Validação de modelos de ALM; Análise de Fundos FCVS, FIDC e cessões de carteira de crédito; diagnóstico, planejamento de ações e implementação de soluções de tecnologia da informação em instituições financeiras e não financeiras.
Eduardo Monteoliva (Moderador) Gerente de Controle de Riscos no Itaú UnibancoHead de Regulação Prudencial no Itaú-Unibanco, acompanhando, nacional e internacionalmente, todas as normas vigentes e propostas de alteração na regulação nas principais jurisdições e no BIS, responsável pelas divulgações de capital ao mercado e aos reguladores. Possui longa experiência em risco de crédito e em projetos de implantação de Basileia e de modelos internos de risco de crédito. Participa de diversos grupos de trabalho de discussão regulatória e é coordenador da comissão de risco de crédito e capital na Febraban, que vem atuando em conjunto com o regulador local na implantação dos requisitos da capital de Basileia no Brasil desde 2005.

Painel 12: Novo Modelo de alocação de capital para Risco de Mercado - FRTB

Auditório 2

Anderson Vieira (Palestrante) Consultor Técnico da IBM América Latina na área de Riscos e ComplianceAnderson S R Vieira é Consultor Técnico da IBM América Latina na área de Riscos e Compliance, tendo atuado também como executivo de desenvolvimento de negócios para a Indústria Financeira. Possui mais de 30 anos de experiência em TI e Gestão de Riscos em grandes bancos, clearings, fundo de pensão, gestores de ativos, em instituições privadas e públicas. Foi um dos fundadores da Algorithmics no Brasil em 1998 e responsável pela pré-venda e implementação de todos os projetos até a aquisição da empresa pela IBM em 2011.
Ana Paula Castro Carvalho (Moderador) Chefe de Divisão do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial (Dereg) do Banco Central do BrasilAna Paula Castro Carvalho trabalha há 18 anos no Banco Central do Brasil, sendo 15 deles na área de regulação prudencial. Atualmente é Chefe de Divisão no Dereg (Departamento de Regulação Prudencial e Cambial). Participou da implementação de Basileia II e 2.5 no Brasil e está envolvida com a implementação de Basileia III, principalmente no que diz respeito a risco de mercado, risco de taxa de juros da carteira bancária, risco de liquidez, risco operacional e Pilar 2. É responsável por conduzir as discussões referentes à normatização prudencial do tratamento do risco de mercado no Brasil, tendo como base o padrão internacional conhecido como FRTB ou Basileia III. É formada em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem mestrado em Finanças, pela Lancaster University, localizada no Reino Unido.

13h00

Almoço

Restaurante - Térreo

14h30

Painel 13: Risco de Taxa de Juros da Carteira Banking (IRRBB)

Auditório 1

Pablo José Campos de Carvalho (Palestrante) Assessor Pleno do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial (Dereg) do Banco Central do Brasil
Luis Eduardo Novaes de Miranda  (Palestrante) Coordenador da Equipe Especializada de Capital do Departamento de Estratégica, Integração e Suporte da Fiscalização no BacenCoordenador da Equipe Especializada de Adequação de Capital e Pilar 2 do Departamento de Gestão Estratégica, Integração e Suporte da Fiscalização do Banco Central do Brasil. Gerente do Projeto Corporativo Análise Proaspectiva de Vulnerabilidades (APV) do Banco Central do Brasil, que trata de análise de modelo de negócios (BMA) e teste de estresse microprudencial.
Affonso Correa Taciro Junior (Moderador) Superintendente no BradescoMembro fundador da Sociedade Brasileira de Finanças, Mestre em Modelagem Matemática em Finanças pela FEA/IME da Universidade de São Paulo e estatístico formado pelo Instituto de Matemática e Estatística da mesma universidade. Superintendente Executivo de Risco de Mercado e Liquidez do Banco Bradesco com experiência de mais 25 anos em assuntos de riscos, tendo atuado em diversas instituições financeiras.

