Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Consulta FAQ

QUESTÕES MAIS FREQUENTES:


Clique sobre as questões para ver a resposta.


Quais as estruturas de governças da FEBRABAN e quem são seus representantes?

Informações disponíveis no Portal FEBRABAN, através do caminho FEBRABAN > Nossa Estrutura.

Qual a atual gestão e duração do mandato das estruturas de governança da FEBRABAN?

Informações disponíveis no Portal FEBRABAN, através do caminho FEBRABAN > Nossa Estrutura.

Como participar das Comissões Técnicas e outros fóruns da FEBRABAN?

Instituições Financeiras associadas à FEBRABAN podem participar de Comissões Técnicas e outros fóruns liderados pela FEBRABAN. Maiores informações estão disponíveis no Portal FEBRABAN, através do caminho FEBRABAN > Nossa Estrutura > Comissões Técnicas.

Quais são as atividades e estudos desenvolvidos pelas Comissões Técnicas e outros fóruns liderados pela FEBRABAN?

Os fóruns funcionam permanentemente sob a coordenação da Diretoria Executiva e Setorial da Federação, que desenvolvem trabalho especializado, representando todos os bancos associados. Além das Comissões Técnicas, Subcomissões e Grupos de Trabalho para exame de temas específicos também são conduzidos pela entidade com foco no aprimoramento da governança do sistema bancário em benefício da sociedade.

Gostaria de me candidatar a alguma vaga no setor bancário. Qual o procedimento?

Sugerimos que cadastrar-se diretamente no site do banco que você tem interesse. A FEBRABAN não tem acesso às vagas disponíveis nos bancos.

Como faço para me candidatar à vagas disponíveis na FEBRABAN?

Favor enviar o currículo para o e-mail: recursos.humanos@febraban.org.br, mencionando o cargo ou área pretendida.

Necessita de alguma informação do arquivo da FEBRABAN?

Envie sua solicitação para arquivo@febraban.org.br.

Gostaria de apresentar os serviços da sua empresa para a FEBRABAN?

Envie uma apresentação para gerencia.compras@febraban.org.br

Quais são os cursos oferecidos pela FEBRABAN?

Para informações sobre cursos favor acessar o site do Instituto FEBRABAN de Educação ( INFI ), pelo seguinte canal - www.infi.com.br/cursos/cursos-de-curta-duração; ou enviar um e-mail para comercial.educorp@infi.com.br

Qual a data de próxima turma de um determinado curso?

Para informações sobre próximas turmas, favor acessar o site www.infi.com.br/cursos/cursos-de-curta-duração e clicar no cursos que você procura; Se a turma estiver com data e houver interesse na inscrição, favor dar prosseguimento diretamente no site ou contatar nosso Depto. Comercial através do email comercial.educorp@infi.com.br

Como faço para me inscrever em um curso?

Para inscrições em cursos abertos do INFI, favor acessar o site www.infi.com.br/cursos/cursos-de-curta-duração e clicar no cursos que você procura; Se a turma estiver com data e houver interesse na inscrição, favor dar prosseguimento diretamente no site ou contatar nosso Depto. Comercial através do email comercial.educorp@infi.com.br ou ligar (11)3186 6962 / (11)3186 6964.

Tenho interesse em um curso, mas não esta com turma aberta o que devo fazer?

Favor acessar o site www.infi.com.br, inserir o nome do curso em "O que você procura" ; acessar o curso e preencher seu cadastro em "aviso de novas turma" ou enviar um e-mail para comercial.educorp@infi.com.br

Como sei se a turma do curso que me inscrevi esta confirmada?

Favor consultar através do e-mail comercial.educorp@infi.com.br

Quais os cursos preparatórios do INFI FEBRABAN?

O INFI FEBRABAN, possui os cursos Preparatórios para certificação em Ouvidoria, Crédito Rural, Proago e Correspondente Bancário; Para informações sobre os cursos Preparatórios para Certificação do INFI FEBRABAN, favor acessar www.infi.com.br/cursos/cursos-preparatorios ou enviar e-mail para comercial.educorp@infi.com.br

Quais os cursos de Correspondente bancário que o INFI FEBRABAN possui?

Os cursos Preparatórios para Certificação de Correspondente bancário do INFI FEBRABAN, são os seguintes: Correspondente bancário em crédito consignado, correspondente bancário CDC, correspondente bancário em crédito de veículos e correspondente bancário completo; para informações sobre os programas e inscrições, favor acessar www.infi.com.br/cursos/cursos-preparatorios/correspondentes

Quais são os cursos EAD do INFI FEBRABAN?

Para informações sobre os cursos EAD favor acessar www.infi.com.br/cursos/ensino-a-distancia

O INFI FEBRABAN trabalha com turmas IN COMPANY?

Para informações sobre turmas IN COMPANY, favor acessar www.infi.com.br/cursos-in-company ou envie um e-mail para comercial.educorp@infi.com.br

Qual a data dos SUMMITS ofertados pelo INFI FEBRABAN?

Para informações sobre próximas turmas, favor acessar o site www.infi.com.br/cursos/summits e clicar no tema do SUMMIT que você procura; Se a turma estiver com data e houver interesse EM INSCRCER-SE, favor dar prosseguimento diretamente no site ou contatar nosso Depto. Comercial através do email comercial.educorp@infi.com.br

Como consigo o Certificado de participação de um curso ou SUMMIT que participei?