Painel 14: Pillar 3 – Novas regras de Disclosure - Normatização Bacen

Auditório 2

Eduardo Andrade Lima Vidal de Araújo (Palestrante) Assessor do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial (Dereg) do Banco Central do BrasilGraduado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco e ingressou no Banco Central do Brasil em 2010. Desde então, atua no Departamento de Regulação Prudencial e Cambial (Dereg), exercendo o cargo de assessor pleno na Consultoria de Risco de Crédito e Definição de Capital Regulamentar. No Dereg, Eduardo Araújo está envolvido na implementação no Brasil das recomendações do Comitê de Basileia para Supervisão Bancária.
Jaime Nakata (Moderador) Superintendente Geral de Finanças do Banco Safra

15h30

Coffee Break

Foyer 1º andar

16h00

Painel 15: Risco Cibernético / Segurança da Informação. Expectativa da Supervisão e Principais práticas internacionais de mensuração e gestão

Auditório 1

Jefferson Umebara (Palestrante) Coordenador da Equipe Especializada em Governança de Tecnologia da Informação do Departamento de Gestão Estratégica, Integração e Suporte da FiscalizaçãoGraduado em Engenharia de Computação e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Ingressou no Banco Central do Brasil (BCB) em 2006 e, desde 2012, atua na Área de Fiscalização, onde coordena a Equipe Especializada em Governança de Tecnologia da Informação.
Andres Gil (Palestrante) Cyber Risk Practice Leader, LATCO Region DeloitteAndrés é Líder de Risco Cibernético da Deloitte para a América Latina atuando a mais de 25 anos com integração de sistemas de informação e gerenciamento de riscos de TI. Ele atende principalmente Bancos, e possui também experiência no setor de telecomunicações, em que auxilia no endereçamento de questões de compliance, segurança da informação e gerenciamento de crise.
Fernando Madureira (Moderador) Chief Information Security Officer no Banco VotorantimFernando Madureira é um executivo com 20 anos de experiência nos Serviços de Outsourcing e Consultoria de TI, com especialização em Segurança da Informação, Segurança Cibernética, Serviços de Segurança Gerenciada (MSS), Auditoria Interna, Compliance, Fraude e Gerenciamento de Risco (GRC).

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A inscrição contempla: material do congresso, coffee breaks e almoço durante a realização do evento.

Não inclui o estacionamento.

Para segurança dos participantes e do evento será exigida a apresentação de um documento com foto na retirada da credencial.  A credencial é pessoal e intransferível.

É de responsabilidade do participante o cuidado com seus objetos pessoais, tais como aparelhos eletrônicos, bolsas e pastas, por isso a recomendação é  não deixar os pertences  fora do seu campo de visão. Como não promove a guarda de bens, a organização do evento não se responsabiliza pela perda ou furto de objetos pessoais dos participantes.

A cada 10 inscrições a 11ª é gratuita da mesma categoria, válida somente para compras em lote com 11 ou mais inscrições.

Ao se inscrever, o participante autoriza o uso de sua imagem (foto, voz e vídeo) para ser utilizada em campanhas promocionais e institucionais da FEBRABAN, sendo essas destinadas à divulgação do evento ao público em geral e que não sejam para fim comercial.

OPÇÕES DE PAGAMENTO

Boleto Bancário e Cartões de Crédito Nacionais e Internacionais

Pessoa Física  (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ)

 

Nota Fiscal será enviada somente após realização do evento.

IMPOSTOS: Por determinação da lei 12.741/2012, informamos o percentual dos tributos incidentes em cada inscrição: 12,6% (ISS Municipal 5% - COFINS Federal 7,6%)

 

REEMBOLSO E CANCELAMENTO

Os pedidos de cancelamento de inscrições devem ser solicitados por e-mail, para eventos@febraban.org.br até 5 dias úteis antes da realização do evento.
Os reembolsos serão efetuados pelo valor líquido, deduzidas todas as despesas bancárias provenientes da transferência bancária.
Após o prazo estipulado acima não serão aceitos pedidos de reembolso ou cancelamentos.

SUBSTITUIÇÃO DE PARTICIPANTE

Os pedidos de substituição de participante devem ser solicitados por e-mail, para eventos@febraban.org.br até 2 dias úteis antes da realização do evento.

 

Na realização do evento as substituições somente serão aceitas de forma completa e após a organização receber um e-mail do responsável ou superior imediato com a autorização.

 

A organização cobrará uma taxa de R$ 250,00 pela reemissão de crachá, em caso de perda. O respectivo pagamento deverá ser efetuado no ato da solicitação.

 

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES

Diretoria de Eventos FEBRABAN

eventos@febraban.org.br

(11) 3244-9860

LOCAL DO EVENTO

Centro Fecomercio de Eventos

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista, São Paulo - SP
Patrocinadores do Evento