Favor enviar um e-mail para o seguinte canal de atendimento: tutoria@infi.com.br e solicitar seu participação.

Como faço para receber a Nota Fiscal do curso ou SUMMIT que participei?

Favor encaminhar um e-mail para inficobranca@infi.com.br informar os dados cadastrais da Pessoa Fisica ou Pessoa Jurídica que contratou/pagou o curso ou SUMMIT.

Quais os temas abordados na série Café com Sustentabilidade? Gostaria de participar dos eventos?

Confira as discussões e os temas abordados na série 'Café com Sustentabilidade' acessando https://cafecomsustentabilidade.febraban.org.br/ Caso tenha interesse em participar dos eventos encaminhe seus contatos para sustentabilidade@febraban.org.br. Esclarecemos que a participação é restrita à Pessoa Jurídica.

Quais estudos sobre Sustentabilidade são produzidos pela FEBRABAN?

A FEBRABAN vem realizando uma série de estudos, em parceria com outras organizações, como associações, instituições financeiras e acadêmicas, sobre os caminhos possíveis para alavancar a transição para uma Economia Sustentável no Brasil por meio de recursos intermediados pelo Sistema Financeiro Nacional (SFN). Os estudos procuram alinhar a atuação do setor bancário aos compromissos assumidos pelo país no âmbito da Convenção do Clima das Nações Unidas. Conheça os estudos acessando https://portal.febraban.org.br/pagina/3085/43/pt-br/sfn-economia-verde

Onde encontro os Relatórios Anuais da FEBRABAN?

O relatório anual da FEBRABAN tem como objetivo apresentar o desempenho da entidade e suas principais ações na busca de um sistema financeiro saudável, ético, eficiente e sustentável. Confira os relatórios dos últimos anos acessando https://portal.febraban.org.br/pagina/3048/19/pt-br/relatorio-anual

Como obter a codificação ou atribuição de códigos para geração de boletos?

Favor enviar a solicitação para servicosbancarios@febraban.org.br.

É obrigatório que a cobrança passe a ser registrada para todos os clientes?

Informamos que a migração da cobrança sem registro para com registro é decisão operacional e comercial do Banco com seu cliente. Melhores esclarecimentos sobre a Nova Plataforma da Cobrança poderão ser obtidos no link abaixo: https://cmsportal.febraban.org.br/Arquivos/documentos/PDF/Nova_plataforma_cobranc%CC%A7a_final.pdf

Onde encontro os valores para me inscrever em um evento?

Acesse https://portal.febraban.org.br/pagina/29/2/pt-br/eventos

Como faço para me inscrever em um evento?

Todas as inscrições devem ser efetudas pelo site da FEBRABAN: https://portal.febraban.org.br/pagina/29/2/pt-br/eventos

Onde encontro os arquivos das palestras para download?

Acesse: https://portal.febraban.org.br/pagina/29/2/pt-br/eventos, lembrando que apenas palestras autorizadas estarão disponíveis.

Como faço para obter a NF da minha inscrição?

As NFs tem um prazo para emissão de até 10 dias úteis após a realização do evento. Para solicitar, enevie um email para cobranca@febraban.org.br

Onde encontro o calendário com os eventos do ano?

Acesse https://portal.febraban.org.br/pagina/29/2/pt-br/eventos

Quer apresentar sua empresa a FEBRABAN?

Envie uma apresentação para recursos.logisticos@febraban.org.br e eventos@febraban.org.br

Patrocínio de eventos FEBRABAN

Para obter informações sobre as oportunidades de patrocínio de eventos FEBRABAN, envie um e-mail para marcelo.assumpcao@febraban.org.br ou ligue para (11) 3244-9941

Patrocínio de Eventos

Para obter informações sobre as oportunidades de patrocínio de eventos FEBRABAN, envie um e-mail para marcelo.assumpcao@febraban.org.br ou ligue para (11) 3244-9941

Onde encontro os arquivos das palestras para download?

Acesse: https://portal.febraban.org.br/pagina/29/2/pt-br/eventos, lembrando que apenas palestras autorizadas estarão disponíveis.

Como faço para obter a Declaração de Participação no evento?

Envie um e-mail para eventos@febraban.org.br informando o nome do evento, data de realização e nome completo do participante

Como faço para obter a Declaração de Participação no evento?

Envie um e-mail para eventos@febraban.org.br informando o nome do evento, data de realização e nome completo do participante

Onde encontro os valores para me inscrever no CIAB?

No site no evento: www.febraban.org.br.

Como faço para me inscrever no CIAB?

Todas as inscrições devem ser efetudas pelo site do evento: www.ciab.org.br.

Como faço para obter a NF da minha inscrição?

As NFs tem um prazo para emissão de até 10 dias úteis após a realização do evento. Para solicitar, envie um email para cobranca@febraban.org.br.

Onde encontro a agenda com a programação dos auditórios do CIAB?

No site no evento: www.febraban.org.br

Oportunidade de Patrocínio

Para obter informações sobre as oportunidades de patrocínio do CIAB, envie um e-mail para marcelo.assumpcao@febraban.org.br ou ligue para (11) 3244-9941

Quer apresentar sua empresa a FEBRABAN?

Envie uma apresentação para recursos.logisticos@febraban.org.br e eventos@febraban.org.br

Como faça a minha inscrição na Certificação Online?

Acessar nosso site: www.certificacaofebraban.org.br, Clicar em Certificações > Correspondentes/ Ou a Modalidade de Prova desejável > Selecionar a Modalidade que deseja realizar a prova > Clicar em Não Sou cadastrado, inserir os seus dados caso seja um novo cadastro e selecionar a forma de pagamento. Caso você tenha já o login de acesso: Acesse com seu login e senha > Certificações > Correspondentes/ Ou a Modalidade de Prova desejável > Selecionar a Modalidade que deseja realizar a prova, e selecionar a forma de pagamento.

Como faço para acessar minha prova de Certificação?

Acessar nosso site: www.certificacaofebraban.org.br, Clicar em Certificações > Correspondentes/ Ou a Modalidade de Prova desejável > Selecionar a Modalidade que deseja realizar a prova > Clicar em Não Sou cadastrado, inserir os seus dados caso seja um novo cadastro e selecionar a forma de pagamento. Caso você tenha já o login de acesso: Acesse com seu login e senha > Certificações > Correspondentes/ Ou a Modalidade de Prova desejável > Selecionar a Modalidade que deseja realizar a prova, e selecionar a forma de pagamento.

Recuperação de Senha

Caso não recorde a sua senha, o candidato deverá acessar nosso site: www.certificacaofebraban.org.br, com seu e-mail que é o login, e clicar em Esqueci a senha > a mesma será enviada ao e-mail cadastrado do candidato e após o recebimento o candidato deve acessar novamente através do site.

Como realizar uma nova inscrição para candidatos reprovados?

Se você foi reprovado no exame, deverá fazer uma nova inscrição e iniciar novamente todo o processo, para tal siga os passos abaixo: 1º - Acesse o nosso site www.certificacaofebraban.org.br clique em “Acessar a Prova” digite seu LOGIN (e-mail) e SENHA; 2º - Clique no menu “Certificações” e escolha a Certificação (Correspondentes / Ouvidoria / Suitability / Agronegócios). Clique em “Saiba Mais”; 3º - Selecione a modalidade da Certificação. Clique em “Inscreva-se”; 4º - Selecione a opção do boleto ou cartão e clique em “finalizar”.

Quais as Modalidades de Prova?

A FEBRABAN elaborou 04 (quatro) programas para Certificação de Correspondentes, segmentadas conforme o ramo de atuação do profissional. Todos os módulos atendem as exigências do Banco Central do Brasil, pois contemplam aspectos práticos das operações, relacionamento com o consumidor, ouvidorias e ética. Porém possuímos algumas outras modalidades conforme abaixo: • COMPLETO - FBB-100 • CONSIGNADO - FBB-110 • CRÉDITO DIRETO - FBB-120 • CRÉDITO E FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS - FBB-130 • OUVIDORIA - FBB200 • SUITABILITY - ASPECTOS REGULATÓRIOS - FBB-310 • AGRONEGÓCIO PROAGRO - FBB410 • AGRONEGÓCIO PROAGRO - FBB420

Consigo cancelar a minha inscrição da Prova?

Informamos que não realizamos cancelamento de inscrições.

A agendamento do exame ou acesso a prova

Nossos Exames são online e não precisam de agendamento prévio. Ao pagar a taxa de inscrição, você terá que aguardar o prazo de compensação (de até dois a três dias úteis). Após a confirmação do pagamento você poderá realizar o seu exame. Se você já recebeu a confirmação do seu pagamento, siga os passos abaixo para realização do seu exame. 1º - Acesse o nosso site www.certificacaofebraban.org.br clique em “Acessar a Prova” digite seu LOGIN (e-mail) e SENHA; 2º - Para iniciar o seu Exame, clique marque o “de acordo” no termo de responsabilidade e clique no botão “Acessar a prova”.

Qual o Valor das Certificações?

As Quantidades de Certificações variam conforme abaixo: • COMPLETO - FBB-100 – Visa à certificação plena do Correspondente, habilitando-o a atuar nos segmentos alcançados pela regulamentação (Crédito Consignado, Crédito Direto ao Consumidor e Financiamento de Veículos): R$125,00 • CONSIGNADO - FBB-110 – Visa à certificação do Correspondente, habilitando-o a atuar nos segmentos alcançados pela regulamentação (Crédito Consignado e Crédito Direto ao Consumidor): R$ 107,00 • CRÉDITO DIRETO - FBB-120 – Visa à certificação do Correspondente, habilitando-o a atuar no segmento alcançado pela regulamentação (Crédito Direto ao Consumidor): R$107,00 • CRÉDITO E FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS - FBB-130 – Visa à certificação do Correspondente, habilitando-o a atuar nos segmentos alcançados pela regulamentação (Crédito e Financiamento de Veículos e Crédito Direto ao Consumidor): R$ 107,00.

Como emitir o boleto para pagamento da taxa de inscrição?

O candidato pode obter o boleto através da página de inscrições. Para emitir o boleto é necessário que você acesse o site, na página de inscrições, com o seu LOGIN e SENHA. Clique na opção da Certificações localizada no menu do lado esquerdo da página, clique em Correspondentes e na modalidade de prova clique em Acessar a Prova, ela te direcionar para a emissão de um novo boleto . Informamos que a liberação do pagamento desta forma é liberado em até 72 horas.

Como emitir 2ª via do boleto?

Para reemissão do boleto o candidato deve logar com seu e-mail cadastrado e com a senha enviada ao e-mail, e seguir o passo a passo para a emissão e um novo boleto: Acessar nosso site: www.certificacaofebraban.org.br, com seu login e senha > Acessar > Certificações > Correspondentes > Selecionar a Modalidade que deseja realizar a prova e selecionar a forma de pagamento, ou a segunda via do boleto ou via cartão de crédito. Informamos que a liberação do pagamento desta forma é liberado em até 72 horas.

Como realizar pagamento com Cartão?

O candidato para realizar o pagamento via Cartão de Crédito deve seguir os passos abaixo: Acesse nosso site www.certificacaofebraban.org.br na página, faça o acesso com o seu LOGIN e SENHA. Clique na opção da Certificações localizada no menu do lado esquerdo da página, clique em Correspondentes e na modalidade de prova clique em Acessar a Prova, ela te direcionar para a página de pagamento, onde você selecionará o cartão de sua preferencia e cadastrará os dados do cartão. Informamos que a liberação do pagamento desta forma é liberado em até 24 horas.

Como faço para receber a minha Nota Fiscal referente ao pagamento?

Informamos que em nosso novo sistema o candidato recebe sua nota no término de sua isncrição. Caso você ainda não tenha recebida, nos encaminhe um e-mail para certificacao@febraban.org.br, com seu nome completo e seu CPF, e enviaremos a segunda via de sua Nota.

Como faço para receber de volta o valor pago?

De acordo com o Regulamento aceito no momento da inscrição, cláusula 11.2 Cancelamento por parte do Usuário: “ O pedido de cancelamento e/ou desistência poderá ser realizado em até *07 dias a contar da data da inscrição e/ou pagamento, o mesmo deve ser feito através do e-mail certificacao@febraban.org.br ou no acesso ao FALE-CONOSCO disponível no site www.certificacaofebraban.org.br. *Visando o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90 (Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.)”

Como emitir 2ª via do boleto?

Informamos que a liberação do pagamento no boleto é liberado em até 72 horas. E em cartão de crédito em até 24 horas.

Após o pagamento, como qual o próximo passo?

O candidato deve: Acessar nosso site www.certificacaofebraban.org.br na página, faça o acesso com o seu LOGIN e SENHA. Clique na opção da Certificações localizada no menu do lado esquerdo da página, clique em Correspondentes e na modalidade de prova clique em Acessar a Prova.

Como emito meu certificado?

Para emitir o seu certificado, Acesse nosso sistema: www.certificacaofebraban.org.br com seu login e senha, clique em acessar a prova e vá em > Meus Certificado e Clique em Baixar Certificado para obter o arquivo e *.pdf de seu certificado. O resultado fica disponível em nosso site para consultar pública em 24 horas após a aprovação acesse: www.crcp.org.br.

Como o Correspondente e a Instituição Financeira saberão da minha Certificação?

Os dados de registros da certificação serão publicados no ambiente do Sistema de Certificação, cujo acesso é público (site: www.crcp.org.br) restrito às pessoas indicadas pela Certificação Profissional FEBRABAN e à pessoa certificada. As informações divulgadas incluem: Nome da certificadora, Nome do(a) profissional certificado(a), Número do certificado e/ou registro da certificação, Nome e/ou descrição da certificação, Data de aprovação e Data de validade.

Como consigo o Número do meu certificado?

Para consultar o número de seu certificado, acesse nosso sistema: www.certificacaofebraban.org.br com seu login e senha, clique em acessar a prova e vá em > Meus Certificado e abaixo da nomenclatura da sua certificação terá o seu Nome COmpleto e a numeração do mesmo.Porém informamos que a numeração também fica disponível em no site para consultar pública em 24 horas após a aprovação , acesse: www.crcp.org.br.

A FEBRABAN emite carteirinha?

A FEBRABAN não fornece nenhum tipo de carteirinha e/ou crachá. Além do Certificado Eletrônico, seu nome e o número do seu Certificado estão disponíveis para consulta no site www.crcp.org.br. Para baixar o certificado em arquivo em *.pdf e adquirir o manual de uso da marca e o Selo da Certificação, o usuário deve acessar o site www.certificacaofebraban.org.br e informar o e-mail e senha cadastrados e acessar a prova realizada, clicar em Meus Certificados e Baixar Certificado.

Qual a Validade do Certificado?

• COMPLETO - FBB-100 – 03 anos. • CONSIGNADO - FBB-110 – 03 anos. • CRÉDITO DIRETO - FBB-120 – 03 anos. • CRÉDITO E FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS - FBB-130 – 04 anos. • SUITABILITY - ASPECTOS REGULATÓRIOS - FBB-310 – 03 anos. • AGRONEGÓCIO PROAGRO - FBB410 – 03 anos. • AGRONEGÓCIO PROAGRO - FBB420 – AGRONEGÓCIO CRÉDITO RURAL - 03 anos.

Posso Excluir ou Cancelar meu Registro de minha Cetificação?

O cancelamento do Registro de Certificação é válido para os dados vigentes, o qual uma vez solicitado, após execução será uma ação permanente, não sendo possível reaver a certificação cancelada, pois os dados da mesma serão excluídos da base de dados do site de consulta www.crcp.org.br. Após o cancelamento para obter a certificação será apenas mediante a realização de nova inscrição. Para efetivar o cancelamento o usuário deve encaminhar carta de próprio punho solicitando o cancelamento e motivo por tal, devendo conter os dados: Nome completo, número do CPF, número, modalidade e validade do Certificado e também o telefone e e-mail de contato. A carta deverá ser assinada (assinatura deverá ser igual ao documento RG ou CNH) e enviada juntamente com a cópia do CPF e RG ou CNH ao endereço: FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos – Departamento de Certificação - Av. Brigadeiro Faria Lima, 1.485 – 14º andar - São Paulo – SP - CEP: 01452-002.

Como eu faça a renovação do meu certificado?

As certificações do INFI-FEBRABAN não possuem renovação. Sugerimos que realize sua nova prova com certa antecedência ao seu vencimento para que se possa obter um novo número de registro.

Como faço para receber meu certificado da Certificação Online Série 200?

Identificamos e informamos que o seu certificado é do modelo Online – Série - 200, e este não oferece certificado físico. Todos os bancos associados junto a FEBRABAN estão ciente deste tramite. A autenticidade da sua certificação pode ser confirmada através do site www.crcp.org.br.

O proprietário da loja correspondente deve ser certificado?

De acordo com a Resolução 3.954 do BACEN: "Admite-se a certificação de uma pessoa por ponto de atendimento, que se responsabilizará, perante a instituição contratante, pelo atendimento ali prestado aos clientes." Ou seja, para se certificar, não necessariamente precisa ser o proprietário da empresa, porém o candidato que for aprovado, responderá por todos os atendimentos prestados no local.

Com o meu certificado posso atender em dois CNPJ's simulaneamente?

De acordo com a Resolução 3.954, admite-se a certificação de uma pessoa por ponto de atendimento, que se responsabilizará, perante a instituição contratante, pelo atendimento ali prestado aos clientes.

O que é a Certificação Profissional da FEBRABAN?

A Certificação Profissional FEBRABAN Correspondente é um exame que os agentes de correspondentes que atuam no mercado de produtos financeiros fazem, para atestar seu adequado nível de especialização no desempenho de suas atividades, atendendo assim a Resolução 3.954/2011 do Banco Central do Brasil.

Quais os tipos de Certificações?

Informamos que a FEBRABAN elaborou 04 (quatro) programas para Certificação de Correspondentes, segmentadas conforme o ramo de atuação do profissional. • COMPLETO - FBB-100 • CONSIGNADO - FBB-110 • CRÉDITO DIRETO - FBB-120 • CRÉDITO E FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS - FBB-130 • SUITABILITY - ASPECTOS REGULATÓRIOS - FBB-310 • AGRONEGÓCIO PROAGRO - FBB410 • AGRONEGÓCIO PROAGRO - FBB420 – AGRONEGÓCIO CRÉDITO RURAL

Quantas questões têm cada exame e qual o tempo de duração?

FEBRABAN elaborou 04 (quatro) programas para Certificação de Correspondentes, segmentadas conforme o ramo de atuação do profissional. • COMPLETO - FBB-100 – 50 Questões • CONSIGNADO - FBB-110 – 30 Questões • CRÉDITO DIRETO - FBB-120 – 30 Questões. • CRÉDITO E FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS - FBB-130 – 30 Questões • OUVIDORIA - FBB200 - 30 Questões. • SUITABILITY - ASPECTOS REGULATÓRIOS - FBB-310 – 30 Questões. • AGRONEGÓCIO PROAGRO - FBB410 – 30 Questões. • AGRONEGÓCIO PROAGRO - FBB420 – AGRONEGÓCIO CRÉDITO RURAL - 30 Questões.

Qual o tempo de duração de cada exame?

O exame da Certificação Profissional Correspondente Completo é composto por 50 (Cinquenta) questões com duração de 02 (duas) horas. Os exames para Correspondente Consignado, Crédito Direto ao Consumidor e Crédito e Financiamento de Veículos são compostos por 30 (cinquenta) questões com duração de 02 (duas) horas. Para maiores informações sobre dúvidas na quantidade de questões de cada certificação temos essas informações em nosso site: www.certificacaofebraban.org.br.

Qual é o percentual exigido para ser aprovado?

"O candidato que tiver aproveitamento igual ou superior a 70% (setenta por cento) do exame será considerado aprovado e apto a receber a Certificação."

Quantas tentativas de prova tenho?

Informamos que nossas Certificações possuem 02 (duas) tentativas de provas.

Se eu não atingir o percentual e for reprovado e/ou faltar no exame, poderei fazer nova prova?

Informamos que nossas Certificações possuem duas tentativas de provas se você foi reprovado nas duas provas, poderá fazer uma nova inscrição e iniciar novamente todo o processo para o exame de Certificação. Não existe um limite de provas, você poderá prestar o exame quantas vezes forem necessárias. Basta que você se inscreva, pague a taxa de inscrição e realize sua prova.

Por que devo ter a Certificação Profissional FEBRABAN Correspondente?

O Banco Central do Brasil na Resolução 3.954, de 24/02/11, exige a capacitação e certificação dos Correspondentes que atendem o público consumidor e a FEBRABAN é reconhecida no mercado como organismo de certificação desde 2007.

A Certificação de Correspondente Bancário é obrigatória?

De acordo com a Resolução 3.954/2011 (BACEN), a certificação é obrigatória desde 24 de fevereiro de 2014.

Prova Travada?

Em caso de prova travada no sistema o candidato deve acessar novamente e clicar em FINALIZAR PROVA, para que possa gerar corretamente sua pontuação. Ressaltamos que para que você tenha êxito na execução da prova recomendamos as seguintes orientações: O acesso deve ser realizado através de internet banda larga fixa (internet cabeada) através do computador, não sendo recomendado o acesso por dispositivos móveis (aparelhos celulares, tablet e outros), pois pode ocorrer instabilidade na conexão de rede. NÃO É RECOMENDÁVEL ACESSO VIA WI-FI. Fechar todos os programas do computador (por exemplo: sistema de revenda, sistema de banco, páginas de internet, entre outros programas) mantendo somente o acesso à prova, pois poderá ocorrer lentidão no decorrer da realização da prova. Browsers e/ou navegadores indicados para acesso à prova: Google Chrome e Internet Explorer e em ambos os navegadores devem estar habilitados o Java Script. Requisitos mínimos técnicos da máquina: 4GB de RAM; Processador Intel core I3 ou superior; Windows 7, 8.1, 10; Internet de 2 MB ou superior. Caso tenha instabilidade em sua rede de internet, travando o funcionamento de sua prova, feche o navegador; acesse novamente quando a conexão estiver estável, digite seu e-mail e senha, pois será reiniciada a sua prova do mesmo ponto em que a prova parou, com o tempo restante a ser utilizado.

Quando recebo o resultado do exame realizado?

O resultado da prova será divulgado dentro do Sistema de Certificação, o qual o(a) usuária(a) visualizará ao final da prova, o mesmo será demonstrado na tela em percentual de acerto. Após a realização do exame, o resultado da prova será divulgado dentro do Sistema de Certificação, o qual o(a) usuária(a) visualizará ao final da prova, o mesmo será demonstrado na tela em percentual de acerto. O resultado fica disponível em nosso site para consultar pública em 24 horas após a aprovação acesse: www.crcp.org.br.

Como faço para receber o gabarito e cópia da minha prova?

A FEBRABAN não fornece exemplares das Questões aos candidatos, mesmo após o exame. Por se tratar de uma plataforma online com questões randômicas, as quais foram validadas pela comissão de Certificação com a diretoria dos Bancos, o gabarito não é aberto ao público. Por medidas de precaução, visando o vazamento de conteúdo restrito do banco de questão, os gabaritos de provas não são divulgados, salvo solicitação via com processo jurídico da FEBRABAN. Quaisquer outras informações consideradas necessárias pelo Comitê de Certificação serão divulgadas dentro do Sistema de Certificação. A INFI-FEBRABAN não fornece as questões aos candidatos. Por se tratar de uma plataforma online com questões randômicas, as quais foram validadas pela comissão de Certificação com a diretoria dos Bancos, o gabarito não é aberto ao público. Por medidas de precaução, visando o vazamento de conteúdo restrito do banco de questão, os gabaritos de provas não são divulgados, salvo solicitação via com processo jurídico da FEBRABAN.

A partir de que idade pode realizar esta Certificação?

É recomendável que a certificação seja realizada por pessoas que possuem 18 anos ou mais, porém não há impedimento que a certificação seja feita a partir dos 16 anos de idade. Basta acessar o site www.certificacaofebraban.org.br para proceder com a inscrição. A Certificação Profissional FEBRABAN não exige dos Candidatos(as) nenhum nível de escolaridade mínima para inscrever-se nos exames de certificação.

Alteração de dados cadastrais

Para alterar seus dados, envie um e-mail para certificacao@febraban.org.br com os dados: Nome Completo; CPF e dado a ser corrigido no sistema. Em até, no máximo, 3 dias úteis seu e-mail será atendido. Aguarde o reenvio da senha para concluir o processo.

Como faço para consultar minha certificação na base CRCP?

Acesse o site www.crcp.org.br e digite seu C.P.F, faça o reconhecimento do NÃO SOU UM ROBÔ e consulte.

Como faço para adquirir o material de estudo para a prova de certificação?

Você poderá consultar o conteúdo programático no site http://certificacaofebraban.com.br/modalidades-correspondente.asp. Clique na modalidade escolhida e visualize o link do arquivo. Informamos que você pode contratar o treinamento a parte, ou em nosso site baixar o conteúdo programático, onde consta todos os assuntos abordados na prova.

Onde posso fazer Treinamento para este exame?

A FEBRABAN não capacita profissionais e não indica cursos de capacitação e/ou materiais para a realização dos exames de certificação que aplica. Você poderá consultar o conteúdo programático (FBB 100 - Online) no site www.certificacaofebraban.org.br. Clique na modalidade escolhida, após clique em conteúdo da prova, e visualize o link do arquivo. Temos a parceria de cursos online nos site www.infi.com.br, para contratação de cursos preparatórios para a Certificação.

Fiz a compra do curso onde e como acesso ao conteúdo?

Informamos que para acessar ao curso acesse: www.infi.com.br

Canais telefônicos?

Para acessar a lista completa com os canais telefônicos das Instituições Financeiras, copie o endereço abaixo em seu navegador: https://portal.febraban.org.br/pagina/3055/30/pt-br/canais-de-atendimento

Feriados Bancários?

Acesse: https://feriadosbancarios.febraban.org.br/feriados.asp

Como eu faço para solicitar a prorrogação de uma dívida que tenho com meu banco?

Os clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas devem entrar em contato com seu banco, expor seu caso para saber das condições para prorrogar a dívida por até 60 dias. A medida vale para os contratos que estejam em vigência, com pagamentos em dia. Cada instituição irá definir o prazo e as condições dos novos pagamentos.

É necessário ir presencialmente até a agência para pegar esta informação e renegociar o prazo de uma dívida?

Não é necessário ir presencialmente na agência bancária. O cliente pode ligar para seu gerente e usar os canais eletrônicos para entrar em contato com seu banco. Saiba mais abaixo.

A prorrogação de dívidas é automática?

Não. Primeiramente, o cliente deve procurar o banco para renegociar o prazo, que poderá ser estendido por até 60 dias.

A medida vale para quais bancos?

A medida vale para Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander.

As medidas anunciadas pelos bancos são válidas para quais tipos de dívidas?

Valem para todos os contratos de crédito feitos pelo cliente com o banco. Não se estende às dívidas no cartão de crédito e cheque especial. Para mais informações, o cliente deve entrar em contato com o seu banco.

A medida vale para boletos de consumo?

Não, a medida não inclui boletos de consumo geral - água, luz, telefone – e tributos, porque se referem a serviços prestados por concessionárias de serviços públicos e governos.

Após renegociar uma dívida de um empréstimo que tenho com o banco, a instituição pode me cobrar juros?

Cada banco irá estabelecer seu procedimento, e cada caso será avaliado de forma individual.

Tenho garantia de conseguir uma prorrogação de um prazo de 60 dias?

O prazo é de até 60 dias. O cliente precisa entrar em contato com o seu banco.

O setor está adotando medidas para amenizar os efeitos negativos da pandemia Covid-19?

Para discutir medidas no setor bancário destinadas a amenizar os efeitos negativos da pandemia identificada pela OMS, foi criada a Comissão Bipartite Covid-19, um canal direto e permanente de troca de informações entre bancos e as entidades que representam os bancários sobre as ações adotadas. Foram confirmadas, também, medidas dos bancos para proteção de clientes e funcionários. São elas: • milhares de bancários já estão trabalhando em esquema de home office; • os bancos dividiram as equipes que ainda estão atuando presencialmente e definiram locais de trabalho diferenciado para cada grupo de forma a reduzir o número de profissionais concentrados ao mesmo tempo nos locais de trabalho; • foram indicados canais para notificação de casos entre os funcionários dos bancos; e • foram criados novos protocolos de limpeza das agências e as equipes encarregadas da tarefa foram orientadas a intensificar a higienização, especialmente dos locais com maior contato das pessoas, como maçanetas, balcões, botões de elevadores e superfície dos caixas eletrônicos. Sobre a possibilidade de fechamento das agências ou redução do horário de atendimento, o setor segue procedimentos previstos na legislação bem como práticas internacionais, em que os bancos foram considerados atividades essenciais, como saúde e segurança, e não tiveram seu funcionamento interrompido. Saiba mais em https://portal.febraban.org.br/paginas/1101/pt-br/covid-19.

Como minha Instituição Financeira pode aderir à Autorregulação FEBRABAN?

Todas as Instituições Financeiras associadas à FEBRABAN são Signatárias da Autorregulação de forma automática no que se refere ao Código de Conduta Ética - que traz disposições gerais sobre princípios éticos, relacionamento com o consumidor, livre concorrência, responsabilidade socioambiental, prevenção à lavagem de dinheiro, dentre outros temas. São as chamadas Signatárias “nível I”. Mas a Instituição Financeira pode também, de forma voluntária, aderir a um ou mais eixo normativo da Autorregulação (relacionamento com o consumidor; prevenção a ilícitos; e responsabilidade socioambiental). A adesão voluntária ocorre mediante assinatura de Termo de Adesão. Envie um e-mail para autorregulacao@febraban.org.br que entramos em contato!

Quais bancos participam da Autorregulação FEBRABAN?

Todas as Instituições Financeiras associadas à FEBRABAN são Signatárias da Autorregulação de forma automática no que se refere ao Código de Conduta Ética - que traz disposições gerais sobre princípios éticos, relacionamento com o consumidor, livre concorrência, responsabilidade socioambiental, prevenção à lavagem de dinheiro, dentre outros temas. São as chamadas Signatárias “nível I”. São consideradas “nível II” as Instituições Financeiras Signatárias que aderirem voluntariamente a pelo menos um dos eixos normativos acima descritos e “nível III” aquelas que aderirem a todos os eixos. Conheça as IFs Signatárias níveis II e III em http://www.autorregulacaobancaria.com.br/pagina/15/6/pt-br/signatarias.

Gostaria de saber sobre fusão e incorporação de bancos?

Encontre em https://www.bcb.gov.br/ ou pelo telefone 145.

Qual é a Resolução do Banco Central que apresenta as diretrizes para implementação da Política de Responsabilidade Social (PRSA)? Qual é o normativo de autorregulação que formaliza essas diretrizes?

É a Resolução 4.327 de 25 abril 2014 do Banco Central. As diretrizes são formalizadas pelo normativo de autorregulação SARB 14 de 28 de agosto de 2014.

Como faço para me candidatar ao Programa de Menor Aprendiz dos bancos?

Sugerimos que cadastrar-se diretamente no site do banco que você tem interesse. A FEBRABAN não tem acesso às vagas disponíveis nos bancos.

Como posso ter acesso a política de privacidade da Febraban?

Acesse a página https://portal.febraban.org.br/privacidade?idioma=pt-br

O que fazer caso continue recebendo ligações após o pedido de bloqueio na plataforma 'Não me Perturbe'?

Caso continue recebendo ligações após os 30 dias da solicitação de bloqueio de ofertas de CRÉDITO CONSIGNADO, poderá utilizar o formulário de contato para notificar a Instituição Financeira desta ocorrência que, em até 05 dias úteis, deverá entrar em contato respondendo sua demanda. É importante que forneça o maior número possível de informações e descrições no formulário de contato. Assim, a empresa selecionada poderá identificar a origem da ocorrência e obter todos os subsídios para que possam solucionar a demanda, tais como: data da ligação, hora da ligação, telefone que ligou, empresa que ligou, canal de contato para o qual foi recebida a ligação, telefone, CNPJ ou endereço comercial da empresa, entre outras que possam descrever a ocorrência de forma minuciosa. Acesse: https://naomeperturbe.com.br/

Não tenho interesse em receber ofertas de Crédito Consignado, como devo proceder?

Sugerimos o cadastro no Não me Perturbe. O Não me Perturbe permite, de forma fácil e gratuita, evitar a oferta de produtos e serviços por meio de contato telefônico provenientes exclusivamente das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações (Telefone móvel, telefone fixo, TV por assinatura e Internet) e pelas Instituições Financeiras (operações de Empréstimo Consignado e Cartão de Crédito Consignado). O bloqueio ocorrerá em até 30 dias corridos a partir da data de solicitação.

Por que devo fornecer meus dados?

Os dados são solicitados para autenticação do usuário, assim temos a certeza de que você, é você mesma. Uma vez cadastrada, seus dados estarão seguros. O portal Meu Bolso em Dia conta com os procedimentos de segurança da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e seguem o mesmo código de ética quanto ao armazenamento de dados dos usuários. Além disso, o objetivo do portal é informar o cidadão e ajudá-lo a buscar educação financeira. Em nenhum momento serão pedidos dados financeiros do usuário ou qualquer informação privada mais delicada.

Onde consultar e como renegociar dívida?

Na plataforma, os usuários têm acesso aos conteúdos de educação financeira, para assim, ajudá-los a adquirir conhecimentos e métodos que organizam e orientam a sair das dívidas, ter um bom planejamento e iniciar uma jornada de investimentos. Para consulta e renegociação o pedido deve ser encaminhado diretamente para instituição financeira detentora do crédito.

Como faço para ter acesso a Ferramentas Financeiras da plataforma Meu Bolso em Dia?

Para liberar o recurso "Ferramentas Financeiras" é necessário avançar os níveis da plataforma. Para isso, acesse a aba "MISSÕES", cumpra as que estiverem em andamento e resgate as finalizadas.

Como faço para excluir/cancelar meus dados na plataforma "Meu Bolso em Dia"?

Por favor encaminhar sua solicitação para o e-mail cidadaniafinanceira@febraban.org.br

Está disponível aplicativo para celulares?

A nossa plataforma está disponível em formato website e você pode acessar a qualquer momento através dos navegadores do seu computador ou celular.

Os cursos possuem certificados?

Os certificados são disponibilizados para alguns dos nossos cursos. Fique atento ao finalizar as aulas, pois temos provas finais que devem ser feitas e atestadas com um resultado positivo para que o seu certificado seja liberado com sucesso.

Preciso pagar pelos cursos e serviços da plataforma?

Todos os nossos serviços são gratuitos. Temos como objetivo ajudar a todos os brasileiros a alcançarem uma vida financeira mais saudável e organizada.

Iniciativa e Objetivo da plataforma Meu Bolso em Dia.

A plataforma é uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para a sociedade visando melhorar o entendimento e compreensão das pessoas sobre suas próprias finanças, além de promover uma educação sobre o universo financeiro. Junto a outros produtos, como o blog www.meubolsoemdia.com.br, a Febraban leva conteúdos informativos para orientar os brasileiros sobre assuntos relativos a organização financeira, investimentos, empreendedorismo, entre outros.

Como acessar o Índice de Saúde Financeira na plataforma?

Após responder o Índice de Saúde Financeira, você pode encontrar o resultado na aba "Seu espaço" dentro da nossa plataforma.

Quais serviços a plataforma oferece?

O usuário acessa vários serviços, como cursos, artigos, ferramentas, missões e outras formas interativas para embarcar no mundo das finanças. Com esses recursos o usuário traça uma jornada no mundo das finanças, de modo a poder aplicar os conhecimentos na sua própria rotina. Dessa forma, fica mais fácil organizar a vida financeira, traçar metas e objetivos, e viver melhor.